Tecnologia em Logística é o sucesso nas operações, envolve dois conceitos que caminham juntos para o futuro. Tecnologia em logística já é uma realidade.
Um profissional de logística possui uma série de funções e responsabilidades que devem ser cumpridas. Sabe-se que, no cotidiano das operações, é comum que algumas falhas em situações eventuais aconteçam, contudo, a tecnologia em logística tem garantido o atendimento à demanda com um nível de qualidade de serviço que seja adequado.
Os gestores logísticos devem identificar e corrigir esses possíveis pontos de falhas ou gargalos. Felizmente, o apoio de tecnologias resultam em sucesso nas operações. Tecnologia em Logística envolve dois conceitos que caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é uma realidade.
Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é uma forma de ganhar destaque frente à concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia a dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.
O envolvimento da TI (Tecnologia da Informação) e de seus profissionais com a logística, a elevaram a um outro patamar, no lugar de que o pensamento estratégico unido à análise de dados e estatísticas proporciona às empresas uma visão muito ampla dos processos, tornando a gestão muito mais eficiente e econômica.
A grande potência da tecnologia em logística é permitir que os erros na gestão e de operação possam ser evitados. Quando esses erros são negligenciados, trarão impactos que poderão até mesmo levar o negócio à falência, alguns deles são:
Essas falhas podem passar despercebidas pelos gestores ou parecerem insignificantes, contudo, a solução de alguns problemas impactará positivamente nos resultados do negócio a médio e longo prazo.
Por exemplo, em um mercado que está cada vez mais competitivo, como o de transporte, é fundamental que o gestor sempre busque melhorias na transportadora para aumentar a eficiência de seus processos e garantir o seu desenvolvimento com constância.
A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital! Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização. Alguns são:
O TMS, sigla para Transportation Management System, trata-se de um sistema de gestão voltado centralmente às atividades de transporte. O software é considerado indispensável para as rotinas de negócios que lidam com uma frota própria ou transportadoras.
O foco do Warehouse Management System (WMS) é a gestão de armazéns e estoques, o software nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição. No fim, as equipes se tornam mais produtivas e diversas tarefas operacionais são aprimoradas.
O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos.
Algumas inovações conhecidas, como o GPS (Global Positioning System) — que permite localizar algum móvel ou dispositivo via satélite — transformaram a logística moderna.
A principal função do da ferramenta de Rastreamento de Entregas é alcançar uma boa experiência de compra, tanto para o cliente quanto para a empresa.
Através dele, é possível conferir, em tempo real, a localização de uma carga e o status da remessa.
Sistemas conhecidos como Roteirizadores são os que cumprem a função de calcular a quilometragem e elaborar os melhores trajetos para os motoristas de transporte logístico. A empresa fornece os dados sobre suas entregas no sistema e escolhe seus critérios de preferência.
A sigla tem origem no seu significado, que é Enterprise Resource Planning. Atualmente, muitas empresas fazem uso desta soluções, nos mais variados setores, e é composta por módulos. Sendo assim, é possível integrar outros programas como o TMS ou o WMS. Ou seja, seus processos logísticos são centralizados a partir de uma única solução.
Por consequência, um dos maiores benefícios do ERP é a capacidade de integração logística, o que favorece a troca de informações entre setores e parceiros.
A tecnologia em logística é capaz de reverter toda essa realidade de incertezas e falhas, pois boa parte delas podem ser superadas com o auxílio de um bom software de gestão logística. A tecnologia é essencial para o bom funcionamento dos processos logísticos:
Todas essas funções aumentam a precisão do controle, minimizam erros, aprimoram a comunicação e melhoram a gestão da empresa de forma geral.
As falhas no processo logístico são uma grande ameaça para um negócio, elas constituem um entrave para a satisfação dos clientes e geram prejuízos e gastos que podem ser evitados.
A Pier 8 tem soluções a partir de tecnologia em logística, como a integração de sistemas como WMS e ERP. Entre em contato.