Tecnologia em Logística - Pier8

Tecnologia em Logística é o sucesso nas operações, envolve dois conceitos que caminham juntos para o futuro. Tecnologia em logística já é uma realidade.

Tecnologia em Logística - Pier8

Um profissional de logística possui uma série de funções e responsabilidades que devem ser cumpridas. Sabe-se que, no cotidiano das operações, é comum que algumas falhas em situações eventuais aconteçam, contudo, a tecnologia em logística tem garantido o atendimento à demanda com um nível de qualidade de serviço que seja adequado.

Os gestores logísticos devem identificar e corrigir esses possíveis pontos de falhas ou gargalos. Felizmente, o apoio de tecnologias resultam em sucesso nas operações. Tecnologia em Logística envolve dois conceitos que caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é uma realidade. 

Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é uma forma de ganhar destaque frente à concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia a dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.

O envolvimento da TI (Tecnologia da Informação) e de seus profissionais com a logística, a elevaram a um outro patamar, no lugar de que o pensamento estratégico unido à análise de dados e estatísticas proporciona às empresas uma visão muito ampla dos processos, tornando a gestão muito mais eficiente e econômica. 

Tecnologia em Logística: diminuição de falhas  

A grande potência da tecnologia em logística é permitir que os erros na gestão e de operação possam ser evitados. Quando esses erros são negligenciados, trarão impactos que poderão até mesmo levar o negócio à falência, alguns deles são:

  • insatisfação dos clientes devido a atrasos e entregas erradas;
  • perda de bens e danificação dos produtos;
  • desperdício de recursos financeiros, materiais ou de mão de obra;
  • geração de custos desnecessários;
  • retrabalho;
  • entre outros prejuízos.

Essas falhas podem passar despercebidas pelos gestores ou parecerem insignificantes, contudo, a solução de alguns problemas impactará positivamente nos resultados do negócio a médio e longo prazo.

Por exemplo, em um mercado que está cada vez mais competitivo, como o de transporte, é fundamental que o gestor sempre busque melhorias na transportadora para aumentar a eficiência de seus processos e garantir o seu desenvolvimento com constância.

Tecnologia em logística: integração dos processos

A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital! Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização. Alguns são:

1. Sistemas de Gestão de Transportes (TMS)

O TMS, sigla para Transportation Management System, trata-se de um sistema de gestão voltado centralmente às atividades de transporte. O software é considerado indispensável para as rotinas de negócios que lidam com uma frota própria ou transportadoras.

2. Sistemas de Gestão de Armazéns (WMS)

O foco do Warehouse Management System (WMS) é a gestão de armazéns e estoques, o software nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição. No fim, as equipes se tornam mais produtivas e diversas tarefas operacionais são aprimoradas.

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. 

3. Sistema de Rastreamento de Entregas

Algumas inovações conhecidas, como o GPS (Global Positioning System) — que permite localizar algum móvel ou dispositivo via satélite — transformaram a logística moderna. 

A principal função do da ferramenta de Rastreamento de Entregas é alcançar uma boa experiência de compra, tanto para o cliente quanto para a empresa. 

Através dele, é possível conferir, em tempo real, a localização de uma carga e o status da remessa. 

4. Sistemas de Roteirização

Sistemas conhecidos como Roteirizadores são os que cumprem a função de calcular a quilometragem e elaborar os melhores trajetos para os motoristas de transporte logístico. A empresa fornece os dados sobre suas entregas no sistema e escolhe seus critérios de preferência. 

5. Sistema de Gestão Empresarial (ERP)

A sigla tem origem no seu significado, que é Enterprise Resource Planning. Atualmente, muitas empresas fazem uso desta soluções, nos mais variados setores, e é composta por módulos. Sendo assim, é possível integrar outros programas como o TMS ou o WMS. Ou seja, seus processos logísticos são centralizados a partir de uma única solução. 

Por consequência, um dos maiores benefícios do ERP é a capacidade de integração logística, o que favorece a troca de informações entre setores e parceiros.

Benefícios da Tecnologia em Logística nas operações

A tecnologia em logística é capaz de reverter toda essa realidade de incertezas e falhas, pois boa parte delas podem ser superadas com o auxílio de um bom software de gestão logística. A tecnologia é essencial para o bom funcionamento dos processos logísticos:

  • mantém um histórico de manutenção e emprego de peças;
  • rapidamente gera ordens de serviço para reparos em oficinas;
  • efetua alertas e avisos sobre necessidade de manutenção;
  • efetua gestão completa de custos de manutenção;
  • controle a lubrificação, regulagens, rodízio de pneus, abastecimento, registro de paradas, ocorrências etc.;
  • controla o pagamento e vencimento de impostos, multas e demais obrigações;
  • realiza acertos financeiros de viagem e serviços;
  • entre muitos outros benefícios compatíveis com inúmeros tipos de ativos.

Todas essas funções aumentam a precisão do controle, minimizam erros, aprimoram a comunicação e melhoram a gestão da empresa de forma geral.

As falhas no processo logístico são uma grande ameaça para um negócio, elas constituem um entrave para a satisfação dos clientes e geram prejuízos e gastos que podem ser evitados. 

A Pier 8 tem soluções a partir de tecnologia em logística, como a integração de sistemas como WMS e ERP. Entre em contato