Profissional de Logística - Pier8

Para atuar no setor de Logística é necessário se destacar no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades profissionais para atender às demandas da área.

Profissional de Logística - Pier8

Profissional de Logística


Para atuar no setor de Logística é necessário se destacar no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades profissionais para atender às demandas da área. É fundamental reconhecer que as tecnologias e ferramentas relacionadas ao ramo estão em constante melhoria e adaptação.

O papel de um Profissional de Logística está relacionado às responsabilidades de manter uma estrutura de produção adequada, para que o produto chegue ao consumidor da melhor forma possível. Dentro dessas competências pode-se destacar:

 

A preocupação de um bom Profissional de Logística deve estar na qualidade do produto e na satisfação dos clientes. Isso porque não faz sentido criar estratégias de parcerias com fornecedores e deixar a qualidade do produto de lado. Da mesma forma que é ineficiente comprar ótimos produtos, mas atrasar a entrega para o consumidor final.

 

Habilidades de um Profissional de Logística


Atuação Estratégica

É fundamental que o indivíduo seja capaz de ter um pensamento e uma atuação estratégica. Sua importância está relacionada à possibilidade de elaborar e conceber táticas efetivas para diferenciar os seus serviços e potencializar a sua performance frente a outros negócios.

Olhar macro da empresa

É fundamental que esse profissional tenha um olhar macro de toda a empresa e não somente de um determinado setor. Dessa forma, é imprescindível conhecer bem o negócio e acompanhar tudo o que acontece no cotidiano de outros departamentos, uma vez que eles podem impactar e interferir no trabalho de logística da organização.

Com isso, pode-se dizer que o profissional tem mais facilidade para criar soluções e melhorar os processos, além de contribuir para a redução dos custos sem que as metas e os prazos sejam comprometidos.


Espírito de liderança

O contato entre os envolvidos no negócio, como empresas terceirizadas, fornecedores, clientes e entre outros, é fundamental para desenvolver senso de liderança. Com isso, o Profissional é capaz de repassar de maneira clara e objetiva as tarefas e atuar com eficiência, buscando sempre a resolução de possíveis conflitos e manter uma boa capacidade de relação com os demais funcionários da equipe.


Boa comunicação

A comunicação é um fator chave para bons negócios, e na área de Logística ela é ainda mais importante. É importante que o funcionário saiba como se comunicar, trabalhando com técnicas de oratória para ser um verdadeiro líder, tornando-se relevante para a empresa e estabelecendo um bom relacionamento com os fornecedores, clientes e equipe.


Boa capacidade de planejamento

O trabalho logístico passa por inúmeras e constantes transformações, que provocam novas e diferentes situações no dia a dia. Deste modo, o profissional de logística deve ser dinâmico e ter o apoio de um bom planejamento, que seja possível entender quais são as tarefas prioritárias e o que deve ser deixado para outros momentos, a fim de não prejudicar os processos.