Planejamento Logístico

Os negócios modernos têm enfrentado diversos desafios, entre eles, a logística de produtos e serviços são principais. As etapas logísticas tornam-se desafiadoras, muitas vezes, devido a infraestrutura precária do país. Contudo, não se limita apenas a isso, a falta de organização das empresas também pode atingir o planejamento logístico. 

Planejamento Logístico

Benefícios do Planejamento Logístico

Toda e qualquer empresa está envolvida em uma cadeia de suprimentos, sendo esta composta por outras diversas etapas. Essa cadeia funciona como um ciclo, que abrange desde a matéria-prima e a produção do produto até o atendimento ao cliente, no trajeto, também passa por expedição, distribuição e planejamento dos materiais.

Se a cadeia de suprimentos não é cumprida de forma adequada, começam a surgir os problemas relacionados à logística, que podem ocasionar prejuízos à empresa, como uma reputação negativa por parte dos consumidores modernos.

Dessa forma, o planejamento logístico é o que dá o suporte para que a cadeia de suprimentos seja efetivada, e assim o consumidor final é atingido pela excelência do seu serviço. É preciso se lembrar: o novo consumidor quer adquirir um produto e não ter que esperar muito tempo para recebê-lo. Somente o planejamento logístico permite entregas rápidas sejam feitas, por exemplo.  

Diminuição de custos 

Um dos principais objetivos de planejar as etapas logísticas é a busca pela diminuição dos gastos variáveis com transporte e armazenagem, além disso, há também redução de investimentos. 

Aqui, o objetivo passa a ser investir o valor mínimo possível para a frota e para a armazenagem, como resultado, pode-se ter um aumento dos custos variáveis, o que é uma desvantagem, no entanto, pode elevar o retorno sobre o montante investido, sendo um ponto favorável. No planejamento logístico, é essencial ter cuidado nos quesitos operacionais, afinal, a empresa pode não conseguir contratar terceiros para atender a demanda presente. 

Melhoria do serviço 

Ao ter um planejamento bem estruturado, é possível que haja aumento de receita pela melhoria do serviço. As mudanças no comportamento do consumidor indicam novas demandas a serem cumpridas, com a logística eficiente há  previsão das necessidades futuras dos clientes. Por exemplo, o  nível de serviço de atendimento ao cliente é um auxiliar importante para delimitar a demanda e tem relação com o nicho de mercado em que um negócio está inserido.

As características que compõem o produto são essenciais para as decisões de armazenagem e transporte, contudo, as opções de transporte são fundamentais para a redução de custos, podendo ser consideradas diversas alternativas. Outro ponto importante é que a estabilidade política e econômica é fundamental, afinal, define as variações de demanda e os riscos dos investimentos.

Considerando os tópicos acima,  é hora de definir o tipo de planejamento que será adotado no seu negócio, há 3 possibilidades:

  • Estratégico:  tem longo prazo, sempre superior a cinco anos;
  • Tático — tem duração de um ano, pois geralmente acompanha o orçamento do ano;
  • Operacional – está relacionado ao dia a dia, tendo duração máxima de duas semanas.

Hoje, no mercado, há soluções como Fulfillment para reduzir custos com apoio da tecnologia.  Ao terceirizar a logística, seu negócio terá o suporte do trabalho de profissionais com amplo conhecimento no mercado, e esta é uma das maiores vantagens para empresas que têm destaque no mercado. A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas! Entre em contato