Operador Logístico

Você sabe o que é operador logístico? Muitas pessoas associam o operador logístico com um cargo específico dentro de uma empresa logística, mas na verdade um operador logístico é uma empresa que presta serviços logísticos para terceiros. Resumindo, trata-se de uma empresa contratada para fornecer serviços de administração e mão de obra logística para outras empresas.

Operador Logístico

A maioria das empresas contratam um operador logístico justamente para atender a competitividade do mercado. Atualmente, todo negócio precisa ofertar mais produtos por um valor cada vez menor de frete, o que pode ser um verdadeiro desafio quando levamos essas questões para logística.

Imagine ter que pensar na estrutura da empresa, o que vender, gerenciar as vendas, investir em marketing, além de todas as outras tarefas administrativas que consiste uma empresa, e depois de tudo isso ter que se preocupar também com estoque e logística. 

Tudo isso para pequenas e médias empresas pode ser muito para gerenciar, e o processo de contratação de um operador logístico é tão mais prático e eficiente que até mesmo as grandes empresas estão investindo nas parcerias, principalmente as que possuem e-commerce. 

Qual o tipo de operador logístico é ideal para sua empresa?

Existem alguns tipos de operadores logísticos. São eles:

Operadores logísticos comuns

São aqueles que prestam o serviço de logística de forma maia básica. Gerenciam o armazém onde serão estocados os produtos e também o transporte e embalagem dos produtos.

Operadores logísticos focados na administração

Como o próprio nome sugere, trata-se de um processo que não está focado em realizar a armazenagem em si, e sim prestar serviços de consultoria logística, fornecer recursos humanos (mão de obra especializada) e também sistemas de gerenciamento de estoque.

Operadores logísticos híbridos

São aqueles que fornecem todo o processo logístico, desde o planejamento, a armazenagem e a mão de obra e a execução de todas as áreas logísticas.

A Pier8, por exemplo, está consolidada como líder no mercado, trabalhando com excelência para tornar-se referência em gestão de fulfillment, além de ser a melhor plataforma de gerenciamento logístico do Brasil. 

O que faz um operador logístico?

As principais áreas de atuação de um operador logístico são:

Gestão de transportes

O operador logístico atua fortemente no setor de transportes. Entre suas principais funções nesse segmento, é possível destacar:

  • prestação de serviço de transportes para terceiros;
  • capacitação de transportadoras;
  • sistematização de maneira técnica a chamada de transportadoras;
  • monitoramento das atividades realizadas pelas transportadoras frente aos parâmetros estabelecidos;
  • análise e efetivação de pagamentos de fretes;
  • formulação e expedição de relatórios de acompanhamento na prática dos serviços.

Armazenagem

A armazenagem de produtos também pode ser gerida pelos operadores logísticos. Conheça a seguir algumas de suas atuações no setor.

  • disposição de instalações adequadas de acordo com o armazém, ou seja, oferece instalações corretas conforme a área de armazenamento, entre eles: boxes exclusivos, contêiner, depósitos, galpões etc.;
  • oferecimento de títulos de seguro para os bens materiais e para as instalações;
  • apresentação de estratégias de gerenciamento de armazéns apropriado para atender cada necessidade;
  • inspeção e garantia pelas avarias;
  • auxílio para toda a documentação de despacho (e emissão em conformidade com a legislação);
  • controle de qualidade pertinente, na chegada dos produtos e mercadorias a serem armazenadas.

Controle de estoque

No estoque, o operador logístico pode exercer as seguintes funções:

  • auxiliar o cliente a determinar a melhor política para a sua gestão de estoques;
  • emitir relatórios regularmente quanto aos estoques;
  • fiscalizar e se responsabilizar pela localidade, quantidades e posses do estoque efetivo do cliente e mantê-lo informado sobre o giro das mercadorias.

Os operadores logísticos são uma excelente solução para negócios de todos os portos, principalmente se tratando de e-commerce, para diminuírem os custos e otimizar o processo logístico. Porém as micro e pequenas empresas precisam tomar cuidado com um investimento desse porte, uma vez que podem não conseguir justificar o investimento, ou não tenham um estoque tão grande que necessite deste serviço. 

Entendeu como funciona? Se a sua empresa está em busca de um operador logístico, a Pier8 é a melhor opção fulfillment, oferecendo: Check In automatizado; Armazenagem Customizada; Pedido Integrado; Smart Picking; Packing Personalizado; Checkout; Gestão de transporte e tracking; Experiência do Consumidor. 

Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas.