O que é uma cadeia de suprimentos

O que é uma cadeia de suprimentos, descubra tudo sobre o assunto e a sua importância. Saiba mais sobre os beneficioso do Pier 8 e suas vantagens.

O que é uma cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, pode ser compreendida como o conjunto de processos, empresas, pessoas, atividades e recursos que movimentam todo o regime de produção de um negócio.

Ou seja, podemos dizer que estamos diante de uma grande rede que tem como principal objetivo o transporte de produtos e serviços dos fornecedores às empresas e, por fim, ao consumidor final.

Qual a importância da Cadeia de Suprimentos

Conforme já foi dito acima, para que uma empresa se mantenha competitiva e rentável é necessário adotar uma gestão estratégica de todas as etapas de produção. Entre as decisões possíveis, a gestão adequada da cadeia de suprimentos é algo que contribui de forma significativa para os resultados do negócio.

No contexto de alta concorrência no mercado e surgimento de um consumidor mais exigente e seletivo, não existem dúvidas de que a cadeia de suprimentos (supply chain) é fundamental para as empresas contemporâneas. Isso porque a cadeia de suprimentos envolve etapas que são indispensáveis para o bom funcionamento de todo o processo, como:


  • compras e aquisição de matéria prima e produtos;
  • planejamento do fornecimento e da demanda do negócio;
  • gerenciamento do estoque;
  • logística de transporte;
  • movimentação e armazenagem.

Cadeia de Suprimentos moderna + Terceirização de Logística

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque.  

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Levando em consideração todos os históricos de sucesso de negócios na internet, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar seu planejamento estratégico de e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes. 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas!