Supply chain trata-se de um termo em inglês que significa ao pé da letra “cadeia de suprimentos”. Ele se refere aos processos e aos diferentes caminhos por quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.
Na prática, essa dinâmica representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Insira a todas essas etapas a infraestrutura física e de processos importantes para dar suporte às operações logísticas.
No processo de supply chain, podemos adicionar também algumas atividades adicionais, como as relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing.
Além disso, nesse aspecto há o envolvimento da interação entre diversas empresas e profissionais, como produtores, fornecedores, distribuidores e lojistas, e toda a logística necessária que permite a movimentação de produtos e insumos.
Tem sido um grande desafio aplicar o supply chain. Alcançá-la envolve abandonar o gerenciamento de funções individuais e buscar a integração das atividades a partir da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos.
Entre os processos de negócios considerados chave para o sucesso de implementação do Supply Chain Management, destacamos os principais. Veja:
Em relação aos profissionais de Supply Chain, atualmente, se espera não apenas um controle mais eficaz da sua área de atuação, espera-se também a capacidade de proporcionar de forma rápida resultados significativos que beneficiem a organização como um todo.
Não deixe de ler: Logística 4.0: você não pode deixar de saber!
O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque.
Levando em consideração todos os históricos de sucesso de negócios na internet, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar seu planejamento estratégico de e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas!