O que é Supply Chain?

Supply chain trata-se de um termo em inglês que significa ao pé da letra “cadeia de suprimentos”. Ele se refere aos processos e aos diferentes caminhos por quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.

O que é Supply Chain?

Na prática, essa dinâmica representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Insira a todas essas etapas a infraestrutura física e de processos importantes para dar suporte às operações logísticas.

No processo de supply chain, podemos adicionar também algumas atividades adicionais, como as relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing.

Além disso, nesse aspecto há o envolvimento da interação entre diversas empresas e profissionais, como produtores, fornecedores, distribuidores e lojistas, e toda a logística necessária que permite a movimentação de produtos e insumos.

Por que Supply Chain é vantajoso para seu negócio? 

Tem sido um grande desafio aplicar o supply chain. Alcançá-la envolve abandonar o gerenciamento de funções individuais e buscar a integração das atividades a partir da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos.

Entre os processos de negócios considerados chave para o sucesso de implementação do Supply Chain Management, destacamos os principais. Veja:

  1. Desenvolver equipes que têm foco em clientes estratégicos, que busquem um entendimento comum sobre características de produtos e serviços, com a finalidade de torná-los atrativos para aquela classe de clientes.
  2. Fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, de modo que atenda de forma eficiente a suas consultas e requisições;
  3. Captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda;
  4. Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado anteriormente;
  5. Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder de forma rápida às mudanças nas condições do mercado;
  6. Gerenciar relações de parceria com fornecedores com o objetivo de garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;
  7. Buscar o mais rápido possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.


Em relação aos profissionais de Supply Chain, atualmente, se espera não apenas um controle mais eficaz da sua área de atuação, espera-se também a capacidade de proporcionar de forma rápida resultados significativos que beneficiem a organização como um todo.


Não deixe de ler: Logística 4.0: você não pode deixar de saber!

Supply Chain otimizada: terceirização de logística para maximizar resultados

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Levando em consideração todos os históricos de sucesso de negócios na internet, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar seu planejamento estratégico de e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas!