Logística Integrada e Cadeia de Suprimentos

A logística integrada é considerada parte de uma estratégia essencial para alcançar uma cadeia de suprimentos flexível. 

Logística Integrada e Cadeia de Suprimentos

A logística integrada é parte essencial de uma estratégia essencial para alcançar uma cadeia de suprimentos flexível. 

Basicamente, nela, tudo está integrado - tanto recursos como mercadoria, informação, operadores e departamentos. Com isso, o objetivo é muito claro: entregar os pedidos aos clientes no menor tempo possível.

Logística Integrada e Cadeia de Suprimentos: entenda a relação

A logística integrada define-se por um modelo de organização e gestão da cadeia de suprimentos onde departamentos, processos, recursos e fluxos são coordenados para operar bem alinhados. 

Muitas mudanças entre empresas e os seus clientes podem ser observadas ao longo desses últimos anos, um dos exemplos mais aparentes são as transformações digitais

São mudanças que acontecem todos os dias, principalmente devido à busca dos consumidores por melhorias na qualidade do serviço e atendimentos diferenciados. 

Dessa forma, os negócios tendem a precisar reduzir custos, otimizar os seus processos e ter um melhor contato com seu público. Todas essas tendências fazem parte da cadeia logística integrada, que podem ser conquistadas com um software de automação. 

A logística integrada faz com que as operações, departamentos e fluxos sejam coordenados, diante disso, configura as seguintes vantagens:

No caso, acontece quando uma empresa opta por contar com um sistema inteligente organizado, capaz de controlar todo o fluxo logístico e de comandar as diversas atividades do negócio.

1. Agilização dos processos

Um sistema de logística que atua de modo integrado em diversos setores torna possível que a empresa tenha agilidade nos diversos processos da operação. A comunicação estratégica caracterizada nesse processo facilita todas as etapas e melhora as tomadas de decisão, uma vez que que mais pessoas se envolvem, além de diminuir o tempo ocioso e otimizar a qualidade dos serviços.

2. Aumento da competitividade

Os negócios que incorporam estratégias de logística integrada terão uma grande vantagem em relação à competitividade do mercado. O  uso de softwares, bons transportes e outros recursos tendem a fazer qualquer negócio sair na frente, pois esses pontos são valorizados pelo consumidor final.

3. Melhora da performance empresarial

Incorporar todas as etapas dos processos logísticos faz com que a sua gestão fique bem menos complexa. O gestor do negócio acaba tendo um controle maior sobre os dados e, de modo geral, sobre tudo aquilo que é essencial para o seu trabalho. 

4. Redução dos custos operacionais

A partir da perspectiva que o gestor tem de gerir todo o sistema da logística integrada viabiliza uma sustentação mais eficiente dos processos operacionais, como a distribuição e a circulação de produtos, evitando assim que alguma das etapas tenha falhas.

Trata-se aqui de uma visão tática, em que, de forma direta, permite um planejamento coerente e reduz custos, já que um ambiente mais produtivo e eficiente é criado. Nele, erros e inconsistências são amenizados, o que influencia positivamente o nível de satisfação do consumidor. Além disso, a melhoria diminui os custos com desperdício de tempo e de materiais, assim como evita o retrabalho da equipe.

5. Aumento da lucratividade

Ao apostar nas melhores práticas logísticas e diminuir os custos, sobretudo os operacionais, é possível aumentar a lucratividade do seu negócio. Com o auxílio dos meios tecnológicos e a ajuda de um software de gestão, o trabalho das diversas áreas envolvidas com a logística é otimizado, e cada uma das funções é realizada de modo planejado e articulado a fim de proporcionar as melhores condições para os rendimentos de caixa do seu negócio.

Para tornar a logística integrada mais potente, é essencial o uso de um software de automação comercial. As demandas do mercado são muito maiores, é necessário alinhar setores para administrar toda a produção. Processos bem monitorados e sincronizados são a chave para o sucesso nessa tarefa. 

‍A Pier 8 pode auxiliar seu negócio a partir das soluções integradas de logística e cadeia de suprimentos. Entre em contato!