Logística Inbound

Ainda é muito comum as pessoas relacionarem à logística se limitava apenas a setores operacionais, onde todo o trabalho era entregar o produto na íntegra, mas isso é passado. Com todo o aquecimento do mercado, a dinâmica e o aumento da concorrência e clientes cada vez mais exigentes, fizeram com que os gestores aprimorassem ainda mais as suas operações e buscassem soluções mais eficientes.

Logística Inbound

A logística precisa ser rápida sem perder qualidade, principalmente na etapa do transporte. No entanto, isso só acontece quando o gestor compreende o sistema e sabe utilizar os indicadores de desempenho.

Afinal, uma gestão eficiente amplia o olhar sobre toda a cadeia produtiva e ajuda a garantir uma boa experiência de compra para o consumidor final.

Qual a importância da logística inbound

Recentemente as empresas começaram a “olhar pra dentro” de seus armazéns também, considerando que toda a cadeia de suprimentos fazia parte da logística estratégica e que cada etapa interna, do recebimento de insumos à expedição, poderia gerar impactos essenciais para o sucesso das entregas.

Essa gestão de movimentação interna e armazenagem é o que caracteriza o conceito de logística inbound.

Em resumo, esse processo de logística inbound engloba todo o controle de fluxo de materiais até a chegada à empresa, como:

  • processar informações;
  • encontrar bons fornecedores;
  • administrar o transporte do fornecedor até a empresa;
  • receber e verificar as matérias-primas recebidas;
  • estocar os produtos;
  • auditar qualidade da produção;
  • embalar mercadorias.

Entendemos que a logística inbound é o termo utilizado para se referir ao transporte, armazenamento e entrega de bens e serviços para dentro de sua empresa. Em outras palavras, são processos focados em todos os procedimentos que acontecem entre a compra dos produtos com o fornecedor e sua entrega na fábrica.

Diferenças entre logística inbound e a outbound?

Não tem segredo, enquanto na logística outbound o ponto de partida é a empresa, e o de chegada é a cidade do cliente, na logística inbound isso é invertido, e a empresa passa a ser o ponto de chegada.

Contudo, os processos de logística inbound podem exigir indicadores específicos, como no caso de devoluções e trocas de mercadorias pelo cliente, em que se torna interessante medir se a transportadora coleta o material no cliente com rapidez e eficiência.

Com a logística operando de forma integrada, há ganho em eficiência na comunicação com fornecedores, transportadoras e clientes.

Soluções Pier 8

Parece muita coisa para administrar, não é mesmo? Por esse motivo é necessário um parceiro logístico que consiga auxiliar em processos específicos com fulfillment. A Pier 8 é uma plataforma logística conceituada que está no mercado desde 1993, e tem a solução para o seu negócio com: Dashboards e Analytics, Gestão de Estoques, Controle de SLA, Status dos Pedidos e Tracking.

Os processos em fulfillment são os melhores para proporcionar a melhor experiência entre empresa e clientes. Entre em contato para saber todas as soluções personalizadas para sua empresa.