A Logística Empresarial trata-se de uma logística que é integrada nas empresas e desta forma é vista como atividade lucrativa e é feita uma análise de métricas.
A Logística pode até parecer uma área nova, porém não é. Ela foi utilizada desde os tempos bíblicos, quando combatentes se preparavam para as guerras. Como essas disputas eram longas e ocorriam longe de onde as pessoas estavam, era preciso organizar o deslocamento das tropas e avaliar a quantidade de suprimentos que eles iriam precisar.
Fora o planejamento da movimentação dos carros de guerra e do transporte de armazenamentos necessários para o local de combate. Tudo isso exigia uma enorme organização logística, uma vez que envolvia a preparação dos soldados, o transporte de pessoas e equipamentos, a armazenagem, a distribuição de alimentos, munição e armas. Durante muito tempo a logística foi relacionada às atividades militares.
A Logística Empresarial tem por trás todo um ideal de otimização dos processos de produção. Também chamada de logística tradicional, ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.
Podemos defini-la como um processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos, matérias-primas, estoque, produtos acabados, além da gestão estratégica das informações relacionadas às atividades executadas ao longo da cadeia de suprimentos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de garantir a conformidade com os requisitos do cliente.
Com isso, é possível cumprir a verdadeira missão da logística empresarial que é alcançar e oferecer bens ou serviços certos, no lugar adequado, na hora e condição desejada, beneficiando também os resultados da empresa.
A Logística Empresarial trata-se de uma logística que é integrada nas empresas e desta forma é vista como atividade lucrativa e é feita uma análise de métricas. Na logística empresarial, ferramentas de gestão logística como plataformas online aumentam a qualidade das entregas e permitem um profissionalismo da atividade.
Porém, a Logística convencional é a usada pela maioria das transportadoras e em empresas de pequeno porte tradicionais. Neste caso, a logística é vista apenas como “entrega de cargas” fazendo com que não sejam usados critérios para otimizar o serviço.
A aplicação adequada de uma estratégia de Logística Empresarial pode ser uma vantagem competitiva da sua empresa em relação aos concorrentes. Um bom planejamento de Logística Empresarial pode beneficiar o seu negócio de outras maneiras, como:
A Logística Empresarial possui atividades estratégicas que são extremamente relevantes para o atendimento das necessidades do consumidor, como: