Logística do Futuro

Não é de hoje que os negócios estão tomando um rumo totalmente diferente graças a tecnologia. E para acompanhar essas mudanças todas as áreas precisam se atualizar, com isso, temos a Logística do Futuro.

Logística do Futuro

A logística do futuro está focada na automatização dos processos, melhorando a experiência entre empresas e clientes. Algumas mudanças você pode conferir a seguir.

1. Entrega antecipada

Essa é uma das formas mais requisitadas. A proposta é acelerar o processo de entrega do produto ao cliente, aumentando ainda mais o seu nível de satisfação e potencial de fidelização. 

Se tratando de entrega antecipada, antes mesmo de o consumidor efetuar a compra, o produto já sai do estoque, antecipando todo o processo logístico.

Mas para que essa estratégia funcione, é necessário que a empresa tenha um dossiê de todas as compras e de pesquisas dos seus clientes. Assim, poderá agir previamente, antecipando ações de forma segura e altamente eficaz.

2. Soluções last mile

Outro fator da logística do futuro são as soluções “last mile” — ou última milha, em português. Basicamente, esse conceito tem o objetivo de solucionar os problemas enfrentados na última etapa de entrega de um produto ao cliente.

Como nos grandes centros existem várias limitações e restrições especiais e de circulação, muitas empresas enfrentam os desafios de uma logística de transporte ágil e eficiente.

A melhor opção para encarar esses desafios é contar com os serviços de uma transportadora que adote as entregas last mile, garantindo que o produto chegue mais rapidamente ao consumidor.

3. Entrega por drones

Outra tendência bem interessante para a logística do futuro é a utilização dos drones nas entregas realizadas em curtas distâncias. Aderir as aeronaves elétricas tende a ser cada dia mais viável, à medida que os equipamentos vão sendo atualizados e têm a sua autonomia de voo e capacidade de carga aumentada.

A entrega por drones, é um futuro não tão distante, e pode ser uma das principais soluções das transportadoras para contornar a dificuldade de locomoção dentro das grandes cidades, em razão do trânsito intenso, além de ser uma alternativa mais econômica, uma vez que depende menos da interferência humana.

4. Logística reversa

Embora não seja uma novidade, a logística reversa vem se modificando nos últimos, exigindo ainda mais eficiência por parte das empresas. Por esse motivo, ela também se apresenta como uma tendência forte para a logística do futuro.

A logística reversa engloba não somente as trocas de produtos defeituosos, mas também os processos de retorno de embalagens e resíduos provenientes das atividades comerciais de indústrias, por exemplo.

Então, seja para garantir agilidade de devolução de mercadoria, seja para atuar em conformidade com as questões ambientais, é imprescindível buscar por empresas que desenvolvam esse tipo de metodologia.

5. Logística Verde

Sustentabilidade tem sido uma pauta recorrente dentro dos negócios da atualidade. Toda a preocupação com os temas ambientais colocam o conceito de logística verde em grande evidência.

Com essa questão em alta, torna-se imprescindível que as empresas invistam em estratégias que fortaleçam esse mote internamente e busquem por parceiros que também o sigam. 

Não se trata apenas da logística reversa, o uso de embalagens ecologicamente corretas, a redução do desperdício, o fomento ao desenvolvimento local e a contratação de transportadoras que tenham veículos com recursos para diminuição da emissão de gases são algumas das práticas fundamentais para cumprir a logística verde.

Se quer fazer parte da logística do futuro, faça parcerias com empresas que estão alinhadas a essas mudanças. A Pier 8 é uma dessas empresas que vai ajudar você em todo processo logístico.