Logística Colaborativa

A chamada economia colaborativa, ou compartilhada, é a mais nova tendência mundial. A criação e utilização de serviços de compartilhamento em diversos setores está ficando cada vez maior, acompanhando a competitividade no segmento. Na área logística, não está sendo diferente! Serviços deste tipo estão ficando cada vez mais fortes e ganhando espaço.

Logística Colaborativa

O que é logística colaborativa?

A logística colaborativa é baseada na economia colaborativa. Se refere ao uso compartilhado de recursos (moradia, transporte, escritório, etc) por mais de uma empresa ou por mais de uma pessoa que possuem os mesmos interesses e necessidades, com o objetivo de baratear produtos e serviços.

A prática, que tem sido mais aplicada nos EUA, está começando a crescer no Brasil. A grande verdade é que as pessoas estão saindo do conceito de que é preciso “ter” e começando a entender que o importante, mesmo, é saber utilizar.

Como funciona a logística colaborativa

São as mais diversas formas de se aplicar o conceito de economia colaborativa a logística. Dentre elas, é possível terceirizar processos de envio para empresas especializadas, utilizar espaço ocioso dentro de armazém de terceiros ou alugar frotas autônomas.

Transporte compartilhado

Na maioria das vezes as empresas com frota própria precisam lidar com a ociosidade de seus caminhões ou notam que eles voltam completamente vazios após uma entrega. Com a logística colaborativa, é possível utilizar esses veículos para também transportar mercadorias de empresas parceiras, reduzindo os custos para todos.

Diminuição dos custos de armazenagem

Uma empresa que tem um espaço vago em seu armazém pode alugar para uma outra que esteja precisando de espaço para estocagem de seus produtos, o que reduz para ambas os custos de manutenção dos estoques. Também é possível que as organizações que dividem o espaço colaborem nos processos de envio dos pedidos, distribuindo os custos entre seus consumidores.

Vantagens de se investir em logística colaborativa

Agilidade no serviço

Como já foi mencionado, com o sistema de logística colaborativa é possível otimizar a rota das entregas. Isto vale também para casos em que toda a frota de uma empresa está realizando uma entrega maior. Ao invés de esperar que os caminhões retornem para que possam fazer outros fretes, a empresa pode utilizar os veículos de parceiros que seguirão pelo mesmo trajeto e agilizar seu serviço de entrega.

Maior possibilidade de lucro

O conceito é muito simples: com a simplificação dos processos, os custos são reduzidos e as chances de lucratividade aumentam para todos os envolvidos. Fora isso, os consumidores são beneficiados pelas melhorias na experiência de compra e a empresa ainda reduz os danos causados ao meio ambiente.

logística colaborativa: como terceirizar

Aqui no Pier8, o processo de Logística Terceirizada consiste na armazenagem dos produtos, de maneira segura e eficiente, além disso, uma das etapas desse processo é também a separação dos produtos e realização da embalagem quando ocorre uma compra. 

Com a logística terceirizada do Pier8 seu e-commerce conta com a modalidade de entrega same day delivery, onde o produto é entregue ao cliente final em até 24 horas após a compra.

Nós do Pier8 possibilitamos o crescimento de empresas através da tecnologia e eficiência em todos os processos de logística. Proporcionando soluções personalizadas para cada negócio. 

Tire suas dúvidas sobre Logística Terceirizada?

Entre em contato hoje mesmo! ‍Saiba por que o Pier8 é a melhor opção para ajudar no crescimento do seu e-commerce a partir das soluções logísticas terceirizadas.