Gestão de Transportes

Podemos definir a Gestão de Transportes como sendo a gestão da movimentação física de pessoas e bens entre pontos diferentes. A gestão de transportes utiliza sistemas e softwares poderosos, como o que temos aqui no Pier8, permitindo a coleta de dados relevantes que servem para melhorar as operações, disponibilidade de veículos, armazenagem e instalações, dentre outros fatores que envolvem o processo logístico.

Gestão de Transportes

O que é gestão de transporte?

No que se refere à logística, transporte é o deslocamento de um produto de um local para outro, passando por pontos compreendidos como final, origem e destino; ou pontos intermediários onde os produtos podem ser armazenados ou processados. Saber o que é gestão de transporte envolve como harmonizar todo esse caminho da mercadoria.

Eles são importantes pois proporcionam maior disponibilidade de bens e permitem o acesso a produtos que de outra forma não estariam ali disponíveis. Além disso, a gestão de transporte é extremamente importante na logística para e-commerce.

Dessa maneira, saber o que é gestão de transporte é compreender como um controle desses processos e envolve alguns passos importantes, como:

  • Verificar o trajetos dos produtos e averiguar se estão sendo entregues no tempo certo e nas condições normais, por exemplo;
  • planejar o caminho por onde vai passar;
  • controlar os documentos e os custos;
  • controlar frota de caminhões durante o transporte.

Vantagens da gestão de transporte

Agora que você já sabe o que é gestão de transportes, é importante entender quais os benefícios ela pode trazer. Imagine que uma boa gestão de transporte aliada a um sistema eficaz pode ajudar e muito a empresa em aspectos como:

  • Controle dos custos por veículo, sendo eles fixos e variáveis. Compreender o que é gestão de transporte é uma forma de como reduzir os custos;
  • Antecipar despesas da viagem;
  • Controlar a manutenção de veículos preventiva e periódica;
  • Acompanhar as despesas do veículo.

Fora isso, mesmo sabendo o que é gestão de transportes, vale também entender que manter sempre a qualidade também é outro ponto crucial. De acordo com o vídeo abaixo, a gestão da qualidade significa:

  • Planejamento de processos e metas;
  • Execução;
  • Medição dos resultados;
  • Análise do que foi feito em um ciclo de melhoria.

Faça como grandes empresas que possuem operações logísticas de qualidade, e que são referência. Se você quer ganhar mais tempo na gestão de transportes, conte com os serviços da Pier 8.

Gestão Logistica do Pier8

A busca pela melhor performance envolve a logística, principalmente ao falarmos sobre a rentabilidade. É preciso ter o maior número de entregas em pouco tempo e, acima de tudo, sem perdas. Por isso, é preciso ter foco!

Pensar em soluções de Gestão Logística e conhecer sua operação é uma das principais tarefas de um lojista virtual. 

Uma boa Gestão Logística promove a qualidade do produto (melhorando as vendas). A consciência de todos os envolvidos é de tornar essa base cada vez mais sólida, capaz de dar conta do transporte na medida certa para atender seus clientes de forma cada vez mais eficiente.

Entre em contato com a Pier 8! Temos planos personalizados para o seu negócio.