Full Commerce

O crescimento deste conceito, full commerce, veio junto ao desenvolvimento e o crescimento do marketplace, liderados pelos maiores varejistas e plataformas online do Brasil. Os marketplaces ressaltam grandes desafios para a sustentabilidade dos negócios e credibilidade das suas marcas frente aos seus clientes finais.

Full Commerce

O que é Full Commerce

O modelo full commerce ocorre quando o varejista terceiriza toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método irá possibilitar uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado.

Desafios operacionais e de gestão

Em primeiro lugar, a coleta, interpretação e avaliação das informações dos consumidores. Ou seja, deve-se levar em conta as avaliações no pós-venda, tais como NPS e Reviews, para então tomar decisões internas com base na percepção do cliente. Essa atenção é a base para o crescimento sustentável das vendas no marketplace.

O outro ponto é a realização de um controle rígido de KPIs operacionais (def: KPIs são “veículos de comunicação”, pois permitem que o corpo de gestores de uma organização comuniquem aos seus liderados) diante de regras claras de operação e gestão. Isso significa que é necessário incentivar os bons, restringir os ruins e trazer essas lojas para trabalharem de forma integrada com a sua estratégia de negócio.

Empresas de full commerce devem ser capazes de oferecer serviços que atendam a toda a cadeia de valor do e-commerce. Diante disso, é fundamental ter em mente que nem todos que se posicionam desse modo são capazes de entregar a solução completa com qualidade.

Tenha um parceiro de full commerce para desenvolver e qualificar sua operação, opte por empresas com know-how comprovado e que possua ampla capacidade de distribuição. O ideal é que essa escolha seja realizada somente uma vez, para então seu negócio voar longe.

Ao adotar o modelo de Full Commerce, o e-commerce consegue aliar à sua empresa a expertise de um serviço bem definido, desse modo, há a profissionalização de atividades que talvez não conseguiria desempenhar com a mesma eficiência.

Atente-se às vantagens: 

  • Rentabilidade na operação;
  • Conhecimento de um especialista somado às atividades;
  • Gestão compartilhada dos riscos do negócio;
  • Eficiência tecnológica;
  • Maior competitividade no mercado.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas!