Customer experience

‍Operação, otimização, automação de processos, redução de custos: cada uma dessas questões técnicas dentro de uma organização estão ligadas a um único propósito no final das contas, a satisfação do cliente. Contudo, quando falamos em B2B, um serviço bem executado não pode ser resumido apenas em preços e prazos. É necessário investir em relacionamento. Para compreender melhor como funciona essa relação, vamos falar um pouco sobre a importância do customer experience na logística e como melhorar o seu atendimento. Confira!

Customer experience

Como enxergar o customer experience como vantagem de mercado?

O serviço ao consumidor, normalmente, é definido como um setor que centraliza toda a interação entre empresa e cliente. Ele encaminha os questionamentos e reclamações e coleta dados sobre a eficiência do atendimento como um todo. 

Muitas empresas têm investido em customer experience para crescer, acompanhando o aumento da competitividade no mercado e as novas formas de interação com o público, como as redes sociais.

Além de ser uma fonte de satisfação no atendimento, atualmente trata-se do maior setor responsável por conectar a demanda ao serviço e entender quais são os pontos fracos da sua operação em relação à expectativa de entrega.

A importância do customer experience em logística

Esse tipo de relacionamento é fundamental em um mercado em que a logística se posiciona como referência no atendimento de um pedido e na cadeia de produção, com início na matéria-prima até o cliente final. Isso ganha ainda mais destaque em uma relação B2B. Clientes empresariais prezam muito por informações imediatas e o cumprimento de prazos, fora os ajustes rápidos na entrega, caso seja necessário um serviço especial.

Sendo assim, o customer experience precisa ser tratado com a devida importância que exerce no setor de logística. Uma quebra de confiança ou um desencontro de informações pode causar prejuízos de produção e até financeiros: o tipo de ruptura que poucos clientes corporativos perdoam.

O que fazer?

Mas como fazer para garantir um bom customer experience que atraia e fidelize clientes? Há algumas atitudes simples que podem melhorar o relacionamento com seus contratantes. Veja quais são elas!

Estar disposto a lidar com reclamações

As reclamações sempre vão ocorrer no mercado logístico e o que define o sucesso de uma empresa é a sua capacidade de lidar com elas. Utilize esses momentos como oportunidades. Caso seu customer experience esteja empenhado em resolver cada problema que surgir, você consegue virar o jogo e ganhar o cliente para futuros contratos.

Definir prazos de forma clara e cumpri-los

Esse é o ponto fundamental para que uma empresa de logística se mantenha no mercado. A eficiência de entrega e o cumprimento de prazos é, na maioria das vezes, mais importante para manter um cliente do que o preço. Invista em tecnologia para melhorar suas rotas e horários e esteja sempre à disposição para informar sobre o andamento de cada entrega.

Aproximar os clientes mais valiosos

Toda empresa possui uma lista de clientes valiosos, aqueles que já estão fidelizados, utilizam o serviço com mais frequência ou possuem os contratos mais elaborados. Seja proativo com esse tipo de público. Faça contato para saber se ele está satisfeito com a empresa, peça feedbacks e ofereça condições especiais. São esses clientes que se tornarão divulgadores espontâneos no futuro e manterão uma base sólida, mesmo em tempos de crise.

Ir além do básico

Para finalizar, o investimento em tecnologia e treinamento no customer experience deve ser voltado para fazer sempre mais do que for preciso. Se existe uma reclamação, um pedido de informação, entregue o que o cliente precisa e um pouco mais. São esses pequenos detalhes que dão a vantagem que uma empresa precisa para vencer a concorrência.

Até porque, a confiança por meio do relacionamento, na maioria das vezes, é mais valiosa do que preços e prazos. O customer experience na logística é o caminho para garantir o sucesso do seu negócio em longo prazo.

A Pier 8 está com você para facilitar todo o processo logístico da sua empresa. Entre em contato com a gente!