Controle de Estoque

O grande objetivo de qualquer e-commerce de sucesso é vender, conquistar consumidores e escalonar o negócio online.

Controle de Estoque

O comércio eletrônico é um mercado bastante competitivo e voltado ao cliente, por conta disso, não há espaço para erros. Dessa maneira, é essencial falar o quanto a organização interna faz toda a diferença quando o assunto é e-commerce e nisso está o controle de estoque. Afinal, a experiência do consumidor também está interligada com uma gestão logística bem estruturada.

Um cliente que tem uma boa experiência interrompida por falta de produto no estoque após uma compra realizada, por exemplo, dificilmente voltará a comprar em seu e-commerce. Por isso, ter um estoque controlado e interligado aos seus canais de venda é um fator fundamental para a saúde do seu negócio. 

Controle de estoque no e-commerce: entenda a importância

O estoque é um dos ativos mais valiosos de qualquer negócio que o possui. Nos setores de varejo, manufatura, food service e outros, os insumos e os produtos acabados vão representar a essência do negócio e, nesse sentido, a falta de controle de estoque pode comprometer sobretudo a sobrevivência do empreendimento.

Somado a isso, o estoque pode ser considerado como um passivo. Essa afirmação pode ser explicada pelo fato de que manter um estoque grande acarreta, em certa medida, inúmeros riscos para as empresas, sendo eles: risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, no caso de produtos perecíveis.

Softwares aplicados à logística

Para fazer a gestão de estoque, as empresas utilizam diferentes ferramentas, tais como controles manuais, planilhas, softwares ERP e, mais recentemente, aplicativos SaaS (Software as Service, ou software como serviço, em português).

Uma boa gestão de estoque é essencial para o funcionamento ideal de uma empresa, afinal, é o que controla quando você deve ou não comprar um determinado produto para seu depósito, além de COMO você deve organizá-lo dentro de sua empresa.

Há muitos benefícios que uma boa gestão de estoque pode trazer como consequência, um deles é que garante um ótimo atendimento aos seus clientes, isso porque controla tudo que eles precisam, não deixando se ausentar nada e muito menos sobras excessivas, pois também não há desperdício de recursos quando se faz uma gestão adequada de seus materiais. 

Fulfillment para Controle de Estoque na Logística

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.

A terceirização de logística (fulfillment) para controlar estoque no e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para controle de estoque no e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário