Armazenamento de produto

Na logística, o armazenamento de produto envolve o atendimento às necessidades de cada produto. Isso significa que cada setor tem suas próprias necessidades, exigem algumas áreas, por exemplo, que demandam soluções logísticas específicas, que sejam destinadas corretamente para garantir a manutenção das condições físico-químicas dos produtos, assim como a estética dos produtos e embalagens. 

Armazenamento de produto

Os serviços de armazenamento de produto representam uma etapa essencial para as empresas e indústrias. 

Como funciona o Armazenamento de Produto?

O armazenamento de produtos feito com excelência é capaz de garantir a integridade e a eficácia das substâncias ativas contidas nos produtos, respeitando aspectos como temperatura, condições ambientais e de higiene para o controle total da cadeia de suprimentos. 

O planejamento da logística deve atender a sequência completa do processo logístico, que vai desde a produção, armazenamento e manuseio nos armazéns e transporte até o ponto de venda ou consumidor final.

Tecnologia logística para Armazenamento de produto 

O armazenamento de produto é uma das fases da cadeia de suprimentos que exige habilidades e tecnologias, principalmente nos dias atuais. Dessa forma, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada em logística, uma empresa parceira de logística é capaz de garantir parcerias capazes de lidar com qualquer operação, envolvendo a mais alta qualidade e segurança. Não menos importante é a flexibilidade e adaptar-se às necessidades dos produtores. Alguns serviços importantes para armazenamento de produtos:

  • Inspeção rigorosa no recebimento dos produtos;
  • Armazenamento conforme condições previamente definidas;
  • Controle ativo e eficiente dos pedidos;
  • Embalagens personalizadas e embalagens;
  • Gestão de estoque respaldado na validade, entre outros aspectos;
  • Estudar possibilidade de formação de kits;
  • Equipe preparada para colocação de material informativo ou amostras nas embalagens;
  • Suporte ao consumidor, inclusive relacionado a logística reversa;
  • Capacidade de atendimento a e-commerces.

Softwares para o Armazenamento de Produto 

O armazenamento de produto pode ser aperfeiçoado através da implementação de tecnologias capazes de auxiliar no monitoramento e rastreamento em tempo real, dessa forma, é possível entender quais produtos estão e qual é o seu status de entrega. Também é uma forma de proporcionar maior segurança ao trajeto das mercadorias e contribuir para o controle de qualidade.

WMS para armazenamento de produto

Um software, como o sistema WMS tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Um dos desdobramentos a respeito do mundo cada vez mais digital é que estamos vivendo a era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Contar com softwares para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários. 

O principal objetivo do WMS é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição. Algumas das vantagens de um software para armazenamento de produtos:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

A Pier 8 tem soluções para armazenamento de produto. Entre em contato