Armazenagem e Distribuição - Pier8

A Armazenagem e Distribuição logística envolve um conjunto de ações que visa garantir a armazenagem correta dos materiais recebidos, independentemente das características. Na distribuição, é importante que todos os processos sejam feitos corretamente para garantir a melhor experiência do consumidor. 

Armazenagem e Distribuição - Pier8

Através deste trabalho, uma empresa é capaz de evitar não apenas que os produtos sejam desperdiçados ou danificados, mas também irá assegurar um melhor aproveitamento dos recursos. 

Por consequência, esta prática é fundamental para gerar economia e resultados mais positivos. Além disso, a negligência por parte da empresa nesse quesito pode trazer como consequência mais prejuízos ou dificuldades de gerenciamento do armazém.

Para ter uma operação efetiva e vantajosa, é essencial executar corretamente todo o processo. 

Armazenagem e Distribuição para negócios brasileiros 

Uma coisa é certa, as tecnologias são os alicerces essenciais para negócios que querem alcançar destaque no mercado. O uso de softwares, que estão em constante desenvolvimento, tornam a gestão e os trabalhos mais eficazes e precisos. 

Tanto para a etapa de armazenagem quanto para de distribuição, quando baseadas em tecnologias impulsionam a comunicação entre os vários setores de seu negócio, além disso, resulta no aprimoramento das relações de uma empresa, ou indústria, com os consumidores e/ou fornecedores. 

Ou seja, com informações centralizadas e registradas de maneira assertiva, as chances são bem maiores para que um negócio consiga desmembrar melhores soluções e ganhar destaque. Hoje, os softwares cuidam dessa parte muito melhor do que humanos. 

Para a logística, ou seja, empresas que atuam na cadeia de suprimentos, há dois sistemas essenciais: o WMS (Warehouse Management System), também conhecido como Sistema de Gestão de Armazéns, e do ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial), e fique atento, o WMS é considerado essencial para uma gestão eficiente do estoque, trabalhando integrada ao ERP. Entenda a importância desses softwares para armazenagem logística. 

ERP para armazenagem logística

O ERP trata-se de um sistema composto por um conjunto de soluções integradas, elas vão auxiliar negócios a gerenciarem suas operações em vários departamentos, como: contabilidade, financeiro, comercial, pessoal, relacionamento com o cliente e gerenciamento de estoque. O software ERP pode ser considerado a  “espinha dorsal” de toda corporação interna em uma empresa, principalmente devido a sua função de facilitar o fluxo de informações entre todas as áreas internas que sejam funcionais.

WMS para armazenagem logística

Por outro lado, o WMS é um software exclusivo para o gerenciamento do armazém, otimização dos processos intra logísticos e do fluxo de materiais. Este sistema de gestão logística auxilia na gestão cotidiana de toda a operação interna de um negócio, indo desde o direcionamento e controle dos recursos, execução das tarefas até o acompanhamento do desempenho. O WMS rastreia a movimentação de todas as mercadorias, fornecendo assim a inteligência necessária para otimizar o estoque e os processos logísticos, tendo como base informações em tempo real. 

Sistema de gestão para armazenagem e distribuição logística 

Por um lado, o ERP é um sistema que abrange mais áreas da empresa, não à toa o consideramos a “espinha dorsal” do sistema logístico. 

Na logística, podemos dizer que o WMS envolve funcionalidades mais sofisticadas do que as disponibilizadas por um ERP, ou seja, ela é fundamental no auxílio de equipes que trabalham com a logística de armazenagem.

O WMS integrado ao ERP permite que toda a operação logística seja levada para um padrão, e assim reconhece-se as equipes trabalhando em sincronia e alta produtividade. O WMS também tem o diferencial de fornecer relatórios com base em tendências já consolidadas, e o desdobramento disso é mais eficiente frente à gestão logística e auxiliando na tomada de decisões.

Soluções integradas para Logística de Armazenagem e Distribuição

Lembre-se: para uma logística eficiente, o ERP e o WMS são dois softwares que juntos se complementam,  e assim podem potencializar a gestão logística atingindo todos os setores. WMS é essencial para negócios voltados para a cadeia de suprimentos. Já o ERP é capaz de aumentar de maneira significativa a capacidade de processamento de pedidos, afinal, aumenta a velocidade do picking, na armazenagem logística e em todas as outras movimentações dentro de uma armazenagem logística. 

Em resumo, o processo começa no ERP, passa pelo WMS e depois retorna ao ERP. 

A Pier 8 tem soluções a partir de tecnologia aplicada à logística, como a integração de sistemas como WMS e ERP. Entre em contato