Armazém Logístico - Pier8 Logística para E-commerce

Existem diversos sistemas de armazém logístico, contudo, existe aquela que mais se encaixa na visão estratégica da empresa, e também nas questões que são cruciais em relação ao fluxo logístico. Dependendo das características que são relevantes para a marca, o sistema de armazenagem pode mudar facilmente.

Armazém Logístico - Pier8 Logística para E-commerce

O armazém logístico envolve os equipamentos que auxiliam na organização e classificação do material de um armazém ou depósito. A funcionalidade mais importante para os sistemas é o armazenamento de matérias-primas ou produtos já finalizados e preparados para entrar na logística.

Nesse sentido, uma gestão de estoque eficiente faz com que os gestores necessitam adotar formas de trabalho que ajudem e agilizem a execução dos processos. Entretanto, há os chamados sistemas de armazenagem, que envolvem métodos e ferramentas que buscam facilitar a rotina e maximizar resultados.

Para controlar o armazém logístico, o mais indicado é aplicar um conjunto de ações que visa garantir a armazenagem correta dos materiais recebidos, independentemente das características. 

A partir deste trabalho, os negócios são capazes de evitar não apenas que os produtos sejam desperdiçados ou danificados, mas também irá assegurar um melhor aproveitamento dos recursos.  Por consequência, esta prática é fundamental para gerar economia e resultados mais positivos. Além disso, a negligência por parte da empresa nesse quesito pode trazer como consequência mais prejuízos ou dificuldades de gerenciamento do armazém.

Softwares para controlar o Armazém Logístico 

É necessário reconhecer que as tecnologias são os alicerces essenciais para negócios que querem alcançar destaque no mercado. O uso de softwares, que estão em constante desenvolvimento, tornam a gestão e os trabalhos mais eficazes e precisos. 

A armazenagem logística com base em tecnologias impulsiona a comunicação entre os vários setores de seu negócio, além disso, resulta no aprimoramento das relações de uma empresa, ou indústria, com os consumidores e/ou fornecedores.  Ou seja, com informações centralizadas e registradas de maneira assertiva, as chances são bem maiores para que um negócio consiga desmembrar melhores soluções e ganhar destaque. Hoje, os softwares cuidam dessa parte muito melhor do que humanos. 

Para a logística, ou seja, empresas que atuam na cadeia de suprimentos, há dois sistemas essenciais: o WMS (Warehouse Management System), também conhecido como Sistema de Gestão de Armazéns, e do ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial), e fique atento, o WMS é considerado essencial para uma gestão eficiente do estoque, trabalhando integrada ao ERP. Entenda a importância desses softwares para armazenagem logística. 

ERP para o Armazém Logístico

O ERP trata-se de um sistema composto por um conjunto de soluções integradas, elas vão auxiliar negócios a gerenciarem suas operações em vários departamentos, como: contabilidade, financeiro, comercial, pessoal, relacionamento com o cliente e gerenciamento de estoque. O software ERP pode ser considerado a  “espinha dorsal” de toda corporação interna em uma empresa, principalmente devido a sua função de facilitar o fluxo de informações entre todas as áreas internas que sejam funcionais.

O ERP implementado em uma empresa faz com que todos os departamentos tenham acesso a informações atualizadas e compartilhadas. Além disso, ele também auxilia na análise imediata de dados sobre a rentabilidade, o desempenho e a liquidez.

WMS para o armazém logístico

Por outro lado, o WMS é um software exclusivo para o gerenciamento do armazém, otimização dos processos intra logísticos e do fluxo de materiais. Este sistema de gestão logística auxilia na gestão cotidiana de toda a operação interna de um negócio, indo desde o direcionamento e controle dos recursos, execução das tarefas até o acompanhamento do desempenho. O WMS rastreia a movimentação de todas as mercadorias, fornecendo assim a inteligência necessária para otimizar o estoque e os processos logísticos, tendo como base informações em tempo real

Soluções integradas para o Armazém Logístico

Lembre-se: para uma logística eficiente, o ERP e o WMS são dois softwares que juntos se complementam,  e assim podem potencializar a gestão logística atingindo todos os setores. 

WMS é essencial para negócios voltados para a cadeia de suprimentos. Já o ERP é capaz de aumentar de maneira significativa a capacidade de processamento de pedidos, afinal, aumenta a velocidade do picking, na armazenagem logística e em todas as outras movimentações dentro de uma armazenagem logística. 

Em resumo, o processo começa no ERP, passa pelo WMS e depois retorna ao ERP. 

‍A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce. Entre em contato