Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Você sabe o que é picking e packing?

22.7.2019 12:46

pick pack, o que é picking e packing

ico dentro da sua empresa. Sabemos da importância da logística e o quanto ela impacta na satisfação do cliente e na avaliação da sua marca.

Para que isso ocorra de forma mais eficaz, é necessário criar estratégias que auxiliem esse setor a ter os resultados desejados. Quanto melhor preparado for a sua operação logística, melhor será a performance de entrega e retorno positivo dos consumidores.

Dentre tantas opções de performances para processos de uma operação logística, existem duas que destacam das demais, isso porque afetam não somente a operação, como também a satisfação dos consumidores. Quando são bem ajustados acabam se tornando fatores de sucesso para o negócio, agora, se for tratado com desleixo, você não terá apenas prejuízos, como também sofrerá com as devoluções de produtos por parte de clientes completamente insatisfeitos.

Os dois fatores que irão contribuir com o seu processo logístico de sucesso são o picking e o packing. O picking, como é chamado, tem a função de nada mais nada menos que captura e separação de produtos no estoque, antes deles serem encaminhados para um cliente ou outro depósito, também conhecido como processo de preparação. Agora, o packing, como o nome já sugere, é o processo de embalagem deste produto.

Pode até parecer bem simples, porém ambos são processos fundamentais para melhorar qualquer operação logística, uma vez que esses fatores podem causar muito stress e desgaste entre as equipes responsáveis pelas tarefas quando são mal planejados.

Picking

Esse com certeza é um processo um pouco mais detalhado, que envolve cerca de 40% do custo com mão de obra e é responsável por determinar o prazo na execução do ciclo de um pedido, o processo completo, desde o momento da solicitação até o recebimento do produto.

A maioria das empresas estão buscando automatizar cada vez mais esse processo, mas é válido ressaltar que isso deve ser feito com muito cuidado, e fazer as análises corretamente em relação ao seu custo/benefício.

É possível fazer isso de diversas maneiras, algumas delas são:

  • Picking discreto: quando a execução da operação é feita integralmente por um único colaborador, um pedido separado e preparado por vez;
  • Picking por zona: quando o processo é dividido por zonas e cada colaborador atende um único SKU (Unidade de Manutenção de Estoque, traduzido para o  português)
  • Picking por lote: quando um lote é construído por vários SKUs e cada colaborador atende um lote com vários SKUs diferentes
  • Picking por onda: quando cada colaborador atende um único SKU por turno, para evitar acúmulo de produtos na expedição,

Packing

Da mesma forma que o picking, o packing também é considerado um processo que exige organização e vem sendo cada vez mais automatizado pelas empresas. Aqui é necessário a atenção aos detalhes, pois se for cometido um erro o produto pode sofrer uma avaria e ser devolvido.

Embora pareça soar como uma tarefa trivial, esse processo envolve a embalagem do produto de acordo com suas especificações. Em outras palavras: é preciso utilizar a embalagem correta para cada produto.

Caso a sua meta seja unitizar os produtos, com a intenção de facilitar seu manuseio, preservação e, até mesmo, a descaracterização da embalagem para evitar furtos, então será necessário um pouco mais de atenção e cuidado nessa etapa.

A experiência do cliente

No meio de tantos desafios para se ter sucesso em uma operação logística, também é importante inserir a qualificação das equipes responsáveis pelo picking ou packing. As empresas precisam encontrar a melhor equação para manter uma equipe enxuta e ao mesmo tempo competente, capaz de conseguir aumentar a produtividade sem perder qualidade.

pick pack, o que é picking e packing

Para diminuir as possibilidades de ocorrerem alguns problemas é importante oferecer treinamentos regulares para a equipe e prestar atenção aos KPIs de produtividade e qualidade do serviço, assim como investir no desenvolvimento profissional da equipe.

Erros acontecem, infelizmente algumas situações não podemos controlar, mas vale lembrar que existem algumas falhas no processo que podem acarretar prejuízos para a empresa, por conta disso é essencial que a empresa preste atenção nos índices de satisfação dos clientes. Esse talvez seja um dos KPIs mais importantes, afinal de contas, se chegar ao nível de insatisfação do cliente, é possível enxergar exatamente o que está causando o problema e buscar uma solução de imediato para resolvê-lo.

A Pier8 tem para oferecer as empresas, soluções práticas e eficazes de armazenagem. Para melhorar o processo logístico é necessário contar com o suporte necessário para o sucesso do seu negócio e garantir excelentes resultados. Estamos disponíveis para atender você!

Se gostou deste artigo, basta continuar nos acompanhando para ter acesso a todas as novidades do universo logístico, para conseguir elevar sua empresa no quesito desempenho, e ser referência nas questões de logística.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert