Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Você sabe o que é logística? Entenda como o conceito de logística vai te ajudar e trazer sucesso em vendas

6.8.2019 17:45

O setor logístico é um dos principais fatores que mantém as empresas competitivas, e se tratando de um mercado tão extenso e com a chegada das vendas online a logística se tornou indispensável. 

conceito de logística, sucesso em vendas

A função da operação logística dentro da empresa é entregar a mercadoria ao consumidor final, além de atuar de forma direta e indireta com diversas partes. Contudo, ainda existem muitas questões a serem esclarecidas entre os profissionais do área com relação ao conceito de logística.

Por ser um setor extremamente importante para o sucesso de uma empresa, pensamos neste artigo para apresentar os principais conceitos da área, como tipos de transporte, cadeia logística, estoque, supply chain, dentre outras informações. Para conferir e ser o futuro sucesso em vendas, basta continuar a leitura.

1. Conceito de logística: meios de transporte

Existem várias formas de transportar produtos de qualquer negócio. Se tratando do território nacional, podemos contar com cinco principais modais ou meios de transportes dentro de uma logística:

Rodoviário

Essa é a forma mais utilizada de transporte no Brasil. O envio de produtos pelas estradas e rodovias corresponde a cerca de 76% de toda a distribuição logística no país. 

Ferroviário

Essa é o tipo recomendado para cargas de grandes volumes, este meio de transporte também é considerado por ter um custo menor se comparado aos demais. 

Aéreo

conceito de logística, sucesso em vendas

Essa é a opção para quem quer uma operação logística com alcance maior em menor tempo. O meio de transporte aéreo é indicado para empresas que precisam entregar seus produtos com urgência e que não podem contar com o  meio rodoviário para atravessar distâncias maiores. 

Aquaviário

Esse meio de transporte é capaz de levar grandes volumes de carga. Por termos poucas opções por vias aquáticas, a concorrência com os demais meios de transporte é pouca, mas em compensação os valores dos seguros são considerados altos.

Dutoviário

Um dos meios de transporte mais diferentes dentro das operações logísticas. Essa é a forma de transporte por meio de dutos e tubos subterrâneos ou submarinos. O meio de logística dutoviário apenas transporta produtos líquidos ou gasosos, e também são necessárias licenças ambientais para sua implantação.

2. Conceito de logística: relações entre o transporte e o estoque

Organização é sempre preciso, por conta disso a questão dos meios de transporte devem ser tratadas da mesma forma que se faz nas demais compras de qualquer outra mercadoria: analisando a qualidade, o preço e o serviço oferecido.

A partir desses fatores que o gestor deve definir a sua decisão para escolher o melhor serviço de transporte, isso evita que implique negativamente em outras questões importantes como o estoque

Por esse motivo o negócio precisa manter o seu estoque sob controle, e ainda existem segmentos, onde isso é ainda mais necessário. Sendo assim, a relação entre transporte e os números do estoque precisa ser coesa e com pouquíssima margem para erros.

Se por algum motivo o sistema de transporte não conseguir cumprir com os prazos de coletas e entregas, consequentemente o estoque sofrerá com essa ineficiência.

3. Conceito de logística: Supply Chain

Supply chain significa “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”.

O jeito mais simples de compreender o conceito é que, ele está relacionado a todo o processo ligado diretamente a logística, isso inclui tanto produtos e serviços desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto, como também o serviço concluído enviado ao consumidor final.

Podemos dividir a cadeia logística em três partes:

Suprimentos

Esse processo engloba o pedido ao fornecedor, transporte, armazenagem e distribuição, por isso é necessário fazer a gestão da matéria-prima e suprimentos. 

Produção

Controle do número de estoque do produto em fabricação. Envolve o fluxo de materiais da fábrica, abastecimento e distribuição inicial do produto pronto.

Distribuição

Parte em que necessário administrar o estoque do produto fabricado, armazenagem e entrega para o consumidor final.

4. Conceito de logística: gestão de frotas

Gerenciar frotas é o mesmo que organizar recursos, sistemas e informações para administrar um coletivo de veículos que pertencem a uma determinada empresa. Para ter êxito na gestão de frotas, é importante ficar atento a alguns pontos:

  • automatizar as transações logísticas, no intuito de reduzir tempo, custo e erros;
  • compartilhar dados e informações de cronogramas e inventário;
  • trabalhar com uma rede colaborativa para responder de forma rápida às mudanças do mercado.

5. Conceito de logística: jornada dos motoristas

conceito de logística, sucesso em vendas

Assim como a gestão de frotas é importante para o processo logístico, o acompanhamento da jornada dos motoristas também é. Algumas leis no Brasil dão diretrizes para regulamentar o horário de trabalho, descanso, paradas e outros aspectos da atividade desses profissionais. Também é importante que a empresa faça um acompanhamento assertivo para evitar excessos e outros imprevistos que possam acontecer.

Caso o serviço seja terceirizado, é necessário exigir que o veículo tenha um controle de bordo para que sejam feitas anotações de horários e demais atividades realizadas pelos motoristas, afinal, isso servirá como controle da jornada. Também é de extrema importância verificar a documentação do veículo e situação da CNH do motorista.

Esses são alguns conceitos fundamentais de logística que você precisa saber. Mas isso não é tudo, por isso o ideal é se aprofundar em todas as questões de processo logístico e adquirir novos conhecimentos, assim você pode aumentar a sua bagagem de conhecimento e se tornar um profissional cada vez mais preparado para conseguir alcançar os resultados para o crescimento do seu negócio e o sucesso de vendas.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert