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Você já ouviu falar em full commerce?

22.7.2019 12:18

o que é full-commerce

O crescimento deste conceito, full commerce, veio junto ao desenvolvimento e o crescimento do marketplace, liderados pelos maiores varejistas e plataformas online do Brasil. Os marketplaces ressaltam grandes desafios para a sustentabilidade dos negócios e credibilidade das suas marcas frente aos seus clientes finais.

Por um lado, a entrada de lojistas reduz a necessidade de empregar recursos na compra de produtos e impulsiona a ampliação de sortimento com agilidade, em outra visão, a satisfação do cliente fica vulnerável à capacidade desse mesmo lojista de realizar a entrega dentro do prazo.

No contexto de negócios cada vez mais inovadores, em que o consumidor valoriza a relação com a marca, uma parte relevante da experiência de compra do cliente está nas mãos dos lojistas credenciados no marketplace.

Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete

O que é Full commerce

O modelo full commerce ocorre quando o varejista terceiriza toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método irá possibilitar uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado.

A implementação do full commerce garante que os custos sejam reduzidos e as vendas aumentem. Atualmente, sabemos que a participação das vendas de lojistas dentro dos negócios online dos principais varejistas ultrapassa os 25% em faturamento e 35% em quantidade de pedidos.

O que isso significa?

Bom, seguindo esses números, aproximadamente 1/3 dos clientes das principais bandeiras de e-commerce do país possuem experiência de compra, compreendendo a participação do lojista de forma relevante.

A expectativa é que esse número suba ainda mais: podemos estimar que atinja o patamar de 50% em dois anos. Frente a isso, os lojistas sofrem cada vez mais uma pressão por qualidade operacional em um mercado que oferece muitas oportunidades de negócios e crescimento de vendas, tanto para os comerciantes online quanto para a indústria.

Desafios operacionais e de gestão

Algumas perguntas constantes estão em torno da seguinte tríade:

  1. Como ser um lojista destacado dentro dos maiores marketplaces do mercado?
  2. Como oferecer ao cliente um prazo de entrega adequado e competitivo?
  3. Como ser relevante nas regras de frete do buybox (caixa de compra)?

Antes de ir às respostas, outro ponto importante está nas regras de gestão de qualidade dos marketplaces, disciplina que é parte integrante e fundamental para o desenvolvimento dessa modalidade de negócio. São dois os aspectos para entender essa gestão.

Em primeiro lugar, a coleta, interpretação e avaliação das informações dos consumidores. Ou seja, deve-se levar em conta as avaliações no pós-venda, tais como NPS e Reviews, para então tomar decisões internas com base na percepção do cliente. Essa atenção é a base para o crescimento sustentável das vendas no marketplace.

O outro ponto é a realização de um controle rígido de KPIs operacionais (def: KPIs são “veículos de comunicação”, pois permitem que o corpo de gestores de uma organização comuniquem aos seus liderados.) diante de regras claras de operação e gestão. Significando que é necessário incentivar os bons, restringir os ruins e trazer essas lojas para trabalharem de forma integrada com a sua estratégia de negócio.

Aqui vão exemplos de indicadores que devem ser monitorados:

  • Taxa de cancelamento de pedidos;
  • Taxa de assertividade de entrega;
  • Taxa de contato.

Um bom exemplo a ser utilizado é o modelo de gestão da Amazon com seus sellers e plataformas de serviços de transporte urbano, como Uber, são exemplos do uso das métricas acima para gerir a qualidade de seus parceiros.

Leia também: Como o fulfillment vai otimizar seu e-commerce: descubra já!

Nesse sentido, a loja que opera em e-commerce necessita se desenvolver num ambiente de negócios que seja competitivo, e cada vez mais controlado e com volume de vendas crescente. Sabendo-se que para crescer e atender às exigências do mercado, é essencial investir e profissionalizar a gestão em diversas áreas, sobretudo tecnologia e logística. E é justamente nesse contexto que a prestação de serviços de e-commerce ou full commerce ganha muita força.

o que é full-commerce

As empresas que oferecem esses serviços devem estar prontas para suportar a expansão do comércio digital, as que atuam players de diferentes origens, desde lojistas online tradicionais, indústrias que avançam no modelo de negócios B2C e nomes internacionais que pretendem ingressar no mercado brasileiro. Inúmeros varejistas estão apostando nesse segmento, que também conta com atuação de empresas chamadas de ‘’puras’’, que são as de tecnologia e logística.

Como o full commerce pode apoiar na sua estratégia de e-commerce

Nesta altura você já deve saber que os serviços oferecidos pelas soluções de full-commerce otimizam os investimentos em tecnologia, logística e aceleram o time to market de um e-commerce. A partir desta solução, é possível contratar plataforma, integração com diversos marketplaces, gestão do próprio site, gestão de marketing digital, gestão de vendas, operação logística, transportes (fulfillment) e atendimento ao consumidor.

Corresponde a uma cadeia de negócios complexa e desafiadora, pelo qual o empreendedor pode contar com um conjunto de soluções de forma integrada ou modular, um ou mais fornecedores.

Importante: empresas de full commerce devem ser capazes de oferecer serviços que atendam a toda a cadeia de valor do e-commerce. Diante disso, é fundamental ter em mente que nem todos que se posicionam desse modo são capazes de entregar a solução completa com qualidade.

Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce e atuação nos maiores marketplaces do mercado.

Nossa última dica é que,ao procurar um parceiro de full commerce para desenvolver e qualificar sua operação, opte por empresas com know-how comprovado e que possua ampla capacidade de distribuição. O ideal é que essa escolha seja realizada somente uma vez, para então seu negócio voar longe.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :)

Até a próxima!

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