Estruturar a logística a partir do D2C envolve elaborar um planejamento minucioso, para isso, é importante que ele cause impacto em todos os aspectos do seu negócio. No entanto, faça alguns questionamentos necessários, como:
São questões que vão te auxiliar no desenvolvimento de boas práticas na hora de estruturar a logística através do D2C.
É fundamental que os sistemas e operações estejam concentrados no gerenciamento de pedidos e, por mais que já estejam fazendo isso para clientes B2B, se tratando do D2C, há requisitos adicionais, como opções de pagamento, impostos sobre vendas, envio de pedidos fracionados, devoluções de produtos individuais, entre outros.
No D2C, todas as medidas devem girar em torno de um único propósito: oferecer a melhor experiência ao cliente. Lembrando que, os consumidores modernos estão mais atentos à experiência de compra, e exigem boas tomadas de decisões.
Ao estar com sua estratégia pronta e a infraestrutura interna ajustada, reconheça os objetivos em vendas a partir do D2C.
Uma coisa é certa: preparar a operação logística é central para garantir o sucesso no D2C, afinal:
Como estamos falando da venda direta ao consumidor final, é essencial destacar a logística reversa. Trocas e devoluções passam a ser comuns nesse setor, e o armazém precisa estar preparado para gerenciá-las da melhor maneira possível. É importante que o produto passe por uma conferência e seja rapidamente reintegrado ao estoque (se ele estiver em boas condições) ou enviado à área de segregados. Junto a isso, o cliente precisa receber um crédito, possibilitando assim a substituição por outro produto.
Se tratando da expedição, é essencial garantir a impressão da nota junto à etiqueta de transporte na área de embalagem. Além disso, você precisará calcular e gerenciar fretes com diferentes transportadoras, e assim definir a melhor opção para cada pedido, tendo em vista as suas inúmeras variáveis. Acompanhe se tudo está sendo cobrado da maneira correta, uma vez que os custos com frete são muito relevantes.
Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade,precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige.
Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.
Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.
Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importante para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.
O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.
Os consumidores modernos estão cada vez mais ávidos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada.
Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística do seu e-commerce pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco através do formulário, conheça nossa plataforma logística e tire todas as suas dúvidas!
Estruturar a logística a partir do D2C envolve elaborar um planejamento minucioso, para isso, é importante que ele cause impacto em todos os aspectos do seu negócio. No entanto, faça alguns questionamentos necessários, como:
São questões que vão te auxiliar no desenvolvimento de boas práticas na hora de estruturar a logística através do D2C.
É fundamental que os sistemas e operações estejam concentrados no gerenciamento de pedidos e, por mais que já estejam fazendo isso para clientes B2B, se tratando do D2C, há requisitos adicionais, como opções de pagamento, impostos sobre vendas, envio de pedidos fracionados, devoluções de produtos individuais, entre outros.
No D2C, todas as medidas devem girar em torno de um único propósito: oferecer a melhor experiência ao cliente. Lembrando que, os consumidores modernos estão mais atentos à experiência de compra, e exigem boas tomadas de decisões.
Ao estar com sua estratégia pronta e a infraestrutura interna ajustada, reconheça os objetivos em vendas a partir do D2C.
Uma coisa é certa: preparar a operação logística é central para garantir o sucesso no D2C, afinal:
Como estamos falando da venda direta ao consumidor final, é essencial destacar a logística reversa. Trocas e devoluções passam a ser comuns nesse setor, e o armazém precisa estar preparado para gerenciá-las da melhor maneira possível. É importante que o produto passe por uma conferência e seja rapidamente reintegrado ao estoque (se ele estiver em boas condições) ou enviado à área de segregados. Junto a isso, o cliente precisa receber um crédito, possibilitando assim a substituição por outro produto.
Se tratando da expedição, é essencial garantir a impressão da nota junto à etiqueta de transporte na área de embalagem. Além disso, você precisará calcular e gerenciar fretes com diferentes transportadoras, e assim definir a melhor opção para cada pedido, tendo em vista as suas inúmeras variáveis. Acompanhe se tudo está sendo cobrado da maneira correta, uma vez que os custos com frete são muito relevantes.
Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade,precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige.
Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.
Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.
Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importante para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.
O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.
Os consumidores modernos estão cada vez mais ávidos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada.
Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística do seu e-commerce pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco através do formulário, conheça nossa plataforma logística e tire todas as suas dúvidas!