Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
06
11
2020

Verdadeiro papel da Logística na estratégia de negócio

logística
gestão de logística

Compreender o papel de logística na estratégia de negócio é mais importante do que nunca. Se tratando, por exemplo, do Transporte na logística, trata-se da área responsável em operacionalizar o processo logístico. Nesse sentido, para otimizar as funções de transporte e logística e ter uma visão geral, que irá auxiliar na construção de uma perspectiva que vai além da movimentação de materiais, é essencial buscar por soluções de ferramentas de gestão valorizadas. Para implementar esse tipo de solução logística, é preciso investir em sistemas de informação e na capacitação da equipe, além disso, deve-se focar nas atividades de planejamento e controle.

Qual é o verdadeiro papel de Logística na estratégia de negócio?

Assim, aliando o papel de Logística na estratégia de negócio, é possível destacar-se no mercado, reduzir custos e conquistar novos clientes. Acompanhe o conteúdo e entenda melhor! 

Logística 4.0 se baseia em um conceito chamado Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas, em português.

O termo coisa, como é utilizado aqui, tem como objetivo representar os equipamentos e dispositivos presentes na sua casa ou empresa, que tem acesso à Internet e usam essa ferramenta para se comunicar com outros dispositivos ou usuários.

Há em utilização no mercado etiquetas para os lotes de mercadorias que ativam sensores capazes de dar baixa quando os itens entram no estoque de insumos, quando são direcionados para a linha de produção e, em outro momento, integram o estoque de produtos acabados que devem ser enviados aos clientes.

Ao ser aplicado à logística, tal integração entre os recursos tecnológicos possibilita o acesso aos pedidos do cliente para identificar em qual etapa de produção está localizado.

Ela possibilita o acompanhamento dos níveis de estoque em tempo real, torna-se mais proativo ao repor os itens conforme necessidade e o transporte de cargas torna-se mais seguro com monitoramento 24 horas diários. 

Consegue enxergar o papel da Logística na estratégia de seu negócio

Confira as vantagens em soluções Fulfillment para seu negócio. Logística na estratégia de negócio:

Transporte

É impossível não reconhecer que os últimos anos têm sido fundamentais para consolidar o Logística como uma área estratégica, e essencial, que oferece soluções para as demandas de movimentação de mercadorias.

Além disso, seu principal papel está em torno de reduzir distâncias entre os envolvidos no processo logístico, como produtores, fabricantes e seus respectivos clientes. A atenção para esse fator faz com que tudo seja entregue no local certo e no momento estabelecido.

É essencial entender também que trata-se de uma área que não se limita somente às atividades de distribuição. Em muitos casos, está nesta etapa o gerenciamento dos níveis de estoque, atuando, de maneira constante, para garantir o abastecimento da linha de produção.

Estoque

O Estoque representa um elemento fundamental, afinal, lida diretamente com o fluxo de recebimento e com a saída de materiais, além de executar o armazenamento de maneira inteligente e segura para evitar avarias e acidentes.

O efeito disso é: assegurar que os produtos serão disponibilizados para os clientes dentro do prazo e com a qualidade desejada.

A tecnologia aplicada a logística tem sido responsável por melhorar os resultados do setor logístico. É possível identificar tanto o aumento da produtividade quanto o incremento da lucratividade. A partir de soluções personalizadas à operação de transportes, gestores têm conhecido funcionalidades que têm aumentado o desempenho da empresa.

Segurança

Talvez a segurança seja o maior desafio das empresas e, sem dúvidas, a maior preocupação dos clientes. Os roubos e violações de carga são um problema que extrapola as barreiras das estratégias logísticas. Entretanto, sua incidência pode ser reduzida com um controle mais detalhado, oferecido pelo rastreamento de frota.

Ações consideradas suspeitas, como o desvio inesperado de rota, podem ser monitoradas, evitadas e até mesmo resolvidas de maneira remota com sistemas que possibilitam o bloqueio do veículo. No caso de um roubo, a recuperação tanto do veículo, quanto da carga, é facilitada pelo histórico de trajeto fornecido.

É uma excelente ferramenta para ser utilizada na prevenção de acidentes. Já que a velocidade dos veículos pode ser controlada. E, no entanto, no caso de acidentes durante o percurso, o motivo pode ser apurado, podendo facilitar assim na tomada de medidas preventivas.

Otimização da entrega

A antecipação do trajeto percorrido dá à empresa a oportunidade fazer o mapeamento do melhor percurso para a entrega. Além disso, relatórios com tempo e distância percorridos poderão ser analisados visando a um deslocamento mais eficiente. Dessa forma, gerando a redução de custos para a empresa e barateando o preço do serviço para o cliente final.

Redução de custos

O uso do rastreamento de frota, torna-se possível reduzir os prejuízos gerados. Por exemplo, situações como furtos e roubos de carga, o que já tende a prevenir gastos excessivos com reposição dos produtos perdidos em ações criminosas.

Por outro lado, rotas mais eficientes, além de otimizarem as entregas, ajudam a evitar gastos desnecessários com combustível, por exemplo. Caso e exista a possibilidade de encontrar uma rota que, além de mais rápida, seja mais econômica, isso será útil para a gestão financeira, auxiliando na poupança de recursos para serem alocados em outro setor.

Comunicação em tempo real

As técnicas de rastreamento possibilita que ocorra comunicação entre o veículo e o sistema de vigilância da empresa em tempo real. Isso permite ações rápidas de contenção de problemas e identificação imediata acerca de circunstâncias adversas.

Um outro exemplo, caso tenha estabelecido determinada rota para a entrega e há um desvio do caminho que não foi comunicado de forma correta, pode ser um indício claro de problemas como roubo do caminhão. Ao identificar a situação, os responsáveis podem entrar em contato com agentes de segurança responsáveis e conseguir parar uma ação criminosa antes que ela gere prejuízos para sua empresa.

Aumento na produtividade dos motoristas

Identificar rotas mais rápidas naquele momento, por meio do rastreio, pode melhorar a produtividade do motorista. Pensa só, por exemplo, um colaborador encontra uma retenção logo à frente no trânsito, por meio do rastreio e envio de informações para a central. Isso porque pode-se descobrir uma rota mais rápida, fazendo com que o motorista consiga entregar o produto em um prazo menor, garantindo a satisfação do cliente.

Isso não apenas colabora para os prazos da empresa, como também auxilia o motorista a ter um menor desgaste no trajeto, tornando melhor sua produtividade e mantendo sua motivação em alta. 

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, afinal, tecnologia em logística já é uma realidade. Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor.

A Pier 8 tem soluções em logísticas (Fulfillment) para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria! 




Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?