Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Veja como o Big Data na logística está revolucionando o mercado

13.1.2020 15:50

Aplicar big data na logística é um dos termos relacionados à tecnologia de informação mais importantes da atualidade. As empresas têm recorrido ao programa big data para obter fontes confiáveis de dados, que podem ser utilizados na formulação de estratégias para melhorar o desempenho. Uma coisa é certa, mesmo que você não tenha conhecimento profundo de como o big data pode ser utilizado no cotidiano, é bem provável que já tenha visto a ferramenta em ação. Sabe aqueles anúncios em sites visitados que demonstram outros produtos que foram pesquisados anteriormente? Pois bem, esse é um dos usos mais simples para os dados coletados online.


Neste conteúdo vamos tirar todas suas dúvidas sobre Big Data na logística


Vamos lá! 

Leia também: As vantagens de ter um sistema de gestão logistica

O que é Big Data?

Veja como o Big Data na logística está revolucionando o mercado

O próprio já sugere uma definição, trata-se de uma grande massa de dados coletados provenientes de inúmeras fontes, sobretudo da internet. A sua utilização tem o objetivo de melhorar a gestão e a performance de negócios no segmento logístico.


O seu funcionamento depende de 5 pilares ou 5 V’s:


  1. volume: está relacionada a captura de um amplo volume de dados para análise posterior;
  2. variedade: os dados podem ser estruturados e não estruturados, alguns exemplos são as mensagens, vídeos, sons e fotos;
  3. velocidade: permite o estudo de um fenômeno ou comportamento em tempo real para viabilizar a tomada de decisão;
  4. veracidade: indica a qualidade da informação coletada, afinal, se baseia em interações; 
  5. valor: além da ampla disponibilidade de informações, é essencial compreender esse conteúdo para gerar valor para o negócio.

Qual é o impacto do big data na logística?

Trata-se de uma ferramenta extremamente valiosa quando bem utilizada e sabemos que pode resultar em melhorias significativas na qualidade dos serviços e na satisfação dos clientes. Listamos abaixo os principais impactos do big data na logística. 

 Ajuda a traçar perfis de cliente

Atualmente, quanto maior a quantidade de informações sobre o mercado consumidor, melhor. Para além de dados demográficos, como o endereço da empresa e o seu segmento de atuação, é essencial conhecer o seu histórico de transações. Esses dados fornecem indicações de:


Não deixe de ler: Vantagens de uma Armazenagem segura e Moderna

Contribui para a antecipação das necessidades do consumidor

A partir de uma profunda compreensão do comportamento do cliente, o big data permite a melhoria do atendimento baseado na antecipação das demandas. O objetivo central nesse contexto é facilitar o trabalho do consumidor. Um dos exemplos mais claros é a gestão do estoque do cliente realizada pelo fornecedor. Esse método também é conhecido como Vendor Managed Inventory (VMI), e colabora para a programação do abastecimento, apenas conforme a necessidade.

Propicia a otimização das entregas

A distribuição de mercadorias demanda dedicação frente ao seu controle para assegurar que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Entretanto, durante o trajeto, o motorista está sujeito a mudanças na intensidade do trânsito, problemas mecânicos e falta de eficiência da rota. Nesse sentido, os sistemas de GPS e roteirização ajudam a acompanhar a entrega em tempo real e traçar o trajeto mais ágil até o destino.


Para que o big data na logística obtenha os resultados esperados, é essencial vencer a resistência contra a tecnologia. Esse resultado pode ser alcançado com a qualificação da equipe para o melhor aproveitamento dessa ferramenta.

Veja como o Big Data na logística está revolucionando o mercado


Leia mais: Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, afinal, tecnologia em logística já é uma realidade. Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é uma forma de ganhar destaque frente a concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia-a-dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! Até a próxima! :) 


Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert