Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Veja como Logistica Integrada é fundamental para seu Ecommerce

6.11.2019 15:40

Logística Integrada para E-commerce está sendo muito discutido hoje em dia. E nesse assunto, o principal que queremos trazer é que a questão logística pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas. Além das conhecidas reclamações por atraso na entrega ou produtos danificados, é comum que o e-commerce tenha que arcar com prejuízos financeiros por cancelamento de compra ou algum outro motivo mais grave. Essa situação resulta não apenas na perda da venda e de um cliente potencial, como também a própria reputação.

Por isso, é fundamental contar com um parceiro logístico que tenha uma infraestrutura de qualidade, processos bem definidos e um atendimento rápido, pronto para solucionar os mais diversos problemas do cliente e da empresa. Além disso, existem outras soluções integradas para e-commerce que podem reverter para melhor sua atuação no mercado. 

Continue lendo este conteúdo e saiba mais! 

Soluções Integradas para E-commerce 

Parceiro logístico

A logística deve ser compreendida não somente como uma parte fundamental do processo de compra, mas também como um todo. Afinal, é necessário garantir que o estoque esteja atualizado, que os dados informados no cadastro estejam todos corretos, que o prazo de entrega esteja adequado para todos, entre outros pontos.

Diante desse contexto, como parceiro estratégico, a empresa de logística deve ter capacidade de integrar sistemas e garantir uma equipe altamente capacitada, bem como ter processos inteligentes e bem estruturados. 

Veja como Logistica Integrada é fundamental para seu Ecommerce


  1. Certifique-se de que você pode confiar no seu fornecedor;
  2. Não deixe de buscar por referências, procure saber quais clientes são atendidos e faça um teste antes de firmar o contrato;
  3. Verifique os processos de entrega do seu parceiro, afinal, ninguém quer ficar esperando uma mercadoria por dias e dias para depois se frustrar no momento do recebimento. Por isso, verifique se o seu fornecedor tem processos bem estruturados e uma infraestrutura que dê permissão para integrar softwares de estoque e de vendas. É o que vai te ajudar a otimizar o tempo.
  4. Busque informações sobre experiências do usuário. Busque em sites de reclamações possíveis experiências negativas com o parceiro logístico. Que tal navegar em seu site como um consumidor comum? Dessa forma, você vai enxergar quais pontos precisam de melhorias e nunca se esqueça que os acessos via mobile estão em ampla ascensão, por isso é importante que o site tenha uma interface amigável para os smartphones!
  5. Procure fornecedores que estejam aptos a atender o seu negócio, isso porque os operadores logísticos devem garantir soluções específicas para cada tipo de negócio. 


Importante: Muito além de um parceiro logístico estratégico, é preciso que as empresas estejam atentas e mantenham o controle sobre movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. Isso ajudará não somente o seu parceiro logístico, porém também irá permitir que você alavanque o seu negócio.


Leia mais: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias

A escolha de um bom parceiro logístico não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.

Segurança

Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.

Flexibilidade

Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.

Reputação no mercado

Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.

Inovação

Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.

Estrutura e Capacitação

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.

Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.

Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio.. 

Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

ERP

O termo inglês Enterprise Resource Planning (ERP) significa, em português, planejamento de recursos empresariais e pode ser uma solução integrada com e-commerce excelente.  A definição faz referência a que o software pretende atender: integrar todas as áreas da empresa, controlar todas as informações e dar mais poder de gestão e decisão para seus proprietários, diretores e gerentes.

Veja como Logistica Integrada é fundamental para seu Ecommerce


Quando falamos sobre sistema de gestão, as pessoas pensam em utilizá-lo para potencializar somente a gestão financeira da empresa. Porém, essa é apenas uma das áreas que podem ser beneficiadas pelo uso de um ERP. Outros setores podem ser otimizados, como compras, vendas, estoque, produção, qualidade e até o departamento de comunicação podem ser otimizados. Abaixo vamos destacar os principais motivos para você otimizar no ERP

O ERP possibilita organizar todas as informações referentes aos clientes para auxiliar o gestor na tomada de decisões estratégicas, sobretudo em marketing.

Com a possibilidade de filtrar os seus contatos com base nos critérios que são valiosos para o seu negócio possibilita a criação de campanhas segmentadas e com uma abordagem personalizada. Outra vantagem está em estreitar o relacionamento com essa base. Os clientes gostam de ser lembrados, e dessa forma podem ter uma excelente experiência com seu negócio. 

O uso de um ERP possibilita o acompanhamento da empresa com mais facilidade, como:

  1. Acompanhar propostas e orçamentos que não foram respondidos;
  2. Avaliar o histórico de cada Lead e compartilhar esses dados com a equipe comercial para se fazer contatos, certamente é uma ação perfeita para geração de novas vendas; 
  3. Controle de ações de vendas e estoque, que pode auxiliar na avaliação de possibilidades novas para o seu negócio;
  4. É possível criar ações de divulgação para produtos estocados em excesso; 
  5. Garantir que uma venda ilegal não ocorra, já que vender um produto que não consta no armazenamento configura publicidade enganosa. 


Leia também: O que uma má gestão logística pode causar?

Marketplace

O marketplace trata-se de uma espécie de shopping center virtual, no qual várias marcas e lojas deixam disponíveis seus produtos para compras online, você mesmo deve ter se deparado com isso em sites como Mercado Livre, OLX e Amazon. Mesmo que esse segmento esteja crescendo, a logística ainda é uma das grandes dificuldades desse setor, dados mostram que 50% dos pedidos online no Brasil sofrem problemas como danos e atraso na entrega. 


Há uma novidade em torno de que o lojista de shopping center já possui um marketplace para chamar de seu, esta é a plataforma online On Stores. Esta iniciativa congrega em um só e-commerce mais de mil produtos de 300 lojas, residentes de sete shoppings, para proporcionar ao consumidor uma experiência unificada de compra.

A partir do aumento de visibilidade, de clientes e de faturamento, o marketplace irá possibilitar o crescimento do seu negócio. Dessa forma, terá novas oportunidades e ideais para atingir metas cada vez maiores, apostando em novos produtos, trazendo novos nichos para a loja, podendo destacar seu negócio ainda mais. 

Veja como Logistica Integrada é fundamental para seu Ecommerce


Para finalizar, é sempre fundamental estar atento às novidades do mundo digital. Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais por dentro da dinâmica online

Se você tem um e-commerce, ou pretende ter, saiba que em tempos digitais, de informação rápida e avanço tecnológico constante, ter estratégias e ações bem definidas faz toda diferença para seu negócio. 


Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado! 

Até a próxima! :)

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert