Veja aqui o que é logística reversa e qual sua importância!

30.7.2019 13:25

Os últimos anos têm sido cruciais para o desenvolvimento de uma cultura corporativa que está ligada no impacto dos meios de produção sobre o meio ambiente. Um dos assuntos mais relevantes sobre essa questão é a logística reversa, que se tornou uma solução interessante para o setor industrial e de transportes de mercadorias.

o que é logística reversa e qual sua importância, o que é logística reversa

Um dos motivos para o crescimento desse tipo de política está relacionada diretamente a introdução de legislação voltada para a proteção ambiental. Dessa forma, diversas empresas passaram a adequar seus processos produtivos pensando no descarte correto de resíduos e no retorno de produtos para reaproveitamento.

Caso você já tenha notado que essas mudanças estão impactando o mercado de forma considerável, talvez seja hora de realizar algumas mudanças no seu modelo de negócio para torná-lo ainda mais competitivo. 

Pensando nisso, neste artigo iremos explicar um pouco mais sobre logística reversa

De onde veio o termo logística reversa?

Essa é uma expressão que vem sendo utilizada desde a década de 1990, quando algumas empresas se posicionaram sobre a utilização dos recursos naturais e com o retorno de produtos descartados pelos seus clientes.

Logo no início as mercadorias que foram mais afetadas por essa mudança foram aquelas consideradas tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente, onde se enquadram os:

  • agrotóxicos;
  • lixo hospitalar;
  • medicamentos;
  • pilhas e baterias;
  • embalagens de produtos químicos.

Nos exemplos citados, o descarte incorreto além de causarem danos a natureza, também são nocivos à saúde. Sendo assim, é extremamente importante que a empresa esteja preparada para operacionalizar a devolução de produtos com a mesma eficiência que a realiza a sua distribuição.

Funcionamento da logística reversa

Hoje, esse tipo de processo pode ser facilmente implantado para as mais diversas necessidades. Os materiais danificados que são devolvidos ao fabricante, pedidos incorretos ou por expiração de produtos perecíveis são casos em que é possível ajustar os processos para o retorno dos pedidos até o fabricante.

Numa escala um pouco maior, também existe a realização de recall de lotes de produtos que possuem avarias para a substituição dos itens. Geralmente essa é a estratégia mais utilizada no segmento automotivo e de aparelhos eletrônicos.

Benefícios da logística reversa

Todos os projetos com objetivo de manter o equilíbrio entre a atividade corporativa e o meio ambiente garantem diversos benefícios para as empresas que buscam aproveitar essa oportunidade.

Potencial de redução de custos

Podemos dividir o processo financeiro em duas áreas: aumento da lucratividade e economia de recursos. Como os números não mentem, alguns dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente estimam que o mercado nacional deixa de arrecadar cerca de R$ 8 bilhões por ano, isso se dá pela falta de infraestrutura adequada para a destinação de resíduos sólidos e reciclagem.

Os custos que mantém uma operação desse nível em funcionamento são bem altos  e existem dificuldades em adequar os processos para essa nova missão. O retorno de produtos e embalagens só é prejudicado por conta da falta de gerenciamento especializado, assim como os poucos locais licenciados para o tratamento e descarte e ausência de incentivos para os empresários.

Não são muitas empresas que se dedicam a criar aterros legalizados, usinas de tratamentos e locais para a incineração de produtos, pois isso resulta no encarecimento de toda a operação.

Melhoria do processo produtivo

o que é logística reversa e qual sua importância, o que é logística reversa

Fora o grande impacto econômico, é nítido como as empresas de coleta e transportadoras que oferecem esse tipo de serviço precisam estar abertas à nova realidade. É necessário investir em pesquisas para determinar o ciclo de vida de cada produto e seus componentes.

No final das contas é possível construir diretrizes para o tratamento dos resíduos, adequar o processo de produção e modificar o fluxo de distribuição. Se a sua intenção é manter o processo em pleno funcionamento será necessário adotar controles rigorosos e buscar a eficiência dos custos para que os resultados se mantenham em longo prazo.

Ampliação das vantagens competitivas

A logística reversa acabou se tornando um instrumento extremamente importante na constituição de vantagens competitivas para empresas que implantarem essa política. Em primeiro momento, ocorre a criação de valor, uma vez que o cliente conta com o planejamento da cadeia de abastecimento para possibilitar o processo de retorno de produtos.

Geralmente os consumidores favorecem as empresas que atuam de maneira ecológica e que possuem certificação pelos órgãos fiscalizadores, como é o exemplo da ISO 14000.

Se você ainda não pensou sobre aderir a logística reversa, talvez seja à hora de repensar os valores da sua empresa para se posicionar de forma mais competitiva no mercado

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert