Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Vale a pena fazer logística?

22.7.2019 12:18

Antes de criar seu e-commerce, existem alguns passos de planejamento muito importantes para alcançar o sucesso desejado, eles vão desde a escolha do produto que será vendido até o local de armazenamento das suas mercadorias, todos os pontos devem ser analisados com muita cautela. E é nesse processo que vem a pergunta:

Será que vale realmente a pena fazer logística?

Muitos empreendedores, sobretudo os que estão começando, fazem essa pergunta. Para que tudo funcione em plena ordem, do pedido do cliente à chegada na casa dele, um processo de logística é um dos passos principais. Afinal, é nessa parte que fica toda a parte mais ‘’chata’’, burocrática, e principalmente onde o cliente mais irá avaliar.

Leia mais: Gestão de e-commerce: essa prática vai ajudar a organizar suas vendas

Vale a pena fazer logística para e-commerce?

vale a pena fazer logística, fazer logística

A logística no comércio eletrônico atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. Vamos apresentar os passos de todo o processo!

Antes de qualquer coisa, novamente queremos ressaltar que o processo de logística para e-commerce possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes.

Essas ações são fundamentais para garantir uma boa experiência de compra ao cliente e, consequentemente, o crescimento da marca. Mesmo com a importância de todos esses pontos, muitos empreendedores enfrentam dificuldades na operação logística de seu e-commerce.

Para além dos altos custos com manuseio e armazenagem, uma pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicou que 61% dos e-commerces têm como principal questão o atraso nas entregas, o que impacta diretamente com a experiência de compra e a fidelização do cliente. Indicam que mais da metade de SACs das lojas virtuais são motivados por dificuldades com entrega de pedidos.

Como forma de mudar esse cenário, fazer logística entra como solução. Para isso, deve-se conhecer a fundo os principais pontos que envolvem a logística no comércio eletrônico,para então definir as melhores estratégias para a sua empresa.

Aqui está um guia de como fazer logística, provando que realmente vale a pena.

Como fazer logística para e-commerce

Planejamento

Agora que você decidiu que vai abrir um e-commerce, chegou o momento de se planejar! Para isso, verifique a melhor opção de mercadoria e a quantidade.

Após fazer essa parte com a loja aberta, você terá que pensar no melhor lugar para armazenar a mercadoria e o processo de expedição e entrega dos produtos. E certamente, para evitar erros é importante que se tenha um planejamento de todas as etapas da logística. O planejamento te ajuda a entender qual tarefa é mais importante e prioritária e, em seguida, planejar-se de acordo.

Você irá conseguir dividir o trabalho de acordo com sua preferência, relevância e importância. Dessa forma, será possível traçar uma programação diária e semanal.

Não deixe de ler: Logística para e-commerce: reduza custos com frete

Tenha um bom local de armazenagem

Ter um bom um bom espaço de armazenagem das suas mercadorias é um passo que vai ajudar bastante no controle do estoque. Se você possuir limitações de espaço neste quesito, ficará sempre a mercê de outras dinâmicas internas para organizar este setor.  

Busque por ambientes em que os produtos do seu negócio não corra riscos de acidentes, que consigam ficar separados de acordo com suas características. Se você possui um e-commerce de roupas, por exemplo, é muito importante separar as peças para facilitar na hora de enviar aos clientes.

Controle de mercadoria

A falta ou excesso de mercadorias está em um dos problemas que podem acarretar em prejuízos para o seu negócio. Diante disso, é de suma importância ter um controle de estoque minucioso. Utilizando o mesmo exemplo de um e-commerce de roupas, saber a quantidade de peças disponíveis, assim como as diferentes cores, estampas, etc., é muito importante.

Segurança

Você deve contar com sistemas de monitoria que vão ajudar no gerenciamento da logística. Atualmente, sabemos que podemos contar com alguns sistemas de segurança que atuam como gestores de armazenagem de ótima qualidade. Esse passo, além de facilitar os processos, irá garantir que você tenha todas informações na palma da mão.

Separamos este conteúdo para você: Como o fulfillment vai otimizar seu e-commerce: descubra já!

vale a pena fazer logística, fazer logística

Conte com uma empresa especializada

Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :)  

Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert