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Transforme sua logística em uma vantagem competitiva

8.10.2019 10:10

A logística do e-commerce atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. Pode ser muito vantajoso, a nível competitivo, ter uma logística consistente. 

Antes de qualquer coisa, de novo queremos ressaltar que o processo de logística do e-commerce possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes. 

Fazer compras online já é uma realidade que faz parte do cotidiano dos brasileiros, seja na aquisição de medicamentos, roupas ou até mesmo, mensalmente, os alimentos. Esses exemplos mostram que cada vez mais, as lojas físicas estão perdendo o público.

Porém, um novo problema se abre para os empresários de e-commerce, e ele está na dificuldade de entregar todas as demandas no tempo correto, sem causar prejuízos ou má experiências aos clientes, e ainda fidelizar aquele consumidor.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce cresça cerca de 16% em 2019 e as vendas cheguem até R$ 79,9 bilhões no ano. Este dado é suficientemente importante para os pequenos e médios empreendedores, isso porque todos poderão ser atingidos por essa onda de crescimento. 

Neste conteúdo, quereremos te mostrar como a logística do e-commerce como estratégia de marketing digital pode ser um caminho sólido para o sucesso de seu negócio. 

Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu e-commerce pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. Entenda a seguir mais como funciona esse novo recurso.

Como transformar sua logística em uma vantagem competitiva

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Dica para transformar sua logística:

1. Fique atento ao estoque

Como você já sabe, a Black Friday consiste em um período de aumento expressivo das vendas. Diante exatamente disso que é importante que seu e-commerce esteja com o estoque preparado.

Considere quais os produtos mais vendidos e o perfil dos consumidores e reforce o estoque, mas tenha cautela para não adquirir produtos em excesso. Dessa forma, é possível atender à demanda sem prejuízos ao orçamento. Afinal, depois da Black Friday seu negócio tem que estar de pé e ainda mais notório. 

2. Capacite sua equipe de atendimento

Diante do aumento no número de acessos ao seu e-commerce, muitos questionamentos podem surgir por parte dos consumidores. E esta é uma realidade da Black Friday brasileira, infelizmente. Por isso, é fundamental que sua equipe de vendas/atendimento esteja alinhada. 

Analise as principais dúvidas que seus clientes possuem, as intercorrências que podem existir no processo de compra e como solucionar os problemas enfrentados. Não deixe o cliente sem resposta, nem faça com que problemas técnicos o impeçam de realizar a compra, isso pode ‘’ser fatal’’ para seu negócio, uma vez que existem diversos fóruns de consumidores na web.

3. Disponibilize condições de pagamento competitivas

Todo e-commerce bem localizado disponibiliza os modos de pagamento através de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Ofereça condições que facilitem o processo de compra do cliente, já que muitos aguardam ansiosos por esse dia. Como existe uma grande opção de ofertas na Black Friday, as condições de pagamento oferecidas podem ser o fator decisório para a compra em seu e-commerce.

Não se esqueça também que a data é uma das que mais movimenta o comércio eletrônico no ano e que os valores gastos nas compras são considerados altos. Entenda que o consumidor está disposto a desembolsar um pouco a mais, resta ao seu e-commerce mostrar os motivos de ser o escolhido por ele ao invés de seus concorrentes.

Não deixe de ler: A Black Friday não é mais a mesma e suas ações também precisam mudar

4. Cumpra os prazos de entregas

Diante do aumento significativo da demanda, os prazos de entrega de seu e-commerce merecem atenção redobrada. É importante destacar que trata-se de um período atípico e que as datas de entrega devem ser acordadas e cumpridas. 

Inúmeros consumidores, inclusive, já estão preparados para esperarem mais tempo por suas encomendas. Frente a esse ponto, estime datas possíveis de serem cumpridas e alinhe-as com o seu parceiro logístico. Desse modo, não serão criadas expectativas junto ao cliente.

5. Ofereça descontos vantajosos

Os consumidores estão cada vez mais antenados aos valores aplicados no período da Black Friday. Sabendo disso, é essencial que sua loja ofereça descontos reais aos clientes. Os e-commerces que tentam “esconder” preços e forjar descontos acabam desgastando sua própria imagem no mercado. Diante disso, analise a margem disponível em sua loja virtual e busque oferecer descontos competitivos e atraentes.

 A Black Friday é muito mais que um período de vendas, consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores. Por esse motivo, é essencial estar preparado para ela. 

6.Invista em divulgação

Os lojistas do Brasil inteiro estão buscando por chamar a atenção dos consumidores neste período. Um bom meio de se destacar entre os milhares de concorrentes está em investir em marketing digital.

O marketing digital permite que você consiga fortalecer seu e-commerce nos espaços de acesso dos clientes que você deseja alcançar, tornando-se uma opção muito forte para eles durante esse período explosivo de vendas no ano.

Trabalhar a imagem de seu estabelecimento, assim como criar formas descontraídas e atraentes no âmbito digital é muito importante e não pode ser ignorado durante todo o ano, entretanto merece uma atenção especial a partir de outubro até dezembro, afinal, este é o período de Black Friday e das festas de final de ano.

Pier 8: Vantagens em terceirizar a logística do E-commerce

A Black Friday dos Estados Unidos é conhecida pelos seus descontos que chamam a atenção dos consumidores, porém a brasileira ainda sofre com descontos problemáticos, assim como com entregas atrasadas, você não quer fazer parte dessa estatística, certo? 

Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística. 

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Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  1. Diminuição nos custos de estoque;
  2. Menos pessoas de sua equipe alocada;
  3. Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  4. Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio!


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