Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos

17.10.2019 12:51

Quando o assunto são os processos logísticos, a tomada de decisões inteligentes é muito importante. Trata-se de um fator fundamental para o sucesso de uma empresa. Para trabalhar a favor do negócio, ela deve ser bem planejada, executada e controlada. No entanto, práticas que implicam em alguns gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas. 

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem auxiliar na redução de custos logísticos em seu negócio, seja ele uma empresa física ou um e-commerce. Fique por dentro dos processos logísticos que vão mudar toda a dinâmica de seu negócio, para melhor! 

Leia também: O que é Same day delivery, seu novo aliado estratégico!

Decisões inteligentes em seus Processos Logísticos

Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos

1. Conheça seus custos logísticos

O primeiro passo é medir seus custos logísticos. A logística abrange as seguintes atividades: armazenagem, movimentação de materiais, estoque e transporte. É extremamente necessário conhecer quais são estes gastos, pois isso exerce uma grande ajuda na tomada de decisões.

Dessa forma, pode-se realizar um comparativo de custos x orçamento, que ajuda a identificar em quais categorias os dispêndios estão maiores do que o adequado, quais pontos precisam de atenção e como direcionar as ações de redução. Além disso, a definição de metas torna-se mais eficaz, facilitando o acompanhamento dos resultados.

2. Racionalize suas rotinas de entrega

Faça uso de um bom sistema, como um software, para gerenciar o tráfego dos itens. É uma ação que evita a ocorrência de inúmeros erros que resultam em gastos, como despachar separadamente produtos que fazem parte da mesma compra ou enviar pedidos trocados, por exemplo.

Por outro lado, a utilização de uma ferramenta voltada para a elaboração de rotas pode ajudar a encontrar e definir quais são os percursos mais eficientes para as entregas, considerando o volume das cargas, os pontos de distribuição, o gasto de combustível, entre outras variáveis.

3. Estabeleça contato com diferentes transportadoras

O recomendado é que você possua variadas opções de transportadoras para não depender dos preços e condições de somente uma. Isso permite que se negocie preços melhores, regiões de entrega mais interessantes e maior flexibilidade no volume de cargas e remessas.

Além disso, possibilita um melhor atendimento das necessidades do cliente, com variadas condições de frete e preços mais atrativos. Lembre-se de que em um e-commerce essa variedade de prazos e preços pode ser fundamental para o fechamento de uma venda, ou gerar abandono do carrinho.

Não deixe de ler: Prepare a Logística do Ecommerce para a Black Friday!

Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos

4. Utilize formas de entrega alternativas

A depender das circunstâncias de entrega, como produtos de menor volume, torna-se mais lucrativo realizar o frete por meio de um modal alternativo. Há inúmeras opções: carros menores (como Fiorino), motos e, inclusive, bikes! Optar pelos meios alternativos pode ser uma forma inteligente de reduzir os custos logísticos.

5. Adote a tecnologia em seu favor

A tecnologia existe para facilitar nosso cotidiano. Nas empresas, isso não muda, muito menos no setor de logística. Investir em soluções tecnológicas pode trazer diversos benefícios, como agilidade nas entregas, redução de desperdícios, melhorias nos produtos e, certamente, redução de custos logísticos.

Existem algumas soluções que podem ajudar a aprimorar a gestão logística e a diminuir os gastos, como ERP (sistema voltado para a gestão integrada da empresa), WMS (sistema voltado para o controle de rotinas dentro do estoque) e TMS (ferramenta voltada para a gestão de transporte).

6. Invista na terceirização logística

A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

A redução de custos logísticos é essencial para a sobrevivência e competitividade de uma empresa no mercado, mas deve ser feita com planejamento e de forma estruturada. O ideal é realizar análises antes de tomar decisões, visando evitar ações que diminuam os gastos, porém comprometem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

A Pier8 pode

ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert