Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
04
10
2020

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Tag
logística
logística para e-commerce
logística 4.0

Não se esqueça: assim como é importante a qualidade de seus produtos e serviços, a escolha do tipo de canal de distribuição logística não deve fugir da lista de prioridades. Afinal, o local certo é fundamental para que você consiga oferecer a quantidade de produtos ideal para então conquistar o público-alvo. 

Dessa forma, é preciso compreender o que e quais são os melhores tipos de canais de distribuição logística e os efeitos dentro da empresa, sendo eles relacionados ao marketing, vendas e financeiro.

Vamos a um exemplo de como o canal de distribuição logística impacta nesses 3 setores de seu negócio: 

Você está utilizando um canal de atacadista, porém o seu público-alvo é de itens de luxo. Certamente a imagem passada para o consumidor será confusa, concorda?

Não faz sentido a sua equipe de marketing se dedicar em conceitos como personalização e exclusividade em um canal de atacado. Da mesma maneira, o financeiro e a equipe de vendas não poderão adicionar estas características na precificação e no valor agregado do produto.

É muito importante fazer a escolha certa sobre o melhor canal de distribuição logística, afinal, pode afetar toda a cadeia da empresa. 

Quais são os tipos de Canais de Distribuição Logística 

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Quem trabalha na área de logística está muito habituado ao termo e deve saber com muita propriedade o que é um canal de distribuição. Em resumo, ele é um dos fatores que formam a rede de distribuição, composta também por:

Os principais objetivos da rede de distribuição é transferir a quantidade correta de mercadoria, no tempo que foi acordado até o local certo.Além disso, é importante utilizar o mínimo de capital possível de modo que otimize o investimento, garantindo os melhores resultados.

Um dos elementos fundamentais nesta rede é o canal utilizado para que o cliente tenha acesso aos produtos, este é conhecido como canal de distribuição, de marketing ou canal comercial. Aqui neste termo estão todos os grupos de empresas, relacionamento e indivíduos que certificam a entrega do produto ao consumidor final. Os canais de distribuição logística podem ser categorizados segundo o seu tipo e forma.

Direto

Este tipo de canal de distribuição logística tem uma característica central: a empresa é a única responsável pela distribuição dos seus produtos até o consumidor final. Isso é bastante comum na logística para e-commerce, por exemplo.

Indireto

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Como você já deve imaginar, o tipo canal de distribuição logística indireto é responsável por transferir ações aos agentes intermediadores. Dessa maneira, esse indivíduo, ou empresa, tem a função de garantir que os produtos cheguem até o cliente final.

Híbrido

Como você já deve imaginar, o tipo de canal de distribuição logística híbrido mescla as duas categorias acima. A empresa produtora, no entanto, transfere parte das responsabilidades do processo de distribuição a um intermediário. Porém, neste caso, ela tem algum contato com o cliente final, seja no acordo de prazo, central de reclamações ou algo desse âmbito.

Algunas intermediários dos tipos de canais de distribuição logística são os varejistas, atacadistas, distribuidores e agentes.  

Canal de distribuição logística ideal para meu negócio

Para escolher o canal de distribuição logística correto é essencial avaliar alguns pontos, confira:

  • Estratégia de atuação, logística omnichannel;
  • Pesquisa de mercado;
  • Tamanho e prazo de entrega;
  • Localização da empresa e dos galpões;
  • Logística de cada tipo de canal de distribuição logística e
  • Forma de distribuição determinada.

Por que escolher a terceirização de logística 

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Terceirização de logística trata-se do serviço de entrega com acompanhamento, gerenciamento e rastreio feito por uma empresa especializada. O principal objetivo da terceirização de logística é aumentar a eficiência e a eficácia das práticas de negócios na cadeia de suprimentos.

Apesar de ser uma tendência cada vez maior no mercado, ainda está em processo de inserir adeptos no Brasil, trata-se de uma alternativa às mudanças bruscas que ocorreram no mercado globalizado: rapidez nas informações, aumento na demanda e oferta de produtos, entre outras. Ou seja, terceirizar logística representa uma adaptação vantajosa para a empresa que demanda outras atividades que certamente exige maior dedicação. O resultado disso é que ela ganha mais tempo e vantagem competitiva.

Além disso, o processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes. 

A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros logísticos que tenham valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?