Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
04
10
2020

Tipos de Canais de Distribuição Logística

logística
logística para e-commerce
logística 4.0

Não se esqueça: assim como é importante a qualidade de seus produtos e serviços, a escolha do tipo de canal de distribuição logística não deve fugir da lista de prioridades. Afinal, o local certo é fundamental para que você consiga oferecer a quantidade de produtos ideal para então conquistar o público-alvo. 

Dessa forma, é preciso compreender o que e quais são os melhores tipos de canais de distribuição logística e os efeitos dentro da empresa, sendo eles relacionados ao marketing, vendas e financeiro.

Vamos a um exemplo de como o canal de distribuição logística impacta nesses 3 setores de seu negócio: 

Você está utilizando um canal de atacadista, porém o seu público-alvo é de itens de luxo. Certamente a imagem passada para o consumidor será confusa, concorda?

Não faz sentido a sua equipe de marketing se dedicar em conceitos como personalização e exclusividade em um canal de atacado. Da mesma maneira, o financeiro e a equipe de vendas não poderão adicionar estas características na precificação e no valor agregado do produto.

É muito importante fazer a escolha certa sobre o melhor canal de distribuição logística, afinal, pode afetar toda a cadeia da empresa. 

Quais são os tipos de Canais de Distribuição Logística 

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Quem trabalha na área de logística está muito habituado ao termo e deve saber com muita propriedade o que é um canal de distribuição. Em resumo, ele é um dos fatores que formam a rede de distribuição, composta também por:

Os principais objetivos da rede de distribuição é transferir a quantidade correta de mercadoria, no tempo que foi acordado até o local certo.Além disso, é importante utilizar o mínimo de capital possível de modo que otimize o investimento, garantindo os melhores resultados.

Um dos elementos fundamentais nesta rede é o canal utilizado para que o cliente tenha acesso aos produtos, este é conhecido como canal de distribuição, de marketing ou canal comercial. Aqui neste termo estão todos os grupos de empresas, relacionamento e indivíduos que certificam a entrega do produto ao consumidor final. Os canais de distribuição logística podem ser categorizados segundo o seu tipo e forma.

Direto

Este tipo de canal de distribuição logística tem uma característica central: a empresa é a única responsável pela distribuição dos seus produtos até o consumidor final. Isso é bastante comum na logística para e-commerce, por exemplo.

Indireto

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Como você já deve imaginar, o tipo canal de distribuição logística indireto é responsável por transferir ações aos agentes intermediadores. Dessa maneira, esse indivíduo, ou empresa, tem a função de garantir que os produtos cheguem até o cliente final.

Híbrido

Como você já deve imaginar, o tipo de canal de distribuição logística híbrido mescla as duas categorias acima. A empresa produtora, no entanto, transfere parte das responsabilidades do processo de distribuição a um intermediário. Porém, neste caso, ela tem algum contato com o cliente final, seja no acordo de prazo, central de reclamações ou algo desse âmbito.

Algunas intermediários dos tipos de canais de distribuição logística são os varejistas, atacadistas, distribuidores e agentes.  

Canal de distribuição logística ideal para meu negócio

Para escolher o canal de distribuição logística correto é essencial avaliar alguns pontos, confira:

  • Estratégia de atuação, logística omnichannel;
  • Pesquisa de mercado;
  • Tamanho e prazo de entrega;
  • Localização da empresa e dos galpões;
  • Logística de cada tipo de canal de distribuição logística e
  • Forma de distribuição determinada.

Por que escolher a terceirização de logística 

Tipos de Canais de Distribuição Logística

Terceirização de logística trata-se do serviço de entrega com acompanhamento, gerenciamento e rastreio feito por uma empresa especializada. O principal objetivo da terceirização de logística é aumentar a eficiência e a eficácia das práticas de negócios na cadeia de suprimentos.

Apesar de ser uma tendência cada vez maior no mercado, ainda está em processo de inserir adeptos no Brasil, trata-se de uma alternativa às mudanças bruscas que ocorreram no mercado globalizado: rapidez nas informações, aumento na demanda e oferta de produtos, entre outras. Ou seja, terceirizar logística representa uma adaptação vantajosa para a empresa que demanda outras atividades que certamente exige maior dedicação. O resultado disso é que ela ganha mais tempo e vantagem competitiva.

Além disso, o processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes. 

A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros logísticos que tenham valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?