Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Terceirizar logística para o seu negócio online ou não? Eis a questão

23.8.2019 14:42

Há uma nova tendência que tem se tornado a queridinha no ramo do mercado da gestão logística e distribuição de mercadoria: terceirizar logística. Essa trend ainda não é amplamente usada, mas, com certeza, a empresa que a usa se beneficia de diversas formas.

Crises econômicas, como a que estamos passando, não fazem apenas que o consumo diminua. Um outro fator forte para o declínio nas taxas de lucros da empresa é o encarecimento nos gastos. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, uma forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística. A seguir, mostraremos como sua empresa pode ser beneficiada ao adotar esta prática.

Você sabe o que é e como funciona a terceirização da logística? Teste abaixo

terceirizar logística

Terceirizar a logística não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Pelo contrário, é algo muito mais simples do que parece ser: é incumbir uma empresa parceira para a realização das tarefas de logística.

Ou seja, essa empresa contratada para este serviço poderá distribuir não só a sua produção, mas também poderá transportar os insumos necessários para a realização desta produção. Essa prática implica em uma relação de amizade entre a sua empresa e a empresa contratada para a realização. 

Isso implica que o prestador de serviço seja um parceiro comercial estratégico que acrescentará ativos e tecnologia que permitam a realização da tarefa contratada, além de maximizar a eficiência nos processos logísticos, pela expertise que possui.

Também devem ser devoradores de prazos. Por parte do contratante, deve-se ter em mente que a realização do trabalho é do prestador, mas nem por isso deve deixar de acompanhá-lo, prestando suporte para a o bom andamento deste serviço.

Terceirizar logística: conheça 5 vantagens incríveis

Não são apenas 5 vantagens que a terceirização da logística pode proporcionar. Apesar dela proporcionar inúmeros benefícios, essas são as 5 principais vantagens desta prática. Acompanhe:

Primeira vantagem: diminuição nos custos

A pedra angular para se escolher terceirizar logística, a redução de custo é de longe a vantagem mais saliente nesta prática. Pode-se, com isso, diminuir os gastos em logísticas e, por vezes, substiuir custos fixos por custos variáveis mais atraentes, o que pode deslocar os gastos com logística de um fator constante para um gasto apenas quando a empresa vende. Outra implicação importante é o enxugamento da folha de pagamento.

Segunda vantagem: menos é mais

Terceirizar logística permite a redução de processos. Com essa prática você pode, por exemplo, diminuir esforços do RH, controles de custos, entre outras coisas. Nunca o lema menos é mais se fez tão ajustado a uma prática.

Terceira vantagem: use o know-how de seu amigo!

Os especialistas não são especialistas atoa, concorda? Ao direcionar uma atividade de sua empresa para outra que seja especialista na função, permite que sua empresa dirija esforços para outras áreas prioritárias. Com experiência em logística, seu parceiro pode, inclusive, deixar que essas práticas sejam executadas de forma mais eficiente, economizando tempo e, como sabemos, time is money.

Quarta vantagem: seu amigo tem bons equipamentos para a logística

A atividade prioritária de uma empresa implica que ela precisa ter os melhores equipamentos para realizar sua tarefa. Isso implica que uma empresa de logística necessita ter equipamentos específico para o armazenamento e translado de materiais. Isso também permitirá que seja economizado tempo nessas tarefas e custos com aquisição e manutenção dessas ferramentas de logística.

Quinta vantagem: seu serviço terá mais qualidade

terceirizar logística

Já ouviu falar em core business? É um jargão da administração de empresa para indicar uma coisa que você já está cansado de saber e fazer.

Ele indica a atividade-fim de sua organização. Ao terceirizar logística, você cria uma maneira de alimentar cada vez mais seu core business, já que sua equipe de gestores não precisará esquentar a cabeça buscando estratégias e soluções para uma atividade importante - a logística. 

Com isso, seus gestores estarão com a cabeça fria para cuidar da atividade principal de sua empresa. A conclusão óbvia para isso é que o seu serviço terá acréscimos importantes em sua qualidade, o que se desdobra na satisfação e fidelização de seu queridos clientes.

Com esse percurso, mostramos a importância da terceirização da logística para o seu negócio. Gostaria de ter esse tipo de melhoria para a sua empresa? Entre em contato com os consultores da Pier8. Tem sede de conhecimento e quer aprender mais sobre logística?

 Acompanhe nosso blog!

Até lá!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert