Se você tem um e-commerce, certamente o principal objetivo do seu negócio é vender produtos ou serviços. Entretanto, para atingir este objetivo é necessário ter uma logística bem estruturada para dar suporte a todas as etapas de uma venda e, assim, melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Empresas existem, com uma finalidade única: satisfazer a necessidade dos seus consumidores e isso inclui oferecer produtos e serviços que superem suas expectativas de compra.
Desagradar um cliente não é nada difícil, você deve saber bem, não é mesmo? Até porque, quem nunca passou por isso…
Enfim, o grande desafio está em saber conquistá-lo. O consumidor está mais exigente e, por isso, ele não deseja apenas entrar em seu e-commerce e comprar um produto. Além disso, os clientes necessitam de uma motivação especial, algo que possa incentivar a ação de compra a partir de uma experiência extraordinária entre os corredores da sua loja.
É justamente por motivos como esses que pensar na experiência de compra e na logística é tão importante. Hoje, sabemos que podemos acionar loja e iniciarmos o processo de devolução da peça.
Importante: o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante totalmente essa dinâmica de troca.
Além disso, a Tecnologia Logística já é uma realidade! E em qual etapa a sua empresa está diante dessa urgência?
Proporcionar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes é uma das melhores e mais assertivas estratégias para fidelizá-los e promover o “marketing boca a boca”, que é aquele onde seu negócio ganha notoriedade pelo bom serviço e qualidade de produto. Nesse sentido, crescem as chances das pessoas falarem do atendimento e indicarem seu serviço, isso consequentemente aumenta as vendas e a credibilidade da sua marca, sobretudo diante do acesso a sua marca através das redes sociais, que visibiliza as opiniões de compra dos consumidores de seu negócio.
Os consumidores estão cada vez mais críticos e informados. Não adquirem produtos ou serviços sem antes pesquisar sobre a empresa fornecedora. Comentários de clientes sobre experiências negativas e problemas mal resolvidos interferem na decisão de compra. Segundo um estudo feito pela Accenture, 60% dos consumidores brasileiros recomendam as marcas e empresas que lhe deram um bom atendimento.
O desenvolvimento da tecnologia na logística está na ordem do dia, e interfere diretamente na forma como a experiência de compra e a logística são vistas na atualidade. O cliente precisa ser guiado dentro da plataforma, e estamos falando desde o momento em que ele acessa o e-commerce até o checkout. Diante disso, gerenciar dados é o caminho para entender o consumidor, suas preferências e seus hábitos.
Qualquer atividade que é realizada em plataformas e recursos tecnológicos deixa rastros, isso não é novidade. Essas informações são preciosas para melhor compreensão do comportamento do consumidor. Desde a sua localização até o tipo de frete que ele escolher podem ser registrados. Com esses dados em mãos, varejistas conseguem obter informações essenciais para definir o perfil de seus consumidores.
Entretanto, esses dados gerados só serão úteis se analisados com profundidade. Eles auxiliam os e-commerces a criar estratégias de marketing para desenvolver as oportunidades de compras. Isso pode ser expressado em opções de frete mais baratas ou a retirada em pontos específicos, de acordo com a preferência do cliente.
Ter essa ampla base de informações é essencial para o surgimento de novos insights de melhorias na experiência de compra do consumidor. O trabalho de captação e análise permite que as empresas atuem de maneira mais estratégica, com foco no cliente. Ou seja, a tendência é o desenvolvimento do negócio, o aumento das vendas e, principalmente, o engajamento com o público.
Entre as inúmeras questões pontos que o consumidor avalia ao efetuar compras na internet, certamente a entrega é uma delas, quiçá a mais importante. Fretes com alto custo, demorados e sem opções relevantes de rastreamento são inimigos reconhecidos dos e-commerces.
A logística trata-se de uma etapa muito relevante do trabalho e tem grande influência na decisão do consumidor por comprar ou não em um e-commerce ao invés de ser em uma loja física.
É necessário desenvolver boas práticas que estejam de acordo com os desafios enfrentados no Brasil, como falta de investimento do governo, péssimas condições do principal modelo de transporte do país, rodoviário, e também o excesso de burocracias, e esses são apenas alguns problemas. Estando nesse cenário, definir estratégias logísticas fortalecidas e que conquistem o consumidor é muito importante.
O consumidor exige informações acerca do status de seus pedidos. Ele quer entender passo a passo a logística da empresa, desde o momento que a compra é confirmada até quando o produto está no bairro para a entrega. Desse modo, podemos dizer que é indispensável fornecer informações claras e atualizações em tempo real sobre esse status da compra.
É necessário monitorar a navegação do usuário durante a visita em seu site. De acordo com as páginas que ele abre e os produtos que visita, é possível propor uma logística diferenciada e que seja mais vantajosa. Se ele busca por celulares, por exemplo, uma boa oferta pode ser um frete expresso, como entrega no mesmo dia nesse produto. O interesse em um item e uma vantagem oferecida, torna mais possível a conversão.
Experiência de compra e logística vão de encontro a um caminho muito importante: diferentes modalidades de entrega. O cliente precisa escolher, considerando valores e prazos diferentes. É um recurso que enriquece as alternativas e dá a ele autonomia no momento do checkout.
Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu e-commerce com a Pier 8:
Entre em contato conosco! Estamos ansiosos por sua parceria!