Independentemente de qualquer coisa, a logística é um dos maiores desafios dos e-commerces no Brasil, sem considerar o tamanho do negócio. Afinal, quase todo mundo que já fez compras online tem alguma experiência frustrante para testemunhar. Isso significa que produtos que não chegam ou que são enviados de forma errada podem comprometer seriamente a imagem da sua loja.
Não devemos nunca desconsiderar que a logística é um dos pontos-chave no comércio eletrônico. Portanto, no momento de abrir um e-commerce, os empresários precisam dar uma atenção especial a esse planejamento do negócio, muito mais do que em uma loja física. Para ajudar os novos empreendedores do ramo, neste conteúdo vamos mostrar as etapas do processo de vendas em plataformas virtuais e também fornecer dicas para você organizar sua logística e seu estoque.
Leia também: Conheça os benefícios da automação logística no e-commerce
Nesta primeira etapa, o comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir seu pedido para o site. Nesse momento, a maior parte das ações é automatizada e a loja somente recebe o pedido depois de pronto. Diante disso, invista em um bom site, simples de navegar e com todas as informações que o cliente precisa. Esta última parte, aliás, previne problemas com trocas e devoluções.
A partir do pedido efetuado pelo cliente, é responsabilidade do site e das entidades envolvidas, como as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, o papel de analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.
A terceira etapa é responsável por onde a empresa começa a atuar de maneira mais prática. Após confirmada a transação financeira, vem a separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega para a transportadora. O tempo de entrega é contabilizado a partir desse momento, é muito importante deixar isso claro ao cliente.
Não deixe de ler: 5 Dicas para Inciantes na Logistica para Loja VIrtual
A etapa final é o envio efetivo da mercadoria ao destinatário. Dependendo da modalidade oferecida por seu e-commerce (e escolhida pelo comprador), pode ser oferecida a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador. Se puder, aposte nesse tipo de serviço. Nesse sentido, em caso de atraso, tanto você quanto o cliente ficam mais seguros e sua loja pode garantir que enviou o produto dentro da data planejada.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.
Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal
Essas são somente algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)
Independentemente de qualquer coisa, a logística é um dos maiores desafios dos e-commerces no Brasil, sem considerar o tamanho do negócio. Afinal, quase todo mundo que já fez compras online tem alguma experiência frustrante para testemunhar. Isso significa que produtos que não chegam ou que são enviados de forma errada podem comprometer seriamente a imagem da sua loja.
Não devemos nunca desconsiderar que a logística é um dos pontos-chave no comércio eletrônico. Portanto, no momento de abrir um e-commerce, os empresários precisam dar uma atenção especial a esse planejamento do negócio, muito mais do que em uma loja física. Para ajudar os novos empreendedores do ramo, neste conteúdo vamos mostrar as etapas do processo de vendas em plataformas virtuais e também fornecer dicas para você organizar sua logística e seu estoque.
Leia também: Conheça os benefícios da automação logística no e-commerce
Nesta primeira etapa, o comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir seu pedido para o site. Nesse momento, a maior parte das ações é automatizada e a loja somente recebe o pedido depois de pronto. Diante disso, invista em um bom site, simples de navegar e com todas as informações que o cliente precisa. Esta última parte, aliás, previne problemas com trocas e devoluções.
A partir do pedido efetuado pelo cliente, é responsabilidade do site e das entidades envolvidas, como as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, o papel de analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.
A terceira etapa é responsável por onde a empresa começa a atuar de maneira mais prática. Após confirmada a transação financeira, vem a separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega para a transportadora. O tempo de entrega é contabilizado a partir desse momento, é muito importante deixar isso claro ao cliente.
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A etapa final é o envio efetivo da mercadoria ao destinatário. Dependendo da modalidade oferecida por seu e-commerce (e escolhida pelo comprador), pode ser oferecida a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador. Se puder, aposte nesse tipo de serviço. Nesse sentido, em caso de atraso, tanto você quanto o cliente ficam mais seguros e sua loja pode garantir que enviou o produto dentro da data planejada.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.
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Essas são somente algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!
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