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03
06
2020

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Tag
logística
logística para e-commerce

Estamos em uma pandemia. E de alguma forma, à nível mundial, todos estão sendo afetados. Pensando pela nossa lógica, empresas já anunciaram revisão na previsão de faturamento anual e, infelizmente, algumas até precisaram fechar as portas.


Mas esta não é a primeira crise econômica (séria) que vivemos. E tampouco será a última.

Ao longo dos últimos anos, com altos e baixos na economia brasileira e mundial, conseguimos entender algumas maneiras de se preparar para desaceleração. Essas são formas de evitar que o setor logístico saia prejudicado e você perca dinheiro durante esses períodos. Confira!

Leia também: Conheça os impactos de NÃO ter gestão logística em tempo real

Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

1 – Diminuir a concentração de fornecedores

Com o crescimento desenfreado do Coronavírus pelo mundo e, sobretudo, na China – epicentro da doença -, a produção de matéria-prima diminui a cada dia e a importação de produtos reduziu na mesma velocidade.


E como isso reflete na economia brasileira?


No Brasil, a maioria das pessoas tem apenas um fornecedor e esse único fornecedor, geralmente, é de origem chinesa. Isso acontece especialmente com quem faz dropshipping.


O resultado é que, em momentos como esse, a economia e situação do país onde concentra os fornecedores impacta diretamente no negócio. Por esta razão, é essencial que a sua empresa não dependa apenas de um fornecedor. O ideal é que você tenha mais opções de fornecedores – de preferência, em outras localidades – e diversifique por produto e por categoria.


Isso é válido para qualquer tipo de crise!


Portanto, mapeie outros fornecedores da mesma categoria de produtos, porém de regiões diferentes. Assim, você não vai correr o risco de não realizar vendas em períodos difíceis.

2 – Diminuir a concentração de produtos

Outra coisa que costuma acontecer é a concentração de mais da metade do faturamento em apenas um produto ou uma categoria específica. Isso não é saudável para o seu negócio em momentos de crise.


Esse produto pode sofrer um reajuste alto ou você pode ficar sem matéria-prima para a construção deste produto. Nessas duas situações, você vai sentir forte impacto nas finanças do negócios.


Então é bom que preveja situações como essa e se prepare. Diversifique o seu catálogo de produtos, seja na variedade de produtos em si ou nas categorias em geral.


Isso não quer dizer que você tem que investir em um produto totalmente diferente do seu nicho… Busque por algo que tenha ligação, mas que seja uma opção diferente para não depender apenas de um.

3 – Preservar o caixa da empresa

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Outro ponto importante para se precaver de situações de crises econômicas é preservar o caixa da sua empresa. Até o momento, o mercado apostava num momento positivo para os investimentos e muitas pessoas estavam se preparando para isso.


Mesmo que você esteja focado em investimento a longo prazo, recomendamos que não invista durante uma crise econômica.


Afinal, o mercado financeiro está instável e os números variam muito. Para você ter uma ideia, recentemente a bolsa de valores brasileira paralisou as negociações pela segunda vez na mesma sessão. Esse é o segundo “circuit breaker”, nome que se dá para o sistema que interrompe os negócios automaticamente quando a queda supera 15%.


Isso tudo devido aos impactos do Coronavírus no mercado financeiro global.

Portanto, antes de fazer grandes investimentos, saiba o que está acontecendo no mercado e seja cauteloso. Não se apresse e tome decisões precipitadas em períodos como esse. Preze pela liquidez do seu negócio, guardando o dinheiro em caixa e esperando a oportunidade certa.


Isso não quer dizer que você terá que dar passos para trás e retroceder o negócio, mas é importante desacelerar os processos de investimento…


Entenda o cenário atual, pois, desta forma, você consegue sair de uma crise mais fortalecido e sem grandes prejuízos.

4- Fluxo de caixa positivo

O fluxo de caixa trata-se da média entre as saídas e entradas de dinheiro do caixa da empresa. Em momentos de crise econômica, o fluxo de caixa deve ser prioridade.


Você deve manter um fluxo positivo para ter maior tranquilidade e manter o funcionamento do seu negócio constante. Com o fluxo de caixa positivo, você terá um excelente capital de giro para sobreviver nos períodos de crise econômica.

Setor Logístico eficiente com a Pier 8: crescendo em tempos de crise

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Agora é agora! Como cuidar da logística do seu negócio

Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

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logística
logística para e-commerce

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Estamos em uma pandemia. E de alguma forma, à nível mundial, todos estão sendo afetados. Pensando pela nossa lógica, empresas já anunciaram revisão na previsão de faturamento anual e, infelizmente, algumas até precisaram fechar as portas.


Mas esta não é a primeira crise econômica (séria) que vivemos. E tampouco será a última.

Ao longo dos últimos anos, com altos e baixos na economia brasileira e mundial, conseguimos entender algumas maneiras de se preparar para desaceleração. Essas são formas de evitar que o setor logístico saia prejudicado e você perca dinheiro durante esses períodos. Confira!

Leia também: Conheça os impactos de NÃO ter gestão logística em tempo real

Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

1 – Diminuir a concentração de fornecedores

Com o crescimento desenfreado do Coronavírus pelo mundo e, sobretudo, na China – epicentro da doença -, a produção de matéria-prima diminui a cada dia e a importação de produtos reduziu na mesma velocidade.


E como isso reflete na economia brasileira?


No Brasil, a maioria das pessoas tem apenas um fornecedor e esse único fornecedor, geralmente, é de origem chinesa. Isso acontece especialmente com quem faz dropshipping.


O resultado é que, em momentos como esse, a economia e situação do país onde concentra os fornecedores impacta diretamente no negócio. Por esta razão, é essencial que a sua empresa não dependa apenas de um fornecedor. O ideal é que você tenha mais opções de fornecedores – de preferência, em outras localidades – e diversifique por produto e por categoria.


Isso é válido para qualquer tipo de crise!


Portanto, mapeie outros fornecedores da mesma categoria de produtos, porém de regiões diferentes. Assim, você não vai correr o risco de não realizar vendas em períodos difíceis.

2 – Diminuir a concentração de produtos

Outra coisa que costuma acontecer é a concentração de mais da metade do faturamento em apenas um produto ou uma categoria específica. Isso não é saudável para o seu negócio em momentos de crise.


Esse produto pode sofrer um reajuste alto ou você pode ficar sem matéria-prima para a construção deste produto. Nessas duas situações, você vai sentir forte impacto nas finanças do negócios.


Então é bom que preveja situações como essa e se prepare. Diversifique o seu catálogo de produtos, seja na variedade de produtos em si ou nas categorias em geral.


Isso não quer dizer que você tem que investir em um produto totalmente diferente do seu nicho… Busque por algo que tenha ligação, mas que seja uma opção diferente para não depender apenas de um.

3 – Preservar o caixa da empresa

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Outro ponto importante para se precaver de situações de crises econômicas é preservar o caixa da sua empresa. Até o momento, o mercado apostava num momento positivo para os investimentos e muitas pessoas estavam se preparando para isso.


Mesmo que você esteja focado em investimento a longo prazo, recomendamos que não invista durante uma crise econômica.


Afinal, o mercado financeiro está instável e os números variam muito. Para você ter uma ideia, recentemente a bolsa de valores brasileira paralisou as negociações pela segunda vez na mesma sessão. Esse é o segundo “circuit breaker”, nome que se dá para o sistema que interrompe os negócios automaticamente quando a queda supera 15%.


Isso tudo devido aos impactos do Coronavírus no mercado financeiro global.

Portanto, antes de fazer grandes investimentos, saiba o que está acontecendo no mercado e seja cauteloso. Não se apresse e tome decisões precipitadas em períodos como esse. Preze pela liquidez do seu negócio, guardando o dinheiro em caixa e esperando a oportunidade certa.


Isso não quer dizer que você terá que dar passos para trás e retroceder o negócio, mas é importante desacelerar os processos de investimento…


Entenda o cenário atual, pois, desta forma, você consegue sair de uma crise mais fortalecido e sem grandes prejuízos.

4- Fluxo de caixa positivo

O fluxo de caixa trata-se da média entre as saídas e entradas de dinheiro do caixa da empresa. Em momentos de crise econômica, o fluxo de caixa deve ser prioridade.


Você deve manter um fluxo positivo para ter maior tranquilidade e manter o funcionamento do seu negócio constante. Com o fluxo de caixa positivo, você terá um excelente capital de giro para sobreviver nos períodos de crise econômica.

Setor Logístico eficiente com a Pier 8: crescendo em tempos de crise

Tempos de Crise: Como organizar o setor logístico de sua empresa

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Agora é agora! Como cuidar da logística do seu negócio

Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

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