Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
03
06
2020

Sustentabilidade: Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente

logística
logistica reversa
logística para e-commerce

Neste cenário, muito se tem questionado sobre a importância da logística reversa para o meio ambiente. Com certeza você já ouviu a frase: “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. É justamente com este mesmo raciocínio que inúmeras empresas têm tentado transformar seus processos, de modo a zerar ou minimizar a produção de resíduos.


Se tratando da logística comum, ela é  descentralizadora, ou seja, segue do centro para as pontas. Por outro lado, a logística reversa é centralizadora, fazendo um caminho que vai das pontas para o centro. A complexidade que envolve a logística reversa não pode ser comparada à dos métodos tradicionais de alocação dos materiais e é exatamente sobre isso que trataremos neste artigo. 


Após a leitura você irá compreender a importância da logística reversa e sobre quais são as melhores práticas para sua execução.

Afinal, o que é Logística Reversa?

Sustentabilidade: Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente

A logística reversa, que também é amplamente conhecida como logística inversa ou logística pós-venda, trata-se de uma prática criada para facilitar o retorno de produtos ao e-commerce, que normalmente ocorre quando a troca ou a devolução de um produto é solicitada.


Algo muito comum é que os clientes desistam de uma compra, seja devido ao mau funcionamento de um produto ou pelo envio errado de uma mercadoria. Com seus direitos assegurados por lei, caso a sua empresa não esteja preparada para atendê-los, é provável que a imagem de seu negócio seja afetada.


Segundo pesquisa desenvolvida pela Invest, 30% dos produtos comercializados são devolvidos, e o custo desse processo representa aproximadamente  5% do faturamento das lojas virtuais. Devido a isso, é fundamental que todo empreendedor desenvolva um plano de ação para realizar as devoluções e, nesse momento, a logística reversa no e-commerce exerce um papel essencial.

Como a logística reversa tem transformado cenários na economia global?

A logística reversa é uma realidade e seu mercado tem movimentado bilhões de dólares todos os anos. Até pouco tempo atrás, materiais diversos, após o fim de sua vida útil, eram simplesmente enviados a aterros e ali mesmo tinha sua destinação final. Entretanto, a logística reversa tem permitido que muitos destes produtos retornem à economia sob uma forma produtiva.


O melhor exemplo para ilustrar isso é o caso dos pneus. Antes, as pilhas destes materiais eram abandonadas em lotes, amontoadas em aterros e até mesmo queimadas, afinal, ocupavam um grande volume.

Entretanto, os programas de logística reversa promovidos pelos fabricantes têm feito com que estes produtos retornem às fábricas para serem usados como matéria prima ou como componentes do processo.


A implantação de produtividade tem sido enorme. Além de demonstrar a importância da relação logística e meio ambiente, a prática tem permitido a redução dos custos dos fabricantes de cimento, que usam os pneus em seus fornos de queima. A economia é de bilhões de dólares todos os anos.

Qual a importância da Logística Reversa para o meio ambiente

Sustentabilidade: Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente

A logística reversa é uma maneira que as empresas têm, para, de certa maneira, imitar o que é realizado naturalmente pelo meio ambiente. Quando um animal morre ou caem as folhas das árvores, muito rapidamente a natureza incorpora a matéria orgânica e a transforma em outros materiais úteis. A logística reversa é uma tentativa dos seres humanos de fazer o mesmo com os materiais que não servem mais.


Se o homem conseguir fazer a logística com a maior parte dos materiais produzidos, ou seja, coletá-los ao fim de sua vida útil e direcioná-los à uma destinação adequada, de certo que o impacto da atividade humana será reduzido ou neutralizado no meio ambiente.


Apesar da logística reversa não ser obrigatória no Brasil para a maior parte das empresas, há alguns segmentos em que a prática já é obrigatória. Alguns dos setores abordados pela legislação são: fabricantes de pneus, pilhas e baterias, químicos contaminantes e materiais radioativos.


No geral, as empresas terceirizam o trabalho de logística reversa, já que há organizações especializadas neste tipo de trabalho, as quais podem executar o trabalho com muito mais eficiência.


Em resumo, a importância da logística reversa para o meio ambiente é facilmente percebida quando se entende seu conceito.


 Empresas de todo o mundo tem criado parcerias para obter vantagens competitivas neste tipo de processo, seja para a prestação de serviço, seja para a minimização de seus impactos no meio ambiente. A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais! 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?