Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Supply Chain como prática vantajosa para seu negócio

29.1.2020 11:26

Não é novidade para ninguém que estamos vivenciando um ambiente político, econômico e de negócios bastante instável, dotações orçamentárias limitadas e recursos escassos, entretanto, a exigência de retornos robustos permanece com isso, as pressões aumentam de maneira exponencial, tornando o sucesso do Supply Chain algo mais desejado do que nunca.

Supply Chain é um conceito em evolução, cuja utilização ainda se restringe a um conjunto de empresas mais avançadas, o exemplo concreto disso está no fato de que grande parte dos gerentes das grandes empresas internacionais, artigos na mídia especializada, estão anunciando o Supply Chain Management como a nova fonte de vantagens competitivas.

Sabendo que dos enormes benefícios que podem ser obtidos com a utilização correta do conceito de Supply Chain, surpreende-se deparar com a realidade em que tão poucas empresas o tenham implementado. 

Pode-se considerar uma razão para isso o conceito ser uma novidade, no seu processo de formação e pouco difundido entre os profissionais. Outra razão sustentável tem a ver com a complexidade e dificuldade de implementação do conceito. Supply Chain Management é uma abordagem que demanda mudanças profundas em práticas enraizadas, tanto a nível dos procedimentos internos, quanto a nível externo, no que está relacionado ao relacionamento entre os diversos participantes dessa cadeia.

Neste conteúdo vamos falar mais sobre esse conceito para você ficar por dentro das melhores soluções para seu negócio! 

Leia também: 5 motivos que indicam que uma empresa logística pode te levar ao sucesso

Por que Supply Chain é vantajoso para seu negócio? 

Supply Chain como prática vantajosa para seu negócio

Tem sido um grande desafio suplantar esta cultura arraigada, como mencionamos na introdução, sobretudo em resposta a uma visão sistêmica onde o resultado do conjunto é mais importante que o resultado das partes, e convencer os gerentes de que deverão estar preparados para sacrificar seus objetivos funcionais individuais em benefício do conjunto.

Alcançá-la envolve abandonar o gerenciamento de funções individuais e buscar a integração das atividades a partir da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos.

Entre os processos de negócios considerados chave para o sucesso de implementação do Supply Chain Management, destacamos os principais. Veja:

  1. Desenvolver equipes que têm foco em clientes estratégicos, que busquem um entendimento comum sobre características de produtos e serviços, com a finalidade de torná-los atrativos para aquela classe de clientes.
  2. Fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, de modo que atenda de forma eficiente a suas consultas e requisições;
  3. Captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda;
  4. Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado anteriormente;
  5. Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder de forma rápida às mudanças nas condições do mercado;
  6. Gerenciar relações de parceria com fornecedores com o objetivo de garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;
  7. Buscar o mais rápido possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.


Em relação aos profissionais de Supply Chain, atualmente, se espera não apenas um controle mais eficaz da sua área de atuação, espera-se também a capacidade de proporcionar de forma rápida resultados significativos que beneficiem a organização como um todo.


Não deixe de ler: Logística 4.0: você não pode deixar de saber!


É por esse motivo que os profissionais de Supply Chain não são mais deixados para segundo plano nas companhias, agora eles estão no epicentro da estratégia das corporações e o impacto do seu trabalho é perceptível imediatamente, tanto para os clientes, como para os colaboradores, fornecedores e acionistas.


Segundo estudos realizados por consultorias renomadas, entre as companhias que tiveram problemas com Supply Chain, grande parte sofreu significativa queda nos preços de seus produtos. Com esses desafios em mãos, os profissionais de Supply Chain precisam ser incessantes na busca pelo conhecimento que pode guiar suas atividades e, certamente, sua empresa aos resultados esperados.


As pessoas que trabalham inseridas no conceito supply chain devem estar muito dispostas ao trabalho com agilidade, devem olhar suas próprias operações tão bem quanto aquelas de fora de suas companhias para conseguir a inovação, conseguir um diferencial positivo, dessa forma, estarão trabalhando sempre com as melhores práticas e tecnologias.


Em alguns casos, isto pode significar olhar não apenas para o que fazem os concorrentes, porém, também para negócios de indústrias inteiramente diferentes do seu ramo, esta busca é necessária porque a maioria das empresas já têm extraído bons resultados dos esforços tradicionais relacionados ao Supply Chain.

Terceirizar Logística para maximizar resultados

Supply Chain como prática vantajosa para seu negócio

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 


Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 


Levando em consideração todos os históricos de sucesso de negócios na internet, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar seu planejamento estratégico de e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Fique atento à esse blog e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert