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Seu Custo de Armazenagem está alto? Aprimore sua operação

27.11.2019 12:33

Diante daqueles que trabalham em áreas ligadas à logística, o conhecimento acerca do custo de armazenagem e como lidar com os múltiplos fatores que influenciam esse resultado é uma rotina repleta de desafios. Conseguir reduzir dinheiro nesse processo pode significar uma economia enorme em médio e longo prazo. É justamente por essa razão que compreender o que é e como se forma o custo de armazenagem é um dado fundamental, ao qual os gestores devem ter acesso sempre que possível. Nesse mesmo sentido, o uso de softwares de gestão e de modernas ferramentas tecnológicas podem auxiliá-lo a obter valores menores, desse modo, capaz de impactar positivamente em toda a cadeia produtiva. 


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O que é Custo de Armazenagem?

Como já foi mencionado, inúmeros fatores influenciam o chamado custo de armazenagem, que nada mais é do que o preço que se paga para manter produtos armazenados por um determinado período. Em síntese, podemos dizer portanto que o custo de armazenagem trata-se de todo o valor gasto com um produto ou matéria-prima a partir do momento que ele é armazenado no estoque.

É aqui mesmo que a equação se torna mais complexa. Cada mercadoria tem as suas peculiaridades e, diante disso, algumas são mais caras do que outras. Por exemplo, quando falamos do armazenamento de produtos perecíveis, como frutas ou mesmo carnes, é necessário levar em consideração itens como a temperatura do armazém, a forma de armazenamento, ou mesmo perdas e roubos decorrentes de inúmeros fatores.

Dessa forma, temos que se considerar casos ainda em que há custos de movimentação – o transporte de uma carga de um ponto para outro dentro do mesmo depósito, alguma atividade que envolve mão de obra, o custo de equipamentos utilizados, combustível, entre outros -, de iluminação, de ventilação, entre outras. Portanto, notamos que a quantidade de variáveis muda de acordo com a complexidade de armazenamento do produto em questão.

Muito além dos custos aparentes

A lista de elementos envolvidos no custo de armazenagem vai muito além daquela que podemos concluir apenas pela aparência do estoque em si, é possível considerar o custo financeiro de manutenção de um estoque, por exemplo. É o valor bruto da mercadoria estocada que, caso ela não existisse e o capital estivesse aplicado no mercado financeiro, iria retornar para o caixa da empresa, gerando lucros.

Existem ainda as pessoas responsáveis pelo processamento dos pedidos e das notas fiscais. Como consequência, há a posterior separação desses itens para o envio aos consumidores. Nem sempre os produtos já estão acondicionados em caixas nas quais possam ser transportados. Nesse contexto, adicionamos ainda o custo com embalagens de transporte.

Por último, há o custo dos profissionais de logística e administrativos responsáveis por operacionalizar as transações. Em diversos casos, vale lembrar que eles não se dedicam exclusivamente a essa área e, por esse motivo, é essencial realizar um rateio dos custos com os demais setores envolvidos.

Uma lista ampla dos custos de armazenagem poderia contemplar os seguintes itens:

  • Aluguel de armazém (ou tributos anuais em caso de armazém próprio);
  • Energia elétrica;
  • Água e esgoto;
  • Impostos e tributos;
  • Manutenção (limpeza);
  • Depreciação de máquinas e equipamentos;
  • Custo de mão-de-obra;
  • Paletes;
  • Softwares de gestão de estoque;
  • Embalagens especificas de armazenamento;
  • Seguros.
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Como reduzir o seu custo de armazenagem

Agora que você já teve uma visão geral do que é o custo de armazenamento, assim como quais são os possíveis fatores que o compõem, é o momento de responder à pergunta que gestores, empresários e especialistas em logística se fazem todos os dias: como reduzir o custo de armazenamento? 

O investimento em novas tecnologias é o passo número 1 para reduzir custos como esses. Softwares de gestão que auxiliem a gerenciar o inventário e a acompanhar a movimentação e a separação dos produtos oferecem para o gestor uma visão em tempo real de como está o estoque. Essa dinâmica é ainda mais importante quando falamos de grandes volumes de pedidos pequenos, afinal, eles saem com destinos diferentes e precisam ter a mesma agilidade. Graças às estratégias de armazenamento, é necessário direcionar entregas de modo mais lógico e eficiente, de forma a reaproveitar rotas e reduzir custos operacionais. Dessa maneira, quanto mais informação sobre os produtos estiverem disponíveis, maiores são as chances de que a sua empresa tome as decisões corretas na entrega e no recebimento dos itens.

Da mesma forma, é indiscutível que não somente a área de armazenamento, mas também os demais setores da empresa estejam integrados sob a mesma base de dados. É preciso que o departamento de vendas tenha uma visão eficiente dos prazos de entrega enquanto o departamento de compras deve conseguir repor os estoques no tempo “ideal”, desse modo, disposto a garantir que o tempo de permanência dos produtos em armazém seja o menor possível.


Leia também: Cuidados na Logistica no Transporte de Cosméticos

Dicas essenciais para reduzir os custos de armazenamento

Sempre existem formas de reduzir custos de armazenamento. Cada operação possui as suas particularidades, porém, há dicas mais generalistas que podem se aplicar a uma grande parte das empresas. Quando o assunto é armazenagem de produtos, você pode:

  • Criar processos mais eficientes visando a redução do lead time;
  • Reduzir os níveis de estoque a partir da análise de histórico;
  • Implemente rotinas de melhorias contínuas;
  • Adote um sistema de controle de estoque integrado aos demais departamentos;
  • Organize o espaço físico do estoque;
  • Realizar o endereçamento logístico, por meio da identificação de prateleiras e corredores;
  • Automatize a entrada e saída de itens usando tecnologias;
  • Tenha um controle eficaz sobre produtos de pouco giro;
  • Posicione de forma estratégica produtos com alto giro de estoque.
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Essas são somente algumas entre as muitas possibilidades de ação em armazenagem que podem resultar na redução dos custos de armazenamento. Como já escrevemos, essa é uma área na qual diversas variáveis impactam diretamente na operação e, por essa razão, dependendo do volume de mercadorias com o qual você trabalha, mesmo a simples redução de alguns centavos no custo de um item já é mais do que suficiente para servir como uma motivação para você colocar em prática estratégias como essas.

Pier 8: terceirizar logística?

Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu negócio com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

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