O Fulfillment ganhou espaço no mercado brasileiro, e todos os empreendedores online estão querendo implementar esse processo no seu e-commerce.
Apesar de ser algo que vem revolucionando a cadeia logística, e facilitando a vida do lojista virtual, nem sempre, o custo benefício pode valer a pena. Existem alguns cenários: você está numa faixa de mercado onde ainda não consegue usar esse serviço ou, seu e-commerce é tão grande, que faz mais sentido ter um processo próprio.
Em ambos os casos, o fulfillment não faz sentido. São muitas variáveis, e nossos especialistas separaram dois pontos que você precisa pesar antes de fazer essa mudança.
Quando o e-commerce já tem uma certa quantidade de pedidos, o processo já está bem montado, todos os detalhes do manuseio, armazenagem e transportes são bem definidos, fica fácil analisar se o fulfillment enquadra-se no seu processo ou não.
Se você já tem um operacional próprio, pese na balança e avalie os seguintes pontos:
Esses pontos são fáceis de colocar na ponta do lápis. No fulfillment a operação é completamente abraçada pela empresa parceira. E no momento que essa operação é tirada das suas mãos, você pode investir seu tempo em outras questões importantes da sua loja virtual.
A saúde financeira do seu bolso vai ganhar com economia de equipes, e aluguel de espaço do armazenamento. Dois gastos que pesam muito no final do mês.
Mas, o mais importante disso tudo é a possibilidade de escalonar seu negócio. E isso, é muito importante, pois todo empreendedor online quer aumentar suas vendas.
Pense a seguinte situação: você tem uma área específica para armazenagem, se daqui há 6 meses você quiser expandir seu negócio, como você fará isso? O fulfillment permite que seu e-commerce cresça com segurança. É preciso pensar no amanhã.
Esse é um aspecto mais difícil de analisar. Como se mensura a qualidade oferecida por uma empresa de fulfillment?
Algumas empresas, ou pelo menos, boa parte delas, já tem uma operação rodando. E fica a dúvida: se eu mudar para uma operação de fulfillment, será que a qualidade do meu serviço melhora? Será que meu processo operacional fica mais eficiente? Será que a empresa de fulfillment que eu vou contratar vai manter o padrão de qualidade que eu já tenho?
Quando falamos em qualidade, o parâmetro dos lojistas online é a sua atuação cotidiana. E a melhoria proposta pelo fulfillment só poderá ser medida quando a operação estiver rodando.
Por isso, na hora da escolha de uma empresa parceira, é importante analisar algumas questões como flexibilidade, experiência de manuseio e portfólio de clientes. Empresas de fulfillment que cumprem esses requisitos estão mais propensas a se adequar de uma forma mais fácil e melhor na sua loja virtual. Avalie esses pontos, e você pode fazer uma boa escolha, que influenciará diretamente suas vendas.
O Fulfillment ganhou espaço no mercado brasileiro, e todos os empreendedores online estão querendo implementar esse processo no seu e-commerce.
Apesar de ser algo que vem revolucionando a cadeia logística, e facilitando a vida do lojista virtual, nem sempre, o custo benefício pode valer a pena. Existem alguns cenários: você está numa faixa de mercado onde ainda não consegue usar esse serviço ou, seu e-commerce é tão grande, que faz mais sentido ter um processo próprio.
Em ambos os casos, o fulfillment não faz sentido. São muitas variáveis, e nossos especialistas separaram dois pontos que você precisa pesar antes de fazer essa mudança.
Quando o e-commerce já tem uma certa quantidade de pedidos, o processo já está bem montado, todos os detalhes do manuseio, armazenagem e transportes são bem definidos, fica fácil analisar se o fulfillment enquadra-se no seu processo ou não.
Se você já tem um operacional próprio, pese na balança e avalie os seguintes pontos:
Esses pontos são fáceis de colocar na ponta do lápis. No fulfillment a operação é completamente abraçada pela empresa parceira. E no momento que essa operação é tirada das suas mãos, você pode investir seu tempo em outras questões importantes da sua loja virtual.
A saúde financeira do seu bolso vai ganhar com economia de equipes, e aluguel de espaço do armazenamento. Dois gastos que pesam muito no final do mês.
Mas, o mais importante disso tudo é a possibilidade de escalonar seu negócio. E isso, é muito importante, pois todo empreendedor online quer aumentar suas vendas.
Pense a seguinte situação: você tem uma área específica para armazenagem, se daqui há 6 meses você quiser expandir seu negócio, como você fará isso? O fulfillment permite que seu e-commerce cresça com segurança. É preciso pensar no amanhã.
Esse é um aspecto mais difícil de analisar. Como se mensura a qualidade oferecida por uma empresa de fulfillment?
Algumas empresas, ou pelo menos, boa parte delas, já tem uma operação rodando. E fica a dúvida: se eu mudar para uma operação de fulfillment, será que a qualidade do meu serviço melhora? Será que meu processo operacional fica mais eficiente? Será que a empresa de fulfillment que eu vou contratar vai manter o padrão de qualidade que eu já tenho?
Quando falamos em qualidade, o parâmetro dos lojistas online é a sua atuação cotidiana. E a melhoria proposta pelo fulfillment só poderá ser medida quando a operação estiver rodando.
Por isso, na hora da escolha de uma empresa parceira, é importante analisar algumas questões como flexibilidade, experiência de manuseio e portfólio de clientes. Empresas de fulfillment que cumprem esses requisitos estão mais propensas a se adequar de uma forma mais fácil e melhor na sua loja virtual. Avalie esses pontos, e você pode fazer uma boa escolha, que influenciará diretamente suas vendas.