Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Será que a logística reversa vai dominar o mundo?

21.7.2019 12:14


Um cliente satisfeito com a compra em uma loja virtual é tudo o que o lojista quer. Mas um desafio para quem trabalha com o e-commerce é a logística reversa. Os operadores logísticos precisam atuar em um complexo sistema de entrega que nem sempre é fácil. Logo, o retorno de um produto comprado por um cliente, recebeu o nome de logística reversa.

foto-2

O produto pode retornar para o lojista por diversos motivos. Mas todo o processo de enviar o produto, verificar se o cliente recebeu, a abertura de um processo de reenvio do produto, entre outros, são etapas que demandam tempo e dinheiro.

A logística reversa vai dominar o mundo?

O que ainda preocupa é que em algumas lojas de e-commerce a devolução de produto chega a 30% de todos os produtos vendidos (Fleury & Monteiro)*. E será que essa porcentagem poderá aumentar?

E como o lojista poderá reverter essa situação?

Quando o cliente compra um produto e tem uma experiência positiva com a loja virtual, a fidelização é uma consequência. Se acontecer a logística reversa e tudo ocorrer bem não há problema. Mas se houver um descontentamento por parte do cliente o lojista perde. E o pior é se o resultado final da compra for negativo para o lojista. Um exemplo: um produto que o cliente pagou por R$ 30,00, caso retorne, as taxas e tributos podem ultrapassar os R$ 30,00 (dependendo da região do país), o que é um prejuízo para o lojista.

Leia aqui: Terceirizar a logística do seu e-commerce é a melhor solução?

E de que forma acertar?

Além de escolher um operador de logística que proponha uma variedade de serviços que funcione, o e-commerce também precisa apostar em um conjunto de regras de políticas de devolução e trocas de produtos. O atendimento ao consumidor precisa funcionar. Desta forma, é preciso prestar um serviço de qualidade.

Leia também: Erros comuns na logística para e-commerce que você Precisa Evitar

É preciso verificar bem os locais de compra e as regras de políticas para esses locais que costumam ser um desafio e ver com seu operador de logística como eles procedem nestes casos. O que não pode ocorrer é a logística reversa dominar o mundo e os lojistas em conjunto com as operadoras de logística não encontrarem uma solução para este desafio.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, baixe nosso e-Book: Pontos de atenção na logística de vendas online. Nele, assuntos como logística reversa, benefício fiscal e zona de risco, são amplamente discutidos.

CTAmentoria

Sobre o Pier8 - Logística para E-commerce

Com um time de profissionais especializados na operação de Packing, o Pier8 define com o cliente a forma de proteção dos seus produtos, além dos processos de entrada serem via WMS. Tudo para garantir a satisfação total do seu cliente. Venha nos conhecer!

Leia mais: Como o fulfillment vai otimizar seu e-commerce: descubra já!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert