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12
08
2020

Same Day Delivery: entenda porque essa é a melhor experiência do consumidor

logística
logística para e-commerce
vendas

Comprar online tem representado um hábito cada vez mais requisitado por brasileiros. Além disso, vale reconhecer que a pandemia de Covid-19 pressionou ainda mais essa forma de consumir. A relação entre consumidores, lojistas e mercado tende a se tornar ainda mais potente com a implementação do Same Day Delivery (Entrega no Mesmo Dia) para gerar diferenciais competitivos. 

A Entrega no mesmo Dia é uma tendência já estabelecida na América do Norte. E, apesar da falta de conhecimento desta modalidade entre muitos lojistas de e-commerce,  o Same day Delivery se encontra solidificado no Brasil com grande impacto sobre o volume de vendas. Isso acontece porque quem compra online está em busca de facilidades, preços acessíveis e, acima de tudo, agilidade.

Acompanhe este conteúdo e entenda o impacto na experiência do consumidor a partir do Same day Delivery. Boa leitura! 

Quando surgiu o Same day Delivery

Same Day Delivery: entenda porque essa é a melhor experiência do consumidor

O conceito de Entrega no Mesmo Dia surgiu em 2012 pela Amazon. Além de ser um gigante global em comércio eletrônico, a Amazon está inserida em lojas físicas com a aquisição da rede de supermercados Whole Foods. O reconhecimento mundial não é à toa, afinal, trata-se de um grupo atento e constante em inovação para melhorar cada vez mais a experiência do consumidor.

O Same day Delivery do grupo foi lançado em 2015. Atualmente, esta modalidade de entrega, é oferecida em 27 regiões metropolitanas e em mais de 500 cidades norte-americanas. No Brasil, a Entrega no Mesmo Dia está em constante crescimento, inclusive, há startups que ingressaram nesse segmento, gerando inovação a partir de novos processos e tecnologia.

Devido ao fato desta modalidade ter tido tempo para amadurecer e se consolidar na mente dos consumidores, as entregas realizadas no mesmo dia tendem a desdobrar em um elevado nível de confiabilidade a marca, e elevar a experiência do consumidor com a sua marca. No entanto, para ter qualidade na entrega, é essencial selecionar parceiros que possam cumprir o SLA (sigla em inglês para Acordo de Nível de Serviço).

Como o Same day Delivery melhora a experiência do consumidor com sua empresa

Como dissemos acima, é essencial reconhecer a potência das novas políticas de entrega, afinal, elas podem transformar a sua operação logística e gerar resultados ainda maiores para seu negócio. 

Vantagens do Same day Delivery para o consumidor

Same Day Delivery: entenda porque essa é a melhor experiência do consumidor

Se comparamos o e-commerce com o varejo físico, sabemos que há diferenciais importantes entre ambas modalidades, sobretudo diante das facilidades que o e-commerce oferece. Entretanto, não estamos somente pensando no  fato de poder comprar sem sair de casa, a qualquer hora do dia ou da noite. É muito além disso, no comércio eletrônico, o cliente encontra todas as informações sobre o produto que deseja comprar. Consegue comparar preços, colher informações sobre a funcionalidade do item e o melhor: tem acesso à reputação do e-commerce. Dessa maneira, ele descobre se o e-commerce é eficiente no pós-venda, como é sua estrutura logística e se existem clientes insatisfeitos e por qual motivo. Ou seja, a internet hoje é um verdadeiro tribunal livre, e tudo pode ser feito com alguns poucos cliques.

No entanto, se tratando do processo de compra em e-commerce, a espera da entrega é sempre muito chata. E ao comprar um produto, você bem sabe que não é fácil controlar a ansiedade. Afinal, só de saber que existe uma chance do que você comprou chegar com um prazo de entrega distinto daquele calculado pelo frete já bate um desespero. 

Muitas vezes essa situação piora quando você precisa do item comprado para uma data específica, como uma viagem ou uma celebração. Nesses momentos, o cliente tende a deixar o e-commerce de lado e opta por fazer sua compra em uma loja física mesmo, mesmo que pague um valor final diferenciado da compra online

Nesse sentido, o Same Day Delivery, potencializando a experiência dos e-commerces no Brasil, irá contribuir para a satisfação dos clientes e para o crescimento do mercado. Outra questão está na diversificação dos provedores que são disponíveis no mercado. 

Inicialmente, os Correios eram os principais detentores do serviço de entrega.Hoje já não é mais assim. Segundo pesquisas, a maior representatividade deste serviço pertence às transportadoras privadas que movimentam mais da metade das transações da logística de entrega. A transformação foi centralmente responsável por aumentar a eficiência do processo e por tornar os valores de frete mais competitivos tanto para os clientes quanto para os comerciantes.

Vantagens do Same day Delivery para o vendedor

O setor logística, na atualidade, é um dos nichos mais competitivos na atualidade. O que significa que o número de e-commerces é crescente e a disponibilidade de produtos segue a mesma trajetória. Diante disso, é essencial investir em melhorias capazes de colocar seu negócio em destaque e aumentar as vendas.

O same day delivery entra como uma alternativa possível para realizar entrega dos pedidos no mesmo dia. Como você leu acima, esta modalidade de entrega traz muitas vantagens, afinal, a velocidade do recebimento tem relação direta com a satisfação da experiência.

Quer uma dica? Invista em plataformas de logística especializadas no seu negócio. Ou seja, em operações logísticas para a loja virtual. Levando em consideração a influência de grandes empresas de varejo no exterior, há e-commerces nacionais, como a Dafiti, que utilizam esse tipo de serviço como estratégia dentro de sua empresa. Afinal, se o objetivo do e-commerce é facilitar a vida do cliente, não vale deixar esperá-lo além do que foi estipulado ao final do cálculo do frete, não é mesmo?

Como implementar o Same day Delivery

Same Day Delivery: entenda porque essa é a melhor experiência do consumidor

No geral, os e-commerces não possuem frota própria para realizar as entregas. A prática mais comum está relacionada a utilização dos serviços de envio de correspondência dos Correios ou contratar uma empresa de logística terceirizada.

Escolher por uma logística terceirizada é uma alternativa que deve ser utilizada para viabilizar as entregas mais ágeis, afinal, é necessário utilizar uma frota dedicada para realizar o transporte no decorrer do dia. Por mais que esse seja um grande avanço, há limitações para a sua utilização.

Nos últimos tempos,lojas físicas surgiram combinando o comércio tradicional com a agilidade das entregas. Nesse sentido, é possível utilizar a estrutura logística que já existe para abastecer as prateleiras que vão atender às vendas do e-commerce. Portanto, basta complementar o estoque de modo que o cliente busque coletar o produto na loja mais próxima e quando for mais conveniente.

Para fazer uso desse serviço, é necessário estabelecer um sistema que vá considerar a hora na qual os pedidos foram recebidos pelo e-commerce. Normalmente, a política das empresas nessa questão irá determinar que os pedidos fechados até o meio-dia serão entregues no máximo até às 22 horas. Para as solicitações que forem aprovadas após esse prazo, o envio da compra irá acontecer no dia seguinte até às 12 horas. As empresas podem optar por quais produtos vão ser contemplados com essa facilidade, segundo os seguintes detalhes:

Bastante simples e prático, o same day delivery pode – e deve – ser incorporado em todo tipo de e-commerce. Para implementar a Entrega no Mesmo Dia, o gestor irá precisar seguir os seguintes passos:

  1. Realizar a triagem dos produtos mais vendidos em seu e-commerce para reforçar e completar o estoque nas regiões com maior demanda. Dessa maneira, a entrega rápida que foi disponibilizada não fica comprometida;
  2. A etapa anterior irá garantir que apenas os produtos com maior giro tenham essa facilidade. Isso porque, nenhum e-commerce é capaz de adicionar todos os produtos que comercializa no modo Entrega no Mesmo Dia;
  3. Assegure-se que os produtos com entrega diferenciada sejam destacados em seu e-commerce. Escolha os mais adaptáveis a esse modo e crie selos para identificá-los dentro do site. Dessa forma, seu cliente vai saber de maneira mais esclarecida quais produtos entram nesse modelo de entrega;
  4. Faça pesquisas sobre as práticas adotadas por outros varejistas. A Saraiva, por exemplo, fez apostas nas entregas no mesmo dia na região da grande São Paulo, tendo destaque em seu site itens como livros, DVDs e games. Caso a entrega atrasasse, a empresa garantia um reembolso ao cliente;
  5. Faça parceria com uma empresa especializada em Same day Delivery. Através de operadores logísticos distribuídos pelo país, a empresa consegue cumprir os prazos e levar as entregas do Same day Delivery sem transtornos ou atrasos.

O que acha de começar a disponibilizar o serviço de same day delivery em seu e-commerce? Entre em contato com a gente, vamos ser parceiros logísticos

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