Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
08
10
2020

Same day Delivery: entenda como o frete de grandes empresas funciona

same day delivery
entrega
frete

Mais do que nunca, o tempo de entrega é um fator de hiper relevante para o consumidor e, infelizmente, uma das principais deficiências do varejo online.

E é aí que entram as soluções para essa etapa. O same-day delivery, por exemplo, é um modelo de entregas que busca fazer correções em relação a essas falhas da logística de entrega.

Ofertar esse serviço demanda um cuidado de planejamento e otimização impecáveis, entretanto pode impulsionar muito o e-commerce.

Como funciona o Same day Delivery (frete de grandes empresas) 

Same day Delivery: entenda como o frete de grandes empresas funciona

Same day Delivery está inserido nas inovações logísticas. Atualmente, poucas lojas no Brasil oferecem serviços de entrega no mesmo dia (same day delivery). Porém, grandes empresas estrangeiras, como a Amazon, são referências em logística de entrega. A implementação desse serviço eleva o preço total da compra. Contudo, para o público-alvo dele, é mais vantajoso pagar um pouco mais por uma entrega personalizada e imediata. 

O fundamento desse conceito está em compreender a urgência do cliente em receber o produto o mais rápido possível, mesmo comprando pela internet. Na Amazon, até um horário determinado, o consumidor pode optar pelo same-day delivery, e assim o recebimento da compra é garantido até o fim do dia.

Passado esse horário, os e-commerces organizam os pedidos, e os produtos são movimentados e embalados no depósito. Durante a noite, os mensageiros saem para realizar as entregas.

Planejamento e eficiência

Uma coisa é certa, o same day delivery exige organização e otimização de todo processo logístico. Esse é um fato importante para entender porque poucos  e-commerces brasileiros oferecem o same-day delivery. Deve haver um acompanhamento desde a aprovação dos pedidos até o carregamento das vans e caminhões. É essencial ter funcionários bem treinados, um sistema de processamento de pedidos rápido e sincronizado e uma gestão logística otimizada, sem gargalos. 

Distribuição de produtos

Same day Delivery: entenda como o frete de grandes empresas funciona

Outro questão de grande importância é a estratégia de distribuição. Adotando modelo de entregas no mesmo dia, o empreendedor deve ter em mente que será fundamental entregar com rapidez em qualquer lugar.

No entanto, para ter sucesso nesta etapa, é importante investir em centros de distribuição em vários pontos do território, de preferência próximos aos centros urbanos. Há uma outra opção: transporte aéreo, que, além de ser mais rápido, é mais seguro.

Compatibilidade com o varejo tradicional

O same day delivery traz benefícios para o varejo como um todo. Seu grande potencial está em alavancar as vendas de lojas físicas que optarem por uma estratégia multicanal, afinal, a infraestrutura local pode, com um baixo custo, ser aproveitada para atender os consumidores online.

Pensar na experiência do consumidor assegura o retorno do investimento numa loja virtual, ao mesmo tempo em que aumenta o número de clientes em potencial.

O aumento do número de e-commerce deu condições para o surgimento de um novo tipo de consumidor, sendo este mais ávido por serviços personalizados suficientemente rápidos para satisfazer sua pressa. Ou seja, o tempo de entrega se tornou um enorme diferencial de mercado e até uma estratégia de vendas.

Para concluir, que aqui fique registrado: o same-day delivery é uma forte tendência no mercado virtual, fazendo com que seja de grande importância o investimento na adaptação para esse novo modelo de entrega.

Como implementar o Same day Delivery

No geral, os e-commerces não possuem frota própria para realizar as entregas. A prática mais comum está relacionada a utilização dos serviços de envio de correspondência dos Correios ou contratar uma empresa de logística terceirizada.

Escolher por uma logística terceirizada é uma alternativa que deve ser utilizada para viabilizar as entregas mais ágeis, afinal, é necessário utilizar uma frota dedicada para realizar o transporte no decorrer do dia. Por mais que esse seja um grande avanço, há limitações para a sua utilização.

Nos últimos tempos,lojas físicas surgiram combinando o comércio tradicional com a agilidade das entregas. Nesse sentido, é possível utilizar a estrutura logística que já existe para abastecer as prateleiras que vão atender às vendas do e-commerce. Portanto, basta complementar o estoque de modo que o cliente busque coletar o produto na loja mais próxima e quando for mais conveniente.

Para fazer uso desse serviço, é necessário estabelecer um sistema que vá considerar a hora na qual os pedidos foram recebidos pelo e-commerce. Normalmente, a política das empresas nessa questão irá determinar que os pedidos fechados até o meio-dia serão entregues no máximo até às 22 horas. Para as solicitações que forem aprovadas após esse prazo, o envio da compra irá acontecer no dia seguinte até às 12 horas. As empresas podem optar por quais produtos vão ser contemplados com essa facilidade, segundo os seguintes detalhes:

Bastante simples e prático, o same day delivery pode – e deve – ser incorporado em todo tipo de e-commerce. Para implementar a Entrega no Mesmo Dia, o gestor irá precisar seguir os seguintes passos:

  1. Realizar a triagem dos produtos mais vendidos em seu e-commerce para reforçar e completar o estoque nas regiões com maior demanda. Dessa maneira, a entrega rápida que foi disponibilizada não fica comprometida;
  2. A etapa anterior irá garantir que apenas os produtos com maior giro tenham essa facilidade. Isso porque, nenhum e-commerce é capaz de adicionar todos os produtos que comercializa no modo Entrega no Mesmo Dia;
  3. Assegure-se que os produtos com entrega diferenciada sejam destacados em seu e-commerce. Escolha os mais adaptáveis a esse modo e crie selos para identificá-los dentro do site. Dessa forma, seu cliente vai saber de maneira mais esclarecida quais produtos entram nesse modelo de entrega;
  4. Faça pesquisas sobre as práticas adotadas por outros varejistas. A Saraiva, por exemplo, fez apostas nas entregas no mesmo dia na região da grande São Paulo, tendo destaque em seu site itens como livros, DVDs e games. Caso a entrega atrasasse, a empresa garantia um reembolso ao cliente;
  5. Faça parceria com uma empresa especializada em Same day Delivery. Através de operadores logísticos distribuídos pelo país, a empresa consegue cumprir os prazos e levar as entregas do Same day Delivery sem transtornos ou atrasos.

O que acha de começar a disponibilizar o serviço de same day delivery em seu e-commerce? Entre em contato com a gente, vamos ser parceiros logísticos

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?