Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Saiba quais são os caminhos mais fáceis na sua operação logística

29.7.2019 16:16

Você sabe o quanto é importante estar de olho em sua operação logística? Isso não conta apenas para lojas com pontos fixos, mas os e-commerces estão encarando diariamente o desafio de manter tudo correndo perfeitamente bem.

operação logística, facilitar a operação logística

Facilitar a operação logística pode impactar significativamente nos negócios, isso porque, se a logística tiver algum problema, todo o processo será prejudicado, podendo ocorrer atrasos nas entregas e a insatisfação dos clientes.

Mas o que fazer para melhorar o processo de logística? Pensando em alguns pontos importantes, pensamos neste artigo para poder dar um norte às suas demandas logísticas e conseguir alcançar bons resultados também nesta área.

5 práticas que irão melhorar sua operação logística

Seja lá o que precisar nós temos as dicas para alavancar o seu negócio, afinal queremos ver o sucesso de todas as empresas nesse momento tão conturbado no país. 

Contudo, independente da economia, as empresas precisam ser estratégicas para conseguirem driblar essas barreiras e conseguir se destacar no mercado. Se você faz parte dessa lista de empreendedores de sucesso, então siga essas dicas:

1. Alugue seu galpão como estratégia de operação logística

Alugar galpões é uma ótima estratégia para auxiliar na redução de custos e melhorar as operações logísticas. Essa é uma forma inteligente de situar o Centro de Distribuição em localidades mais estratégicas, além de ser altamente escalável, uma vez que pode ser administrado conforme a movimentação de materiais, e ainda gerar menores custos do que os de manter uma estrutura própria.

2 - Faça o monitoramento dos transportes 

O monitoramento precisa ser uma rotina na sua empresa, pois ele pode beneficiar os negócios de diversas formas. Temos a certeza de que em algum momento você já percebeu algumas delas, coisas como: 

  • Acompanhamento da conclusão das rotas que foram planejadas;
  • Ciência do status do transporte em tempo real, analisando ocorrências e criando ações mais assertivas, de forma mais rápida;
  • Possibilidade de oferecer para os seus clientes o controle do status do pedido, ou mesmo trabalhar com a notificação proativa, quando o consumidor é notificado antes que entre em contato com a central.

Essa ação possibilita a empresa a acompanhar de perto o processo e, identificar os erros no momento em que eles aparecerem, isso facilita o levantamento dos motivos de determinado problema e uma forma de encontrar soluções mais eficazes.

3. Acompanhe os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho podem ser grandes aliados para gestores, pois são utilizados para avaliar sua operação logística. A intenção é usar essa ferramenta para analisar os resultados dos processos, fazer a comparação quanto aos objetivos iniciais e identificar se os esforços empregados foram significativos.

Essa também é uma forma de identificar falhas durante o processo. Você consegue acompanhar as operações e também calcular os seguintes fatores: nível de serviço de entregas, frete (por região, cliente, rota, etc), índice de avarias e extravios, índice de atendimento de pedidos e custos totais, por exemplo.

4. Melhore as práticas na gestão de estoque

O estoque é um dos setores prioritários para a empresa, pois ele é o principal responsável por armazenar e controlar as quantidades de itens do seu negócio. Gerenciar corretamente essa área evita faltas e excessos e garante o atendimento da demanda com o estoque bem estruturado.

Existem algumas práticas fundamentais para uma gestão de estoque assertiva, entre elas estão: cadastro padronizado, acompanhamento do giro dos produtos, previsão de demanda, inventários cíclicos e integração com área de Compras e Comercial. Esses são alguns dos fatores que irão te ajudar a entregar resultados mais objetivos.

5. Investimento em tecnologia

Contamos com diversas soluções que o mercado nos oferece que, são voltadas para a otimização dos mais variados processos em uma empresa. O mais indicado é buscar por soluções que ajudem na hora de organizar a rotina, e também que  ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores, mantendo a comunicação fluida e precisa.

Conclusão

operação logística, facilitar a operação logística

Facilitar a operação logística muitas vezes pode não parecer uma tarefa fácil, mas é extremamente necessário para que seu negócio seja fortalecido e seus clientes fiquem cada dia mais satisfeitos com os produtos oferecidos. 

Está na hora de começar a pensar no processo logístico como prioridade no seu negócio, assim fica mais fácil alcançar os resultados que sua empresa tanto almeja. Afinal, quanto melhor for o processo logístico, mas pedidos serão entregues, e melhores avaliações a sua marca receberá.

A Pier8 possui toda a estrutura para facilitar a operação logística do seu negócio, principalmente no quesito estoque. Se você possui uma loja virtual estamos a disposição para atendê-lo.

Gostou do artigo? Então continue nos acompanhando para não perder nenhuma postagem. 

Categorias

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert