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Saiba como evitar o temido abandono de carrinho

29.7.2019 16:16

Você lojista online teme aquele ícone no canto da plataforma do seu site? Aquele ícone com desenho de carrinho? Pois de acordo com a Pesquisa Nacional do Varejo Online, a taxa de abandono de carrinho está em torno dos 34% em 2016. Isso era uma preocupação maior em alguns anos antes e agora a taxa de abandono de carrinho tem sido menor. Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a taxa de abandono de carrinho em 2014 beirou os 58%.

Que práticas devemos tomar para prevenir o abandono de carrinho?

taxa de abandono de carrinho

Antes mais da metade dos consumidores realizava a prática de abandono de carrinho, dois anos depois, apenas um terço dos potenciais clientes faz isso. Mas sempre existe a possibilidade de seu E-commerce estar fora das estatísticas e apresentar um índice muito maior. Então o que fazer?

Como funcionam as taxas de abandono de carrinho zeradas?

Essas taxas de abandono de carrinho influenciam diretamente nas suas taxas de conversão. Para o caso de uma taxa beirando a zero, as suas taxas de conversão tenderiam a um aumento de mais de 50%. Isso é um ganho impressionante, mas sabemos que não é possível chegar até esses valores. Mas o que sabemos é que um pouco de trabalho árduo não faz mal a ninguém quando o que temos pela frente é o sucesso do seu e-commerce

Quais os possíveis motivos e soluções para evitar o abandono de carrinho

Não estamos aqui para dar más notícias! O abandono de carrinho não é uma métrica tão difícil de lidar em comparação a outras métricas do seu e-commerce. A razão disso não é por conta do bounce rate (taxa de rejeição), mas, está ligada com o que o visitante procura

Mas como detectar esses problemas? Pense que as evidências podem seguir um padrão de dados e você pode usar isso ao favor de sua empresa.  Números alarmantes mostram algum entrave que você pode resolver fazendo uma pesquisa qualitativa posteriormente. 

1. Cadastro

No e-commerce, o cadastro é um dos primeiros obstáculos que o cliente vai enfrentar quando estiver interessado em um produto. Esse momento não é descartável, mas precisa estar em perfeito alinhamento para não gerar o temido abandono de carrinho. Alguns problemas responsivos no site podem te atrapalhar. Problemas com o Landing Page precisam ser evitamos ao máximo. Isso certamente vai impedir conversões futuras

Por isso é preciso ter uma boa estratégia de marketing e alinhamento exímio com sua equipe de gestão. Não adie a verificação das taxas de saída do domínio dessas páginas de cadastro. Pense que a exigência de senhas super complexas pode atrapalhar também. Prefira o seguro, mas, também, o facilitador. 

2. Condições e formas de pagamento

Outro motivo presente para o abandono de carrinho é a forma de pagamento. Sua loja pode possuir desde a escassa variedade de formas de pagamento até a falta de condições de parcelamento. 

Muitas vezes o valor pode não ser um empecilho, mas sim as condições de pagamento do valor proposto. Uma maneira de solucionar esse tipo de problema é buscar o melhor acordo para ambas as partes. Prezar o relacionamento da empresa e do consumidor é essencial para qualquer negócio. 

3. Política de Frete Grátis

Ninguém gosta de pagar a mais do que o valor sugerido. Muitas vezes o alto valor do frete pode atrapalhar e, consequentemente, aumentar a taxa de abandono de carrinho. Os grandes varejistas investiram, por muito tempo, na política de frete grátis e, talvez, essa tenha sido uma forma de acostumar o consumidor a não pagar pelo frete. Mas se você acabou de abrir uma loja online, o fim da oferta de frete grátis representa um grande potencial de crescimento e estratégia.

Prazo de entrega longo, prazo de entrega pouco flexível, frete muito caro ou o produto não possui frete gratuito são motivos principais do abandono de carrinho quando falamos de frete. As definições de políticas de frete grátis atreladas a um valor mínimo de pedido, de preferência compatível com o ticket médio dos clientes da sua loja podem ser fundamentais na resolução do problema. 

4. Uso do e-mail marketing

taxa de abandono de carrinho

Anúncios de remarketing podem ser usados não apenas para abandono de carrinho, como também para saída do site após a visualização de um produto sem que o cliente tenha prosseguido às etapas de checkout.

E-mail marketing é uma forma de se aproximar do consumidor quando ocorre abandono de carrinho. Se o seu cliente assinou a newsletter do site ou fez cadastro antes de abandonar o carrinho, a estratégia de e-mail marketing perfeita é o disparo de um e-mail para recordá-lo sobre os produtos esquecidos, mas também oferecer descontos.

Mesmo assim, é importante ter em mente que o cliente pode somente ter desistido da compra ou encontrado uma outra solução, por isso é importante configurar um tempo ou quantidade de visitas até esvaziar o carrinho de novo.

Não se esqueça que o mais importante a ser feito ter que ser realizado em harmonia com todo os setores da sua empresa. Uma boa gestão em logística já faz a maior parte do caminho do sucesso, não se esqueça! 

Quer saber mais sobre logística? Acompanhe nosso blog!

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Até mais! 

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