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29
07
2019

Saiba como evitar o temido abandono de carrinho

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Confira as postagens sobre E-commerce aqui na Pier8!
Vendas - Pier8 Logística para E-commerce
Confira nossas postagens sobre Logística aqui na Pier8!

Você lojista online teme aquele ícone no canto da plataforma do seu site? Aquele ícone com desenho de carrinho? Pois de acordo com a Pesquisa Nacional do Varejo Online, a taxa de abandono de carrinho está em torno dos 34% em 2016. Isso era uma preocupação maior em alguns anos antes e agora a taxa de abandono de carrinho tem sido menor. Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a taxa de abandono de carrinho em 2014 beirou os 58%.

Que práticas devemos tomar para prevenir o abandono de carrinho?

taxa de abandono de carrinho

Antes mais da metade dos consumidores realizava a prática de abandono de carrinho, dois anos depois, apenas um terço dos potenciais clientes faz isso. Mas sempre existe a possibilidade de seu E-commerce estar fora das estatísticas e apresentar um índice muito maior. Então o que fazer?

Como funcionam as taxas de abandono de carrinho zeradas?

Essas taxas de abandono de carrinho influenciam diretamente nas suas taxas de conversão. Para o caso de uma taxa beirando a zero, as suas taxas de conversão tenderiam a um aumento de mais de 50%. Isso é um ganho impressionante, mas sabemos que não é possível chegar até esses valores. Mas o que sabemos é que um pouco de trabalho árduo não faz mal a ninguém quando o que temos pela frente é o sucesso do seu e-commerce

Quais os possíveis motivos e soluções para evitar o abandono de carrinho

Não estamos aqui para dar más notícias! O abandono de carrinho não é uma métrica tão difícil de lidar em comparação a outras métricas do seu e-commerce. A razão disso não é por conta do bounce rate (taxa de rejeição), mas, está ligada com o que o visitante procura

Mas como detectar esses problemas? Pense que as evidências podem seguir um padrão de dados e você pode usar isso ao favor de sua empresa.  Números alarmantes mostram algum entrave que você pode resolver fazendo uma pesquisa qualitativa posteriormente. 

1. Cadastro

No e-commerce, o cadastro é um dos primeiros obstáculos que o cliente vai enfrentar quando estiver interessado em um produto. Esse momento não é descartável, mas precisa estar em perfeito alinhamento para não gerar o temido abandono de carrinho. Alguns problemas responsivos no site podem te atrapalhar. Problemas com o Landing Page precisam ser evitamos ao máximo. Isso certamente vai impedir conversões futuras

Por isso é preciso ter uma boa estratégia de marketing e alinhamento exímio com sua equipe de gestão. Não adie a verificação das taxas de saída do domínio dessas páginas de cadastro. Pense que a exigência de senhas super complexas pode atrapalhar também. Prefira o seguro, mas, também, o facilitador. 

2. Condições e formas de pagamento

Outro motivo presente para o abandono de carrinho é a forma de pagamento. Sua loja pode possuir desde a escassa variedade de formas de pagamento até a falta de condições de parcelamento. 

Muitas vezes o valor pode não ser um empecilho, mas sim as condições de pagamento do valor proposto. Uma maneira de solucionar esse tipo de problema é buscar o melhor acordo para ambas as partes. Prezar o relacionamento da empresa e do consumidor é essencial para qualquer negócio. 

3. Política de Frete Grátis

Ninguém gosta de pagar a mais do que o valor sugerido. Muitas vezes o alto valor do frete pode atrapalhar e, consequentemente, aumentar a taxa de abandono de carrinho. Os grandes varejistas investiram, por muito tempo, na política de frete grátis e, talvez, essa tenha sido uma forma de acostumar o consumidor a não pagar pelo frete. Mas se você acabou de abrir uma loja online, o fim da oferta de frete grátis representa um grande potencial de crescimento e estratégia.

Prazo de entrega longo, prazo de entrega pouco flexível, frete muito caro ou o produto não possui frete gratuito são motivos principais do abandono de carrinho quando falamos de frete. As definições de políticas de frete grátis atreladas a um valor mínimo de pedido, de preferência compatível com o ticket médio dos clientes da sua loja podem ser fundamentais na resolução do problema. 

4. Uso do e-mail marketing

taxa de abandono de carrinho

Anúncios de remarketing podem ser usados não apenas para abandono de carrinho, como também para saída do site após a visualização de um produto sem que o cliente tenha prosseguido às etapas de checkout.

E-mail marketing é uma forma de se aproximar do consumidor quando ocorre abandono de carrinho. Se o seu cliente assinou a newsletter do site ou fez cadastro antes de abandonar o carrinho, a estratégia de e-mail marketing perfeita é o disparo de um e-mail para recordá-lo sobre os produtos esquecidos, mas também oferecer descontos.

Mesmo assim, é importante ter em mente que o cliente pode somente ter desistido da compra ou encontrado uma outra solução, por isso é importante configurar um tempo ou quantidade de visitas até esvaziar o carrinho de novo.

Não se esqueça que o mais importante a ser feito ter que ser realizado em harmonia com todo os setores da sua empresa. Uma boa gestão em logística já faz a maior parte do caminho do sucesso, não se esqueça! 

Quer saber mais sobre logística? Acompanhe nosso blog!

Tem uma loja online e quer mais soluções para suas vendas? Entre em contato com a equipe da Pier8! 

Até mais! 

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Saiba como evitar o temido abandono de carrinho

Você lojista online teme aquele ícone no canto da plataforma do seu site? Aquele ícone com desenho de carrinho? Pois de acordo com a Pesquisa Nacional do Varejo Online, a taxa de abandono de carrinho está em torno dos 34% em 2016. Isso era uma preocupação maior em alguns anos antes e agora a taxa de abandono de carrinho tem sido menor. Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a taxa de abandono de carrinho em 2014 beirou os 58%.

Que práticas devemos tomar para prevenir o abandono de carrinho?

taxa de abandono de carrinho

Antes mais da metade dos consumidores realizava a prática de abandono de carrinho, dois anos depois, apenas um terço dos potenciais clientes faz isso. Mas sempre existe a possibilidade de seu E-commerce estar fora das estatísticas e apresentar um índice muito maior. Então o que fazer?

Como funcionam as taxas de abandono de carrinho zeradas?

Essas taxas de abandono de carrinho influenciam diretamente nas suas taxas de conversão. Para o caso de uma taxa beirando a zero, as suas taxas de conversão tenderiam a um aumento de mais de 50%. Isso é um ganho impressionante, mas sabemos que não é possível chegar até esses valores. Mas o que sabemos é que um pouco de trabalho árduo não faz mal a ninguém quando o que temos pela frente é o sucesso do seu e-commerce

Quais os possíveis motivos e soluções para evitar o abandono de carrinho

Não estamos aqui para dar más notícias! O abandono de carrinho não é uma métrica tão difícil de lidar em comparação a outras métricas do seu e-commerce. A razão disso não é por conta do bounce rate (taxa de rejeição), mas, está ligada com o que o visitante procura

Mas como detectar esses problemas? Pense que as evidências podem seguir um padrão de dados e você pode usar isso ao favor de sua empresa.  Números alarmantes mostram algum entrave que você pode resolver fazendo uma pesquisa qualitativa posteriormente. 

1. Cadastro

No e-commerce, o cadastro é um dos primeiros obstáculos que o cliente vai enfrentar quando estiver interessado em um produto. Esse momento não é descartável, mas precisa estar em perfeito alinhamento para não gerar o temido abandono de carrinho. Alguns problemas responsivos no site podem te atrapalhar. Problemas com o Landing Page precisam ser evitamos ao máximo. Isso certamente vai impedir conversões futuras

Por isso é preciso ter uma boa estratégia de marketing e alinhamento exímio com sua equipe de gestão. Não adie a verificação das taxas de saída do domínio dessas páginas de cadastro. Pense que a exigência de senhas super complexas pode atrapalhar também. Prefira o seguro, mas, também, o facilitador. 

2. Condições e formas de pagamento

Outro motivo presente para o abandono de carrinho é a forma de pagamento. Sua loja pode possuir desde a escassa variedade de formas de pagamento até a falta de condições de parcelamento. 

Muitas vezes o valor pode não ser um empecilho, mas sim as condições de pagamento do valor proposto. Uma maneira de solucionar esse tipo de problema é buscar o melhor acordo para ambas as partes. Prezar o relacionamento da empresa e do consumidor é essencial para qualquer negócio. 

3. Política de Frete Grátis

Ninguém gosta de pagar a mais do que o valor sugerido. Muitas vezes o alto valor do frete pode atrapalhar e, consequentemente, aumentar a taxa de abandono de carrinho. Os grandes varejistas investiram, por muito tempo, na política de frete grátis e, talvez, essa tenha sido uma forma de acostumar o consumidor a não pagar pelo frete. Mas se você acabou de abrir uma loja online, o fim da oferta de frete grátis representa um grande potencial de crescimento e estratégia.

Prazo de entrega longo, prazo de entrega pouco flexível, frete muito caro ou o produto não possui frete gratuito são motivos principais do abandono de carrinho quando falamos de frete. As definições de políticas de frete grátis atreladas a um valor mínimo de pedido, de preferência compatível com o ticket médio dos clientes da sua loja podem ser fundamentais na resolução do problema. 

4. Uso do e-mail marketing

taxa de abandono de carrinho

Anúncios de remarketing podem ser usados não apenas para abandono de carrinho, como também para saída do site após a visualização de um produto sem que o cliente tenha prosseguido às etapas de checkout.

E-mail marketing é uma forma de se aproximar do consumidor quando ocorre abandono de carrinho. Se o seu cliente assinou a newsletter do site ou fez cadastro antes de abandonar o carrinho, a estratégia de e-mail marketing perfeita é o disparo de um e-mail para recordá-lo sobre os produtos esquecidos, mas também oferecer descontos.

Mesmo assim, é importante ter em mente que o cliente pode somente ter desistido da compra ou encontrado uma outra solução, por isso é importante configurar um tempo ou quantidade de visitas até esvaziar o carrinho de novo.

Não se esqueça que o mais importante a ser feito ter que ser realizado em harmonia com todo os setores da sua empresa. Uma boa gestão em logística já faz a maior parte do caminho do sucesso, não se esqueça! 

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