Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Saiba como Escolher sua Transportadora para E-Commerce

24.9.2019 14:42

Lojista virtual, você já reparou na dificuldade em encontrar alguma transportadora para e-commerce? Com certeza a resposta para esta pergunta é sim - nossa pergunta foi apenas retórica. 

transportadora para e-commerce

Esse problema atinge as grandes empresa, mas quem mais sofre com essa falta de prestadores de serviço especializado são as pequenas e médias lojas virtuais, que têm dificuldade em encontrar transportadoras do tipo que atenda o território nacional - ou até mesmo internacional - e que apresentem preços competitivos. 

Para você ter uma noção, pense na dificuldade que você teve - ou tem - em encontrar transportadora para e-commerce e compare com o número de transportadoras brasileiras que, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), gira em torno de 135.000! É uma nicho de mercado com uma enorme lacuna!

Aprenda como Escolher sua Transportadora para E-Commerce!

Para que você tenha uma ideia exata desta lacuna, vamos te mostrar dados que comprovem esse seu - e nosso - sentimento. Embora digam falsamente que o setor público é ineficiente, a empresa que mais executa entregas para lojas virtuais pequenas e médias e tem melhores meios e estrutura de executar esse tipo de serviço é o Correios

Além dela, o setor privado possui cerca de 10 empresas que podem te ajudar com a entrega da venda de seus produtos. Vejamos mais de perto: isso significa que apenas aproximadamente 0,007% das 135.000 empresas de transporte rodoviário existentes no Brasil podem ajudar com suas entregas

Pensando nisso, leia o artigo que escrevemos pensando em você e saiba tudo e mais um pouco sobre como escolher a transportadora para e-commerce ideal para sua loja virtual.

Correios ou transportadora privada?

Essa é a principal dúvida na escolha da forma de envio de produtos de pequenas e médias lojas virtuais. Por isso, a seguir, mostramos as vantagens em escolher o Correios ou alguma transportadora privada para realizar esse serviço e as necessidades que essas diferentes empresas podem ou não atender. Acompanhe!

Vantagens do Correios

A segurança, solidez e alcance do Correios é algo que se faz presente quando pensamos nele. Veja, abaixo, as razões práticas vantajosas para escolher essa empresa para entregar suas vendas.

Somos Parceiro Oficial do Correios, conheça as vantagens de ser cliente Pier8!

Valores de frete ajustáveis a todas formas de produtos

O Correios cobra por suas entregas a partir de inúmeros fatores, que empresas de menor porte não tem como variar o preço. Às vezes as empresas de transporte de menor porte podem cobrar o mesmo valor para entregar um elefante ou para entregar 10 gramas de feno.

Plataforma de entrega integrada

Há uma plataforma dentro do web service do Correios que permite que você informe ao seu cliente a informação sobre o preço de frete antes mesmo da venda e outra que permite o rastreamento de entrega.

Essas duas características permite que o cliente não desista do produto por não saber o preço da entrega e também agregar confiabilidade para a sua entrega, já que o cliente consegue visualizar o andamento do transporte da compra que realizou.

Vantagens de transportadoras privadas

Apesar da robustez do Correios, há tipos de serviços que essa transportadora para e-commerce não realiza. Essa empresa, por exemplo, coloca limite máximo de 15kg para envio por Sedex e também não transporta alguns tipos de produtos, como tintas ou materiais químicos. Por isso, nessas ou em outras situações do tipo, você terá que escolher uma transportadora privada para entregar suas vendas.

Para que você realize uma escolha acertada, vamos te mostrar alguns pontos cruciais que devem ser observados quando você for entregar seu produto através de uma empresa privada de transporte.

Até onde as transportadoras entregam?

É muito importante que se saiba, de início, qual é o alcance específico oferecido pela transportadora para e-commerce que você está sondando. Essa dúvida pode ser sanada com uma pesquisa e contato com a empresa que poderá realizar a entrega e sua venda. É importante comparar esse alcance, seja ele regional, estadual ou nacional, para que se tenha noção de quanto do preço dos fretes e da eficiência na prestação da entrega.

Não se esqueça: é importante catalogar tudo!

O cálculo preciso do frete depende de informações que você deve construir a respeito de seu estoque, já que depende-se dela para que as transportadoras cobrem pela entrega. Os dados fundamentais que você deve registrar são o peso, a cubagem e o tamanho dos pacotes de seus produtos. Claro, dados adicionais serão bem-vindos e poderão facilitar outras questões na logística de sua empresa.

Procure por sistemas de cotação automática que se integrem à sua loja virtual!

Assim como o Correios possuem em seu web service, algumas empresas também têm ferramentas que se integram à página de sua loja virtual e possibilitam que o cliente saiba de antemão o valor do frete.

Geralmente essa ferramenta pode ser fornecida pela transportadora para e-commerce através um plugin ou extensão. Sejamos francos: sempre sabemos de TI e por isso você deve ter essa informação alinhada entre esse setor de sua empresa e a empresa que realizará as entregas de suas vendas.

Gostou de aprender um pouquinho mais sobre como escolher sua transportadora para e-commerce? Quer aprender? 

Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter. Afinal, saber mais nunca é de mais, não é?

Até mais!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert