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25
06
2020

Saiba como aumentar a taxa de conversão na sua empresa

Tag
e-commerce
logística
logística para e-commerce

A taxa de conversão é um conceito bastante comum no mercado, certamente você já deve ter ouvido umas centenas de vezes. Trata-se de uma técnica utilizada para verificar a quantidade de usuários que entram e saem do seu site, além de mensurar a relação entre as pessoas que têm contato com a sua marca e o número de vendas. Esse motivo torna esta métrica bastante utilizada - em diversas atividades - pelos empreendedores, tanto em tarefas online quanto offline.


Diante disso, desenvolvemos este artigo para você aumentar a taxa de conversão com somente 5 dicas. Acompanha a leitura!

Qual a importância de calcular a taxa de conversão 

A lista de vantagens que são proporcionadas ao seu negócio é longa. Calcular a taxa de conversão não é algo de outro mundo e, por isso, pode ser feito por qualquer empreendedor, independentemente do tamanho da sua empresa. 


Como calcular a taxa de conversão do seu negócio? 


Simples: basta dividir a quantidade de vendas realizadas, em um determinado período, pelo número de visitantes.


Pronto! Agora você tem o resultado da sua taxa de conversão em mãos. Tendo o controle disso, você, como gestor, passa a compreender de maneira mais precisa se o seu negócio está gerando resultados positivos. Por outro lado, também é positivo por você conseguir analisar através desses dados a capacidade que a sua empresa tem de atrair clientes que completem a jornada e finalize a compra.


Através desse processo vai ser mais fácil identificar gargalos que estão prejudicando a sua venda e direcionar os esforços para as estratégias que estão realmente dando certo. Sabe qual vai ser o resultado dessa ação? O aumento da taxa de conversão.

Como aumentar a taxa de conversão na sua empresa

Saiba como aumentar a taxa de conversão na sua empresa

Listamos a seguir algumas ações para aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Veja só! 

1. Melhorar a experiência do cliente

Não há dúvidas, a satisfação do cliente é um elemento fundamental para promover o aumento da taxa de conversão. Afinal, saber a opinião do seu público e o quanto ele valoriza o seu serviço é uma parte indispensável para criar estratégias cada vez mais precisas.


Diante disso, é necessário que o gestor compreenda bem como funciona o processo de conversão, e por que ele se torna indispensável para o desenvolvimento da empresa. Ou seja, garantir uma boa experiência para o cliente contribui para o aumento da taxa de conversão, principalmente porque, por outro lado, toda relação comercial gera alguma experiência, podendo ser positiva ou negativa. 


Nesse caso, mesmo que a empresa cumpra com a sua parte, a experiência do cliente está diretamente associada à percepção individual de cada consumidor. Ou seja, irá variar de acordo com o ponto de vista pessoal de cada um, o que torna cada experiência única.


Não se esqueça: mesmo que seu cliente tenha adquirido ao longo do tempo uma experiência positiva com o seu negócio, isso pode mudar caso algo não saia conforme o esperado. Diante disso, é fundamental buscar manter condições adequadas, tendo como objetivo alcançar a boa experiência do cliente de maneira contínua. Esta ação se torna ainda mais eficiente quando se dispõe de uma integração harmônica entre todos os setores, isso também irá permitir que você conheça mais a fundo o público-alvo e possa trabalhar melhor a jornada do cliente.

2. Oferecer um atendimento de excelência

Este tópico está totalmente associado ao tópico anterior, o oferecimento de um atendimento de excelência é muito importante para qualquer negócio que tenha como objetivo crescer no seu mercado de atuação. Afinal, além de permitir maior aproximação entre empresa e cliente, também irá contribuir com a fidelização do público, uma vez que os clientes estarão satisfeitos com o serviço prestado.


Diante disso, é de grande importância que o gestor tenha à sua disposição uma equipe de vendas qualificada, que esteja apta a fornecer todas as informações necessárias ao cliente, para esclarecer suas dúvidas e assim garantir um atendimento especial. 


Nesse sentido, destaca-se a importância em investir em treinamentos que vão garantir que a sua equipe esteja preparada para oferecer o melhor auxílio possível em cada etapa da jornada do cliente. É fundamental também lembrar que esse cuidado se torna ainda maior em lojas físicas, pois um dos principais motivos que faz com que o consumidor busque esse tipo de estabelecimento é a possibilidade de ter um contato direto com o produto e o acesso ao atendimento presencial.


Reflita em melhores formas de acessar seu cliente. Uma abordagem com equilíbrio faz toda a diferença, afinal, por outro lado, uma experiência desagradável pode afugentar um potencial cliente. Dê valor a um excelente atendimento, entretanto, sem invadir o espaço do cliente para não passar uma imagem negativa.


Importante: um atendimento de qualidade deve ser contínuo, e vale para depois da venda concretizada. Nesse aspecto, as pesquisas para saber qual a opinião do cliente sobre a marca, a equipe e o atendimento prestado são ótimas ferramentas de apoio, e permitem inclusive que você possa promover melhorias. 

3. Avaliar a usabilidade do site

Saiba como aumentar a taxa de conversão na sua empresa

Quem está no mercado online deve enxergar com muito cuidado a importância em avaliar a usabilidade do site. Se a taxa de abandono de carrinhos de seu e-commerce é muito alta, por exemplo, é essencial verificar qual é a causa. E nesses casos, na maioria das vezes, o problema é simples e pode ser resolvido rapidamente.


De modo geral, os motivos mais frequentes para a interrupção de um processo de compra são: 


  • frete caro;
  • formulários muito extensos;
  • insegurança do consumidor.

4. Apostar em estratégias de e-mail marketing

Seguindo o caminho oposto do que muitos pensam, investir em estratégias de e-mail marketing pode trazer ótimos resultados para o seu negócio, e têm um grande impacto no aumento da taxa de conversão. Afinal, quando feito corretamente, serve como base para propósitos relacionados a recuperação de clientes inativos e a redução da quantidade de carrinhos abandonados.


Não à toa, em muitas empresas o e-mail é a ferramenta com maior ROI (Retorno sobre Investimento). Isso se deve ao fato de que o recurso permite um contato mais próximo entre a marca e o cliente, sem que isso seja algo tão invasivo, como uma ligação, por exemplo. 

5. Terceirização de Logística

Saiba como aumentar a taxa de conversão na sua empresa

Terceirizar a Logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Aliás, em grande parte isso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A terceirização de logística atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. 


Todos sabemos que processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes. 


Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu e-commerce com a Pier 8:


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Por fim, para aumentar a taxa de conversão, é muito importante colocar em prática, além das dicas que já foram citadas, tratam-se de métricas que vão contribuir para que todos os objetivos de seu negócio sejam alcançados. Assim será possível trabalhar em busca do desenvolvimento e o sucesso de seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por seu contato! 

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