Optar pela terceirização logística é uma atividade de gerar impactos significativos para as organizações, em alguns casos vitais para a continuidade do negócio. Especialmente se estiver relacionada de alguma forma direta ou indiretamente com seus clientes.
Por essa razão desenvolvemos este conteúdo com algumas das principais regras básicas para garantir o sucesso neste relacionamento.
Vamos lá!
Leia também: Entenda a importância da Automação Logística nas empresas
Terceirização de Logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Melhor, podemos dizer que, grande parte disso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A terceirização logística atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro.
A logística terceirizada trata-se da contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas relacionadas ao seu negócio. É comum que essa prática seja apropriada em rotinas de distribuição (feita por transportadoras), ou mais ampla, envolvendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Por outro lado, do ponto de vista do seu negócio, é preciso ter em mente que a gestão das áreas tende a ficar descentralizada, fazendo com que o trabalho do gestor passe a ser somente o de acompanhar os resultados dos serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho.
Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete
Essa decisão fundamental para a gestão empresarial e clientes da empresa. Deve-se levar em conta os Pontos Positivos e Negativos, Oportunidades e Ameaças. Faça tudo com muita cautela, saiba que problemas podem aparecer durante a o período de implementação, esteja preparado!
Há dezenas de parceiros disponíveis no mercado, muitos utilizam novas tecnologias, bons métodos, equipamentos, entre outros. Entretanto, o principal cuidado que deve ser tomado neste momento é se sua empresa irá se adaptar ao modelo de negócio do parceiro ou o parceiro irá se moldar às suas necessidades particulares. A Pier 8, por exemplo, pode e ajudar nesse processo. Vamos falar disso mais abaixo.
É essencial ao Prestador de Serviços conhecer as expectativas dos seus clientes. Assim pode concentrar seus esforços em ações que aumentem a Satisfação de seus Clientes. Isso pode ser claramente controlado/monitorado através de Indicadores.
Inúmeras vezes notei que empresas, através de seu setor de Compras, nomearem um fornecedor/prestador de serviços por apresentar menor custo unitário. O que de forma isolada é um grande erro! É essencial conhecer a solução completa que está sendo proposta, comercialmente e tecnicamente.
Somente assim é possível prever custos mais reais a serem pagos futuramente, além de ter uma verdadeira visão de quem tem o melhor custo!
A formalização é uma maneira de proteção aos envolvidos, que garante quesitos importantes para as partes numa operação. De um lado é comum que sejam realizados investimentos, contratações, entre outros para viabilizar a operacionalização, de outro está a satisfação dos clientes da contratante.
Algumas atividades devem ser executadas de modo padrão, o que pode ser até mesmo um diferencial, de certa forma, competitivo. Por este motivo devem ser documentados e alinhados com o Prestador de Serviço. Outro ponto essencial está relacionado às políticas da empresa, as quais o prestador deve ter conhecimento e estar preparado para tomar as decisões corretas quando for necessário.
Durante a operação no cotidiano, tanto o cliente quanto o terceiro precisam trabalhar em sintonia, de forma alinhada. Para isso ocorrer é fundamental uma boa comunicação. Esta por sua vez depende dos canais que estão disponíveis, treinamentos, procedimentos, reuniões periódicas, pesquisas de satisfação, entre outros.
Além disso, não deixe de avaliar constantemente os Indicadores estabelecidos e forneça feedback sobre eles. Mesmo parecendo simples, essas regras, se bem aplicadas, são capazes de garantir um bom relacionamento entre Empresa, seus cliente e Prestadores de Serviço.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!
Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!
Até a próxima!