Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

26.2.2020 14:47

Optar pela terceirização logística é uma atividade de gerar impactos significativos para as organizações, em alguns casos vitais para a continuidade do negócio. Especialmente se estiver relacionada de alguma forma direta ou indiretamente com seus clientes.


Por essa razão desenvolvemos este conteúdo com algumas das principais regras básicas para garantir o sucesso neste relacionamento. 


Vamos lá! 

Leia também: Entenda a importância da Automação Logística nas empresas

Regras Básicas para obter sucesso com Terceirização logística

Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

Terceirização de Logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Melhor, podemos dizer que, grande parte disso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A terceirização logística atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. 


A logística terceirizada trata-se da contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas relacionadas ao seu negócio. É comum que essa prática seja apropriada em rotinas de distribuição (feita por transportadoras), ou mais ampla, envolvendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).


Por outro lado, do ponto de vista do seu negócio, é preciso ter em mente que a gestão das áreas tende a ficar descentralizada, fazendo com que o trabalho do gestor passe a ser somente o de acompanhar os resultados dos serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho. 

Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete

1. Faça uma boa análise antes de decidir por terceirizar

Essa decisão fundamental para a gestão empresarial e clientes da empresa. Deve-se levar em conta os Pontos Positivos e Negativos, Oportunidades e Ameaças. Faça tudo com muita cautela, saiba que problemas podem aparecer durante a o período de implementação, esteja preparado!

2.  Selecione bons parceiros

Há dezenas de parceiros disponíveis no mercado, muitos utilizam novas tecnologias, bons métodos, equipamentos, entre outros. Entretanto, o principal cuidado que deve ser tomado neste momento é se sua empresa irá se adaptar ao modelo de negócio do parceiro ou o parceiro irá se moldar às suas necessidades particulares. A Pier 8, por exemplo, pode e ajudar nesse processo. Vamos falar disso mais abaixo.

3. Deixe claro para os Prestadores de Serviços Logísticos as expectativas quanto à operação

É essencial ao Prestador de Serviços conhecer as expectativas dos seus clientes. Assim pode concentrar seus esforços em ações que aumentem a Satisfação de seus Clientes. Isso pode ser claramente controlado/monitorado através de Indicadores.

Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

4. Avalie além do custo unitário a solução completa proposta

Inúmeras vezes notei que empresas, através de seu setor de Compras, nomearem um fornecedor/prestador de serviços por apresentar menor custo unitário. O que de forma isolada é um grande erro! É essencial conhecer a solução completa que está sendo proposta, comercialmente e tecnicamente.

Somente assim é possível prever custos mais reais a serem pagos futuramente, além de ter uma verdadeira visão de quem tem o melhor custo!

5. Formalize um contrato

A formalização é uma maneira de proteção aos envolvidos, que garante quesitos importantes para as partes numa operação. De um lado é comum que sejam realizados investimentos, contratações, entre outros para viabilizar a operacionalização, de outro está a satisfação dos clientes da contratante.

6. Defina procedimentos e políticas

Algumas atividades devem ser executadas de modo padrão, o que pode ser até mesmo um diferencial, de certa forma, competitivo. Por este motivo devem ser documentados e alinhados com o Prestador de Serviço. Outro ponto essencial está relacionado às políticas da empresa, as quais o prestador deve ter conhecimento e estar preparado para tomar as decisões corretas quando for necessário.

7. Mantenha boa comunicação

Durante a operação no cotidiano, tanto o cliente quanto o  terceiro precisam trabalhar em sintonia, de forma alinhada. Para isso ocorrer é fundamental uma boa comunicação. Esta por sua vez depende dos canais que estão disponíveis, treinamentos, procedimentos, reuniões periódicas, pesquisas de satisfação, entre outros. 


Além disso, não deixe de avaliar constantemente os Indicadores estabelecidos e forneça feedback sobre eles. Mesmo parecendo simples, essas regras, se bem aplicadas, são capazes de garantir um bom relacionamento entre Empresa, seus cliente e Prestadores de Serviço.

Terceirização de Logística com a Pier 8

Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

Categorias

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert