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17
07
2020

Quero abrir um e-commerce: como escolher meu nicho de mercado?

e-commerce
e-commerce brasileiro
logística

Vira e mexe nos trazem aquela famosa questão: qual negócio é mais lucrativo para investir? Para esclarecer de uma vez por todas este assunto, acompanhe este conteúdo! 

Antes de qualquer coisa, é importante notar que com o surgimento e desenvolvimento da internet, a forma como vendemos foi modificada, ela também trouxe muitas transformações na maneira com que o cliente deseja ser percebido pelas marcas que consome: afinal, já ouviu falar de Logística 4.0? É uma importante maneira de entender a importância do consumidor 4.0

Lembre-se: nos tempos atuais, se uma empresa dificulta a vida de um consumidor, ele rapidamente escreve sobre o caso nas redes sociais e pronto: a reputação daquela marca estará arruinada, e muitas vezes, principalmente se tratando de médias empresas, muitos passos para trás são dados. 

Nesse sentido, é essencial ter a noção de que o consumidor está mais atento e sensível do que nunca antes. No passado, a comunicação da empresa era direcionada especialmente para um grande número de pessoas. Hoje a situação é outra: é necessário que ela seja feita de “um-para-um”. É essencial perceber que cada cliente, de maneira individual, possui sua característica, pois os consumidores de hoje são complexos: têm características e demandas diferentes. Afinal, as opções no mercado aumentaram. Agora sim, considerando que os tempos mudaram e hoje o consumidor possui desejos específicos, saiba como escolher o nicho de mercado.

Como escolher o seu nicho de mercado?

Quero abrir um e-commerce: como escolher meu nicho de mercado?

Bom, até agora falamos bastante sobre a importância em escolher um nicho de mercado. A próxima etapa é entender como escolher. 

O primeiro passo nesta etapa é reconhecer que, em um país com 200 milhões de habitantes, o nicho mais improvável pode acabar dando certo se você fizer um trabalho bem feito. O Brasil possui muitos consumidores. Entenda que pouco importa qual o seu nicho de mercado, faça um bom trabalho e assim você terá grandes possibilidades de que a escolha funcione como o esperado.

Crie uma estratégia

Antes de bater o martelo sobre qual nicho de mercado você vai se inserir, é fundamental definir uma estratégia. Nada pode ser feito sem planejamento.

Nesse sentido, há dois caminhos geralmente usados por pequenos e médios empreendedores que ainda estão indecisos em relação ao mercado.

Ambas são excelentes, entretanto, a 2ª é bem mais eficaz. Vamos a elas:

Paixão > Validação > Negócio

O primeiro caminho: sabe aquele hobby que você sempre teve, acumulou um repertório de informações sobre ele e tem bastante afinidade no assunto? Ao invés de um você tem mais hobbies? Maravilha! Que tal escolher um deles e pensar em uma forma de monetizá-lo? 

Não entenda como algo simplista, mas pense: se você já tem um interesse natural pelo assunto, é provável que conheça o suficiente (para começar, pelo menos) sobre o mercado e sabe exatamente o que os consumidores estão buscando (até porque você é um deles).

Desperte esse lugar para seus desejos! Entretanto, não basta acordar em uma segunda-feira ensolarada e declarar que vai abrir uma loja virtual e fazer tudo sem pensar. Se dedique para correr atrás dos seus objetivos com planejamento e firmeza profissional. 

Ou seja, pesquise sobre a concorrência, estude a persona, busque compreender se o segmento vem faturando anualmente, entre outros aspectos essenciais antes de abrir um e-commerce. Estas informações iniciais serão essenciais para que você descubra se há ou não a possibilidade de continuar com o projeto que tem em mente.

Confie nos seus insights

Quero abrir um e-commerce: como escolher meu nicho de mercado?

Ao levantar pesquisas sobre a concorrência, não se assuste com o número de empresas que já atuam naquele mercado. Isso nem sempre é um mau sinal, diante disso, explore seus insights e tenha feeling por seu negócio. 

Escolhi meu nicho de mercado, qual a melhor solução logística para meu e-commerce? 

Terceirização de Logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Aliás, em grande parte isso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A terceirização de logística atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. 

O processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Continue acompanhando este blog e receba mais dicas para seu negócio! 

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