Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Quem são os prestadores de serviços logísticos

19.8.2019 12:11

Se você chegou até esse artigo com certeza já sabe o que é logística empresarial, assim como a importância de cuidar bem dessa área que os resultados do negócio a partir dela sejam favorecidos.

prestadores de serviços logísticos

É extremamente importante estar atento e se dedicar ao processo logístico, isso desde o início do planejamento das ações para poder aprimorar e melhorar a estruturação que a área exige.

Na teoria é bem simples entender o motivo de toda essa atenção, afinal a logística ajuda a reduzir custos, além de melhorar os processos operacionais e, consequentemente, aumenta a qualidade dos serviços.

A logística possui todos os aspectos fundamentais para o posicionamento da empresa no mercado e traz o peso das vantagens competitivas. Isso porque, à concorrência também deseja produzir em menos tempo, realizar entregas com mais agilidade e fazer mais com menos.

É nesse momento que o PSL entra em ação para alavancar as vendas da empresa.

Se você ainda não sabe do que se trata, basta continuar acompanhando esse artigo que vamos te explicar. 

O que é PSL?

Prestador de Serviços Logísticos, mais conhecido como PSL, é a empresa ou profissional responsável por realizar as principais funções de forma terceirizada as atividades logísticas, incluindo transporte, armazenagem, despacho aduaneiro, e afins.

Esses especialistas têm como objetivo atender as necessidades logísticas da empresa contratante, oferecendo um serviço personalizado, estratégico, técnico, automatizado e eficaz.

Quem contrata os serviços de PSL  consegue contratos formais, e não precisa dispor de instalações para essa operação, uma vez que atuam em locais próprios. Mas se o seu interesse é ficar de olho em tudo, também é possível a contratação dentro da própria instalação da empresa.

A terceirização dos serviços de logística é excelente para quem deseja reduzir os custos operacionais, levando em consideração o fato das empresas não precisarem investir na contratação de colaboradores.

O PSL também aumenta a qualidade dos serviços, justamente por conta do serviço especializado e em constante atualização. Outro fator relevante está na flexibilidade e no aumento do controle das operações logísticas, isso permite a expansão do mercado de atuação do negócio.

Como funciona 

Dentre tantas opções de serviços oferecidos pelos PSL’s, atualmente os mais procurados são: transporte, armazenagem e despacho aduaneiro.

Geralmente quem oferece serviços logísticos tendem a estabelecer contratos formais com objetivos claros e definidos, como dito acima. Algumas empresas de PSL disponibilizam trabalhadores para atuarem na localização de seus clientes, tendo como objetivo qualidade e dedicação nos serviços prestados.

É válido ressaltar que, existem algumas normas a serem seguidas para a terceirização. Uma delas é que o trabalhador não deve ter vínculo empregatício com o tomador de serviços, isso pode caracterizar atuação de forma ilícita que resulta  responsabilidade subsidiária.

Vantagens do PSL

Existem inúmeras maneiras de contratar PSL’s, além dos benefícios que ela traz, uma vez que a empresa poderá aplicar suas energias em outras atividades e deixar operações específicas entregues sob a responsabilidade de um parceiro especializado. 

Mas nem tudo são flores, também pode ocorrer alguns imprevistos que causem desvantagens  ligadas principalmente à qualidade, capacidade e custos como exemplo:

  • má qualidade em serviços;
  • limitação de capacidade/extensão dos serviços;
  • preços altos/multas;
  • infraestrutura do prestador;
  • falta de capacitação técnica;
  • riscos financeiros, de segurança;
  • problemas de relacionamento, ética e muito mais.
prestadores de serviços logísticos

Os gestores de logística dentro da empresa precisam estar atentos e pensar no que podem terceirizar, por qual motivo, quando, como e quanto. Assim como qualquer operação é necessário analisar a viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade, com o objetivo de garantir os melhores resultados na redução de custos e otimização dos processos logísticos.

Já aqueles que oferecem os serviços, é necessário planejar muito bem cada etapa dos serviços que serão oferecidos, este também não deixa de ser um projeto, por isso crie possibilidades e seja flexível para atender às necessidades dos clientes de forma objetiva e eficientemente, procure sempre oferecer os serviços com excelência, pois as operações logísticas estão cada vez mais reconhecidas.

Essa com certeza é uma grande oportunidade, pois mercado de trabalho ainda está carente de profissionais qualificados, sendo assim é bom ter conhecimento e autonomia para atuarem nas diversas variações das atividades logísticas. Não se esqueça de agregar valor profissional, tendo equipes competitivas que consigam rodar as engrenagens das operações da melhor forma possível.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert