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Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?

1.10.2019 10:00

Quando o assunto é logística, saiba que esse é um dos mais importantes setores em qualquer empresa. Afinal, ele é essencial para garantir que o consumidor fique satisfeito com o processo de compra. Diante disso, para que funcione bem, o departamento deve possuir profissionais e ferramentas de logística que irão permitir administrar as operações e as rotinas da área.

Para então levar o trabalho a níveis mais altos, é preciso estar muito atento às tendências do segmento. É desse modo que a organização pode se destacar da concorrência. Grande parte das ferramentas de gerenciamento logístico atuais tem influência da tecnologia, afinal, ela é uma das grandes aliadas das empresas, sobretudo diante da otimização de processos.

No entanto, não é só por aí, essas soluções podem ser úteis em inúmeras outras atividades, como é o caso da coleta dos dados vindos das atividades empresariais, que ajudam nas estratégias de negócio das companhias.

Leia também: Como fazer o seu picking e packing?

Como escolher a ferramenta de gerenciamento logístico ideal

Não é segredo para ninguém que a questão logística pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas. Além das conhecidas reclamações por atraso na entrega ou produtos danificados, é comum que o e-commerce tenha que arcar com prejuízos financeiros por cancelamento de compra ou algum outro motivo mais grave. 

Essa situação repercute não somente a perda da venda e um cliente potencial, como também a própria reputação.

Por isso, é fundamental contar com uma ferramenta de gerenciamento logístico que tenha uma infraestrutura de qualidade, processos bem definidos e um atendimento rápido, pronto para solucionar os mais variados problemas do cliente e da empresa.

escolher uma ferramenta de gerenciamento logístico

O que levar em conta na hora da escolha do parceiro logístico?

A logística deve ser compreendida não somente como uma parte fundamental do processo de compra, mas também como um todo. Afinal, é necessário garantir que o estoque esteja atualizado, que os dados informados no cadastro estejam todos corretos, que o prazo de entrega esteja adequado para todos, entre outros pontos.

Diante desse contexto, como parceiro estratégico, a empresa de logística deve ter capacidade de integrar sistemas e garantir uma equipe altamente capacitada, bem como ter processos inteligentes e bem estruturados. 

  1. Certifique-se de que você pode confiar no seu fornecedor;
  2. Não deixe de buscar por referências, procure saber quais clientes são atendidos e faça um teste antes de firmar o contrato;
  3. Verifique os processos de entrega do seu parceiro, afinal, ninguém quer ficar esperando uma mercadoria por dias e dias para depois se frustrar no momento do recebimento. Por isso, verifique se o seu fornecedor tem processos bem estruturados e uma infraestrutura que dê permissão para integrar softwares de estoque e de vendas. É o que vai te ajudar a otimizar o tempo.
  4. Busque informações sobre experiências do usuário. Busque em sites de reclamações possíveis experiências negativas com o parceiro logístico. Que tal navegar em seu site como um consumidor comum? Dessa forma, você vai enxergar quais pontos precisam de melhorias e nunca se esqueça que os acessos via mobile estão em ampla ascensão, por isso é importante que o site tenha uma interface amigável para os smartphones!
  5. Procure fornecedores que estejam aptos a atender o seu negócio, isso porque os operadores logísticos devem garantir soluções específicas para cada tipo de negócio. 

Importante: Muito além de um parceiro logístico estratégico, é preciso que as empresas estejam atentas e mantenham o controle sobre movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. Isso ajudará não somente o seu parceiro logístico, porém também irá permitir que você alavanque o seu negócio.

Leia mais: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias

Acerte na escolha de seu parceiro logístico

A escolha de uma boa ferramenta de gerenciamento logístico não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.

Segurança

Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.

Flexibilidade

Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.

Reputação no mercado

Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.

Inovação

Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.

Estrutura e Capacitação

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.

Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.

Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio.

Ofereça uma experiência única com Fulfillment!

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

1. Área de Anvisa

Possuímos uma área homologada pela Anvisa para armazenagem de cosméticos, alimentos não perecíveis, correlatos e suplementos.

2. Box Customizado

Nossos boxes são completamente customizáveis para atender o que a sua operação necessita, sendo ele exclusivo da sua empresa e do tamanho que você precisar.

3. Picking & Packing

Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar.

4. Transporte

Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final.

5. Recebimento

Recebemos seus produtos de forma detalhada ou simples, customizamos os fluxos da forma melhor forma para agilizarmos seus processos.

6. WMS

Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.

7. Segurança

Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro.

8. 100% Online

Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Algumas das vantagens de ter Parceria Logística com o Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce. Entre em contato hoje mesmo!

Até a próxima! 



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