Quando o assunto é logística, saiba que esse é um dos mais importantes setores em qualquer empresa. Afinal, ele é essencial para garantir que o consumidor fique satisfeito com o processo de compra. Diante disso, para que funcione bem, o departamento deve possuir profissionais e ferramentas de logística que irão permitir administrar as operações e as rotinas da área.
Para então levar o trabalho a níveis mais altos, é preciso estar muito atento às tendências do segmento. É desse modo que a organização pode se destacar da concorrência. Grande parte das ferramentas de gerenciamento logístico atuais tem influência da tecnologia, afinal, ela é uma das grandes aliadas das empresas, sobretudo diante da otimização de processos.
No entanto, não é só por aí, essas soluções podem ser úteis em inúmeras outras atividades, como é o caso da coleta dos dados vindos das atividades empresariais, que ajudam nas estratégias de negócio das companhias.
Leia também: Como fazer o seu picking e packing?
Não é segredo para ninguém que a questão logística pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas. Além das conhecidas reclamações por atraso na entrega ou produtos danificados, é comum que o e-commerce tenha que arcar com prejuízos financeiros por cancelamento de compra ou algum outro motivo mais grave.
Essa situação repercute não somente a perda da venda e um cliente potencial, como também a própria reputação.
Por isso, é fundamental contar com uma ferramenta de gerenciamento logístico que tenha uma infraestrutura de qualidade, processos bem definidos e um atendimento rápido, pronto para solucionar os mais variados problemas do cliente e da empresa.
A logística deve ser compreendida não somente como uma parte fundamental do processo de compra, mas também como um todo. Afinal, é necessário garantir que o estoque esteja atualizado, que os dados informados no cadastro estejam todos corretos, que o prazo de entrega esteja adequado para todos, entre outros pontos.
Diante desse contexto, como parceiro estratégico, a empresa de logística deve ter capacidade de integrar sistemas e garantir uma equipe altamente capacitada, bem como ter processos inteligentes e bem estruturados.
Importante: Muito além de um parceiro logístico estratégico, é preciso que as empresas estejam atentas e mantenham o controle sobre movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. Isso ajudará não somente o seu parceiro logístico, porém também irá permitir que você alavanque o seu negócio.
Leia mais: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias
A escolha de uma boa ferramenta de gerenciamento logístico não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.
Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.
Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.
Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.
Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.
O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.
Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.
Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio.
Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Possuímos uma área homologada pela Anvisa para armazenagem de cosméticos, alimentos não perecíveis, correlatos e suplementos.
Nossos boxes são completamente customizáveis para atender o que a sua operação necessita, sendo ele exclusivo da sua empresa e do tamanho que você precisar.
Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar.
Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final.
Recebemos seus produtos de forma detalhada ou simples, customizamos os fluxos da forma melhor forma para agilizarmos seus processos.
Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro.
Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce. Entre em contato hoje mesmo!
Até a próxima!