Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
14
11
2020

Qual a verdadeira diferença entre Logística e Cadeia de Suprimentos?

logística

São dúvidas muito comuns, na Logística, relacionados à logística e cadeia de suprimentos Supply Chain – que são coisas distintas mas partes de um mesmo processo de gestão. Acompanhe este conteúdo e fique por dentro das principais diferenças entre Logística e Cadeia de Suprimentos. 

Principais diferenças entre Logística e Cadeia de Suprimentos 

A cadeia de suprimentos trata-se de um conjunto de processos que está inserido no ciclo de produção de um produto e é encerrado na entrega, ela se inicia no recebimento do produto ou do insumo da produção e abrange sua identificação, endereçamento, armazenagem, coleta e expedição para entrega. Dessa forma, trata-se de um processo de gestão mais complexo capaz de integrar etapas operacionais de uma mercadoria, desde sua compra ou produção, até a entrega ao cliente. Acompanhe as principais características da cadeia de suprimentos:

  • Compra de insumos, ou do produto que será;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de estoques;
  • Inventários;
  • Planejamento de demanda;
  • Sistemas específicos como WMS;
  • Picking.

Se tratando da Logística, ela é uma das etapas da cadeia de suprimentos, porém é a mais importante para o sucesso da entrega. Nesse sentido, é super adequado dizer que a logística é a movimentação realizada com o produto desde a separação do estoque, assim como  seu carregamento em um veículo, nessa dinâmica estão incluídas: gestão das informação, dados e documentos. A logística abrange os seguintes processos:

O mundo está se adaptando ao cenário de pós-pandemia, ou seja, o papel da cadeia de suprimento e a logística passou a ser determinante para as empresas de varejo, mais precisamente nas de e-commerce. A terceirização da logística pode ser uma estratégia de sucesso para a expansão no mercado e se destacar no setor em que atua, principalmente em tempos que os consumidores estão mais exigentes. Escolhendo o fornecedor perfeito, sua empresa poderá focar na gestão da empresa, por outro lado, especialistas em cadeia de suprimento, transporte, armazenagem e tecnologia de gestão são responsáveis por cuidar da entrega dos seus produtos aos clientes.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos: terceirização logística para maximizar resultados

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, pois supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Uma empresa de logística para e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Levando em consideração todos os históricos de sucesso de negócios na internet, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar seu planejamento estratégico de e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

A partir da tecnologia logística, o surgimento de novas plataformas tendem a deixar motoristas de transporte logístico ainda mais conectados, assim como os fornecedores de LTL (sistemas de fretes) para a economia. À medida que a tecnologia se desenvolve, novos modelos de negócios também vão surgir, o que tem o potencial de afetar de maneira drástica o setor de transporte. A tecnologia logística irá auxiliar na redução de quilômetros percorridos vazios e, diante disso, o número de motoristas necessários.

A boa notícia é que, menos caminhões na estrada significam menos impacto ao meio ambiente. Por outro lado, o movimento do frete se torna mais como um mercado, com informações da cadeia em tempo real, que podemos até comparar aos aplicativos de carona, como o Uber, fornecendo orquestração e alocação de inventário para os estoques em movimento e em repouso.

Visibilidade

Profissionais da cadeia de suprimentos (logística) poderão ver seus pedidos específicos a partir do momento em que são montados no chão de fábrica, a partir da distribuição, na prateleira do varejo (e até mesmo para além dela). O rastreio em tempo real e abrangente é uma realidade.  

Com esses recursos, as empresas podem aprofundar o relacionamento com os clientes, algo extremamente importante nos tempos modernos, e assim, oferecer informações sobre compras, práticas trabalhistas e ambientais, todas influenciando cada vez mais as decisões de compra dos consumidores modernos.

Crescimento

Adotar tecnologia logística é observar à frente: o crescimento e o sucesso da cadeia de suprimentos. O futuro nos aponta a utilização de tecnologias como blockchain e inteligência artificial cada vez mais presentes. O grande diferencial estará no seu negócio, afinal, muitas empresas têm usado sistemas tradicionais isolados e desatualizados. A tecnologia na logística permite a inteligência de negócios dentro da empresa.

Automatizar dados que informam os processos de negócios em tempo real devem fazer parte de qualquer empresa que lida diariamente com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ter acesso a dados em tempo real e a capacidade de obter informações a partir deles utilizando dispositivos móveis será a base fundamental de qualquer empresa de sucesso.

Transformação

O supply chain já está experimentando uma transformação digital, alinhando o setor aos padrões globais de automação e digitalização. Há uma mudança do software tradicional (em silos), como o Excel, para plataformas conectadas de última geração, centralmente especializadas em mercados de commodities, que podem proporcionar avanços na gestão de riscos, tecnologia em toda a empresa, transparência e conformidade. No futuro da Cadeia de Suprimentos, mais processos tendem a serem automatizados e menos trabalho manual será necessário, e assim haverá um alívio no o tempo gasto na criação de documentos, em conformidade com a regulamentação.

Humanos X Máquinas

Desde o primeiro momento que tecnologias foram implementadas nos ambientes de trabalho, a discussão acerca da substituição do homem pela máquina está em pauta. Entretanto, uma coisa é certa, no setor logístico: humanos e máquinas precisam trabalhar juntos. Afinal, somente assim o gráfico da produtividade e eficiência será aumentado. 

No entanto, demanda níveis mais altos de automação cognitiva, alimentada por algoritmos, para então possibilitar visibilidade e velocidade de decisão sem precedentes para humanos em todas as etapas da cadeia de suprimentos – e armazéns e lojas de varejo vão estar na vanguarda dessa inovação logística.

Além disso, as inovações tecnológicas associadas a entrega e na fabricação aditiva irão resultar na hiper personalização de produtos e ofertas, e os modelos de entrega serão implementados. A implementação da tecnologia logística irá ser o grande diferencial entre os vencedores da cadeia de suprimentos e os perdedores.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?